64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 5. Probabilidade e Estatística
Descrição das Metodologias Estatísticas Presentes nos Periódicos: Química Nova e Eclética Química 2005-2009
Maria Imaculada de Lima Montebelo 1
Tassiana Elisabeth Vivan 2
1. Profa. Dra./ Orientadora - Faculdade de Ciências Exatas e da Natureza - UNIMEP
2. Bacharel / Ex-Bolsista - Faculdade de Gestão e Negócios - UNIMEP
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho realizou uma análise exploratória para identificar os métodos estatísticos usados pelos pesquisadores para a produção, descrição e análise de dados nas publicações da Revista Química Nova, que estão disponibilizadas e organizadas pela Sociedade Brasileira de Química, ISSN 0100-4042 visando identificar as metodologias estatísticas nas publicações da Revista Eclética Química, ISSN 0100-4670 no período de 2004 a 2009. Com a análise exploratória foram respondidas as questões Que métodos de análise estão presentes nos estudos analisados? Qual a relação entre os objetivos do estudo e a análise estatística realizada nos artigos. Identificar a ocorrência do uso de softwares estatísticos presentes nos periódicos e sua importância além de estabelecer uma análise comparativa dos periódicos da Química Nova e Eclética Química compreendendo os períodos de 2005 a 2009.
METODOLOGIA:
O projeto teve como início as definições do processo de coleta de dados através da leitura dos fascículos da Revista Química Nova. Foi elaborada uma planilha do programa Microsoft Excel 2007 para registrar os seguintes dados: título do artigo, os objetivos como também as metodologias estatísticas identificadas, além de identificar a existência ou não de softwares estatísticos.
RESULTADOS:
O universo de artigos científicos analisados no período de 2005 a 2009 reuniu um conjunto de 1129 artigos, entre os quais 932 da revista Química Nova sendo que, desses, em 627 artigos os pesquisadores utilizaram alguma metodologia estatística; dentre os 197 da revista Eclética Química, foram identificados 141 artigos com metodologia estatística para a análise de dados. Os resultados demonstram que houve uma evolução no uso de métodos estatísticos pelos pesquisadores no período.
CONCLUSÃO:
O uso de métodos estatísticos na revista Eclética Química foi mais oscilante no período analisado. A tabela mostra que dentre os métodos utilizados, os mais recorrentes nos periódicos foram os métodos paramétricos de análise de correlação e regressão e análise de variância. Para descrever os resultados foram utilizados a média com 72,8% e desvio padrão com 40%; o mesmo ocorre nos periódicos da Eclética Química com 63% e 45% respectivamente.
O coeficiente de correlação, modelos de regressão e modelos da equação da reta formam os mais utilizados, independente do periódico. O uso da Análise de Variância ANOVA-F, ficou evidente dentre as técnicas de comparações entre grupos.
A Análise de Componentes Principais teve o valor mais expressivo de uso dentre os métodos, o que representa 5,7%. O método paramétrico Teste t de Student, para comparações de duas amostras, foi aplicado por 12% dos pesquisadores, o que era esperado por ser consagrado na literatura; para comparações múltiplas ficou explicito apenas na revista Química Nova o uso do Teste de Tukey (10%).
Palavras-chave: estatística, metodologia, periódico.