64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Contabilidade - 4. Controladoria
OS DESAFIOS DA GOVERNANÇA NO PROCESSO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Julio Candido de Meirelles Junior 01
1. Departamento de Contabilidade - Universidade Federal Fluminense - UFF - Polo de Volta Redonda
INTRODUÇÃO:
A pesquisa na área de governança propõe aportar alguns elementos de reflexão sobre inovação tecnológica e demonstra algumas apreensões quanto às definições da estrutura administrativa necessárias para os processos inovativos, bem como para que as decisões estratégicas sejam implementadas de forma a minimizar os custos, definir as responsabilidades, as linhas de autoridade, a determinação de quem, como e quando irá desempenhar as tarefas. Evidencia a ênfase dada às novas tecnologias, ao processo de inovação tecnológica e a pesquisa, de modo que o Gestor tenha o domínio de conceitos de outras disciplinas que venham a contribuir e orientá-lo para a eficácia empresarial. Preocupa-se com a nova situação diante das organizações, o novo ciclo iniciado com a concorrência globalizada, pela necessidade de criação de vantagens tecnológicas específicas para se aumentar o processo de comércio internacional, pela busca do conhecimento e do fortalecimento do tecido empresarial brasileiro. A pesquisa apresenta como pressuposto a necessidade de um controle em todo o sistema de gestão com um monitoramento eficiente das inovações tecnológicas internacionais nas áreas específicas, nos processos de imitações das inovações pelos competidores em potencial, além da inserção no sistema de controle e criação de cenário de curto e longo prazo.
METODOLOGIA:
Pesquisa descritiva e explicativa, quanto aos fins. Documental, bibliográfica e levantamento de dados junto a pesquisadores, gestores, administradores e gerentes de produção. A abordagem qualitativa desenvolveu-se através de entrevistas e questionários no polo metal mecânico na cidade de Volta Redonda, RJ. A pesquisa contemplou também entrevistas com docentes da área de governança, administração e comércio internacional para confirmação das tendências reveladas pela pesquisa.
RESULTADOS:
Para os entrevistados a capacitação profissional é um alto fator para garantia e qualidade de gestão, do processo e da pesquisa para inovação tecnológica, bem como a educação continuada, que foi considerada primordial nos dias atuais, nos níveis de pós-graduação latu sensu, mestrado e doutorado. A pesquisa evidenciou a necessidade de uma equipe multidisciplinar para o processo de gestão onde estes devem ser pessoas dinâmicas, inquietas, que busquem caminhos diferenciados, possuam um horizonte amplo, sejam transformadores, que estejam abertas às perguntas de sentido, aos cruzamentos, às sugestões, aos fascínios, às descobertas e serem capazes de se adaptar as mudanças e ter uma visão da macro e da micro e economia. Nos aspectos relacionados a gestão foi detectada uma maior eficiência quando o gestor tem uma equipe bem orientada, principalmente norteando, desenvolvendo e revisando os padrões de desempenho da empresa, buscando fontes inovações tecnológicas pontuais e economia de custos. Foi constatato a necessidade de profissionais voltados para o processo de gestão e inovação com capacidade de interpretação das informações geradas pelo sistema da empresa, sistemas públicos nacionais e internacionais e redes de pesquisadores. Foi observado que as empresas carecem de profissionais orientados para o mercado, para a inovação tecnológica, para um aproveitamento de sua capacidade técnica, de sua capacidade inovativa e ganhos com eficiência do processo.
CONCLUSÃO:
A pesquisa demonstrou a necessidade de qualificação profissional, nos níveis de pós-graduação latu sensu, mestrado e doutorado, como diferencial para a governança, que assegure aos profissionais a capacitação suficiente para análise e tomada de decisões. Observou-se que a informação nos níveis nacionais e internacionais são fatores indispensáveis para a sobrevivência das empresas no mercado. A necessidade de crescimento e especialização demonstra que cada vez mais existe um maior número de empresas em plena expansão de conhecimento, com recursos humanos altamente qualificados, que certamente são fatores decisivos neste mundo competitivo, onde cada centavo economizado e a economizar é um lucro em potencial. A busca pela inovação tecnológica é essencial para as empresas, bem como estarem preparadas para enfrentar os competidores internacionais e a responderem com tecnologia e inovações para isso torna-se cada vez mais relevante o capital intelectual. Verificou-se que os profissionais de governança devem estar preparados para a pesquisa, a inovação, para saberem agir e mobilizar recursos diante de qualquer situação. Concluiu-se que as empresas necessitam de profissionais aptos para a geração de novas tecnologias e inovações, para o processo decisório, interpretando as informações, analisando e tomando decisões, de maneira que a empresa caminhe para um processo de crescimento continuado e estabilizado proporcionando fontes de recursos para o país.
Palavras-chave: Governança, Capital Intelectual, Inovação tecnologica.