64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
A EXPERIMENTAÇÃO QUÍMICA COMO RECURSO DIDÁTICO APRIMORADOR DA RELAÇÃO ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO
Andressa Soares Santos 1
Fellipe Pereira Rodrigues 1
Kleyton Danilo da Silva Costa 2
Woodland de Souza Oliveira 1
Joelma Sampaio da Costa 1
Lydayanne Lilás de Melo Nobre 3
1. Graduando em Química
2. Mestrando em Agronomia (Produção Vegetal)
3. Mestranda em Dinâmica do Espaço Habitado
INTRODUÇÃO:
A química pode ser definida, de forma simples, como o estudo das propriedades e transformações da matéria. Assim, por esta ótica, é de vital importância que seus conceitos e conteúdos sejam introduzidos de forma significativa e objetiva para os discentes da educação básica, visto que a química se faz presente das mais diversas formas em seu cotidiano, seja implícita ou explicitamente. Por intermédio da contextualização dos conteúdos de ensino levando em consideração a realidade vivenciada pelos alunos, pode-se tornar a relação ensino aprendizagem muito proveitosa e produtiva, e uma importante ferramenta para tal abordagem é a experimentação química, possibilitando assim um pleno acordo com as considerações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Química (PCNs), que defendem que a ciência é muito importante para todas as pessoas, desde o indivíduo que pretende seguir carreira científica até o cidadão comum. Tendo em vista tais considerações, o presente trabalho pretende mostrar o quanto o recurso da experimentação química pode despertar a curiosidade científica dos discentes e promover, junto às aulas teórico expositivas, uma maior compreensão dos fenômenos naturais presentes na vida do educando.
METODOLOGIA:
As atividades que compuseram o corpo da presente pesquisa foram realizadas durante o mês de agosto do ano de 2011 em uma escola da rede pública estadual de ensino situada no CEPA (Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas), localizado na cidade de Maceió, Alagoas. O trabalho consistiu em ministrar aulas teóricas a respeito dos conceitos básicos de ácidos e bases numa turma do segundo ano do ensino médio, com alunos entre as faixas etárias de dezesseis a dezenove anos, perfazendo vinte e dois alunos no total. Ao fim das aulas teóricas, foram aplicados questionários contendo as seguintes perguntas: 1- De acordo com o que você estudou, o que são ácidos e bases? 2- Quais as suas dificuldades de aprendizagem em relação aos conteúdos químicos? Ao fim da aplicação dos questionários, foi realizada aula experimental sobre o tema ácidos e bases utilizando-se indicadores naturais dessas espécies químicas em solução aquosa e, em seguida, foram aplicados questionários com as seguintes indagações: 1- De acordo com o que você estudou, o que são ácidos e bases? 2- A experimentação contribuiu para a compreensão do conteúdo abordado? Os resultados obtidos foram analisados e organizados em porcentagem. Utilizando-se o programa Excel 2010, as respectivas figuras foram geradas.
RESULTADOS:
De acordo com os resultados obtidos no primeiro momento, após a realização da aula teórica, observou-se que apenas 27% dos discentes entrevistados responderam corretamente o questionamento a respeito dos conceitos de ácidos e bases, 59% destes responderam erroneamente e 14% não responderam. Quando perguntados sobre quais as dificuldades encontradas na aprendizagem dos conteúdos químicos, 50% responderam que encontram dificuldades de aprendizado com o próprio conteúdo em si (não conseguem entender o conteúdo), 36% afirmaram que as dificuldades estão relacionadas à falta de outras metodologias de ensino que auxiliem a aula expositiva e 18% relatam que a explicação do professor não é proveitosa. No segundo momento do trabalho, logo após a aula prática, 73% dos alunos responderam corretamente o que são ácidos e bases e quais são os seus conceitos mais simples, 23% argumentaram erroneamente e 4,5% não responderam. Em relação à segunda pergunta proposta, os resultados numéricos foram iguais ao do questionamento anterior, onde 73% dos educandos afirmaram que a experimentação contribuiu muito para a aprendizagem do conteúdo exposto, 23% disseram que não contribui de forma significativa e 4,5% não responderam.
CONCLUSÃO:
Antes da aula experimental, apenas 27% dos educandos responderam corretamente as questões relativas aos conceitos de ácidos e bases, e após o uso de experimentos simples com indicadores naturais dessas espécies químicas, 73% dos discentes responderam a mesma questão corretamente, ou seja, houve um aumento bastante expressivo no número de alunos que entenderam o conteúdo de forma evidente e objetiva. Desta forma, o presente trabalho expõe claramente o quanto à experimentação em química é significativa no processo ensino aprendizagem quando esta é utilizada como recurso auxiliador das aulas teóricas.
Palavras-chave: Experimentação química, Ensino médio, Aprendizagem.