64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
BULLYING E DIREITOS HUMANOS: TEMAS NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Laíse Soares Lima 01
Isis Caroline Alves 02
Ana Flávia de Andrade Ferraz 03
Ana Cristina dos Santos 04
Marilza Pavezi 05
Severina dos Santos Ferreira 06
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS DO SERTÃO
2. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS DO SERTÃO
3. Profa. Me./Orientadora. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS DO SERTÃO
4. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS DO SERTÃO
5. Profa. Me./Orientadora. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS DO SERTÃO
6. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS DO SERTÃO
INTRODUÇÃO:
Este trabalho apresenta alguns resultados e reflexões a partir do desenvolvimento do projeto de extensão intitulado: “Bullying: uma discussão necessária sobre transgressão dos Direitos Humanos.” A problemática abordada no projeto emergiu da recorrência de casos extremos de bullying veiculados na mídia com desfechos fatais e da preocupação apresentada por acadêmicos dos cursos de licenciatura, que, ao realizarem observação no contexto escolar, perceberam situações que denunciavam esta prática. Teve como objetivo geral promover espaços de discussão teórica, de pesquisa de campo e de intervenção pedagógica no intuito de favorecer a compreensão do bullying escolar enquanto atitude de violação dos direitos humanos, que precisa ser superada. O projeto foi destinado especialmente aos alunos do 2º ano do curso Normal em nível médio, mas, devido às suas ações, atingiu toda a comunidade escolar. Consideramos que a efetivação deste projeto possibilitou a instrumentalização dos futuros professores da educação infantil e do ensino fundamental menor a atuarem com mais eficiência diante das situações de bullying.
METODOLOGIA:
A implementação do projeto se deu com a colaboração de três acadêmicas do curso de Pedagogia e uma de Letras da Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão, a partir de aplicação de questionário sobre o tema a todos os alunos do 2º ano do curso normal, no único colégio estadual que ainda oferece este curso em nível médio no município de Delmiro Gouveia – Al. As respostas ao questionário orientaram a seleção dos alunos que compuseram uma turma para capacitação. Esta, teve uma carga horária de 40 horas e foi desenvolvida através de: intervenções de cunho teórico; orientações à organização e realização de uma campanha anti-bullying; e elaboração de plano de combate ao bullying escolar. A culminância do projeto envolveu toda a comunidade escolar com a apresentação de uma peça teatral e uma parodia musical, produzidas pelo grupo de alunos da capacitação sob a supervisão das coordenadoras e colaboradoras do projeto. A efetivação deste projeto se configurou como pesquisa-ação, pois promoveu uma interação efetiva e ampla entre pesquisadores e pesquisados e todas as ações se voltaram para o esclarecimento da problemática observada e para a elevação do conhecimento dos pesquisadores aumentando o nível de consciência e de ação das pessoas e grupos considerados.
RESULTADOS:
A discussão sobre o bullying no contexto escolar proporcionou aos futuros professores da educação infantil e ensino fundamental menor, aprofundarem seu conhecimento sobre a temática, reconhecer as maneiras como ela se expressa, identificá-la e, construir estratégias para minimizá-la ou superá-la. Almeida (2007) diferencia as atitudes de violência caracterizadas como bullying de outros tipos de atitudes de violência afirmando que “(...) os maus tratos se distinguem de outras formas de agressão por seu caráter repetitivo ou sistemático, pela intenção de causar danos ou prejudicar alguém; que é habitualmente percebido/a como mais fraco/a ou está em uma posição fragilizada e dificilmente pode se defender.” (p. 108). A relevância desta discussão esta atrelada à presença do bullying nas relações interpessoais que se dão na escola, que evidencia a prevalência da violência, do preconceito e do desrespeito aos direitos do outro. Estiveram envolvidos no projeto 2 professoras e 4 acadêmicas da UFAL – Campus do Sertão, 10 alunos do 2º ano do curso normal, diretamente, 117 alunos do 2º ano do curso normal, através do questionário; e aproximadamente 300 alunos das turmas de 1º ao 4º ano do curso normal que foram espectadores da peça teatral e da parodia.
CONCLUSÃO:
A realização do projeto possibilitou perceber que a temática foi muito bem recebida pelos gestores da escola, pelo corpo docente e pelos alunos do curso normal, tendo total aceitação, o que demonstra a preocupação com as práticas de bullying no âmbito escolar e o interesse por iniciativas que contribuam para minimizar a ocorrência e os efeitos deste tipo de violência. O principal resultado obtido foi a elaboração de um plano de intervenção através de uma Campanha de combate ao bullying no ambiente escolar, desenvolvido pelos participantes da capacitação e apresentada, a princípio, à comunidade da escola na qual o projeto foi realizado. Como este tema não se esgota com uma única intervenção, propusemos ao grupo da capacitação que elabore ações permanentes de combate ao bullying que poderão permear as práticas pedagógicas no curso de formação de professores.
Palavras-chave: Bullying, Direitos Humanos, Formação de Professores.