64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
REFORÇO SIGNIFICATIVO
Ariane Félix de Oliveira 1
Andréa de Souza Silva 1
Hilda Alesandra Lima Massena Medeiros 1
Geaze da Silva Santos 1
Aléssio Tony Batista Celeste 2
1. Graduando em Licenciatura em Física - IF Sertão PE
2. Bacharel e Mestre em Física – IF Sertão PE
INTRODUÇÃO:
O trabalho foi realizado na Escola Estatual Dom Antônio Campelo na cidade de Petrolina-PE, pelos bolsistas do PIBID, no segundo semestre de 2011, que pretendia dar suporte educacional nos conceitos da disciplina de Física aos alunos do 3º ano do ensino médio, que desejavam ou que foram motivados pelos bolsistas e pelos membros da escola a participarem do Enem 2012 e dos processos seletivos que aconteceriam.
METODOLOGIA:
Foi feita uma campanha de divulgação dos cursos ofertados nas universidades e faculdades próximas e suas respectivas datas de aberturas de inscrições, com distribuições de folders, sites e de cartazes expostos na escola. Foi dividida em duas turmas para serem realizadas aulas extras de física aos sábados com rodízios de grupos de bolsistas que ministravam aulas expositivas em data show e práticas demonstrando experimentos lúdicos, juntamente com resoluções de questões de Enens anteriores. Além de ofertar aulões de matemática e se disponibilizar semanalmente para tirar dúvidas e acompanhar as dificuldades encontradas pelos discentes. Os grupos compostos por quatro membros eram organizados pela sequência de conteúdos abordados, intercalando os membros do grupo.
RESULTADOS:
A presença dos alunos nas aulas extras e suas participações e questionamentos eram notados percebendo a mudança de comportamento e de postura diante da preocupação em prestarem exames seletivos, contribuindo num aumento significativo de participantes no Enem 2012 e outras seleções que antes pareciam utópicas na imaginação da maioria dos alunos concluintes do ensino médio.
CONCLUSÃO:
O trabalho desenvolvido despertou nos discentes o interesse em participar de seleções principalmente do Enem e em buscarem seus objetivos individuais. Esse trabalho alcançou participantes da comunidade vizinha.
Palavras-chave: Conhecimento significativo, Aulas extras classes, Enem.