64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
EFEITO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA ESCOLA JESUÍNO ANTÔNIO D’ÁVILA, PETROLINA - PE
Fabiano Costa Sá 1
Maria Erisfagna Ribeiro de Macedo 1
Francisco Ariaildo da Costa Sá 2
Maria Leopoldina Veras Camelo 3
Delza Cristina Guedes Amorim 4
1. Depto de Ensino Superior – Licenciatura em Química do IF SERTÃO -PE, Campus Petrolina
2. Depto de Ensino Superior – Licenciatura em Física do IF SERTÃO-PE, Campus Petrolina
3. Profa. Dra./Depto.de Ensino Superior – Coord. Institucional PIBID - IF SERTÃO PERNAMBUCANO
4. Profa. do Depto.de Ensino Superior – Coord. De área do PIBID - IF SERTÃO PERNAMBUCANO
INTRODUÇÃO:
A falta de interesse dos alunos da educação básica pelo ensino de química tem sido estudo de pesquisa de diversos autores. Esse fato vem sendo atribuído principalmente à metodologia utilizada com aulas monótonas e desvinculadas do seu cotidiano, tornando um fator preocupante no processo ensino-aprendizagem. O uso da experimentação e da interatividade por meio de atividades lúdicas tem sido uma alternativa utilizada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID/IF-SERTÃO-PE, desenvolvido na Escola Jesuíno Antônio D’Ávila, na cidade de Petrolina-PE, objetivando despertar interesse e atrair a atenção dos alunos da educação básica para o estudo de ciências e promover uma aprendizagem mais significativa. Esse trabalho pretendeu investigar, através da coleta de dados, os efeitos dessas atividades e se elas vêm atendendo as expectativas dos estudantes quanto ao ensino de química, e a partir disso possibilitar uma análise crítica comparativa com outra escola não participante desse programa, permitindo aprimorar os trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas de maneira que promova melhorias educacionais.
METODOLOGIA:
Para coleta desses dados foi aplicado questionário estruturado em duas turmas do terceiro ano em duas escolas da rede pública estadual de Pernambuco. A Escola Jesuíno Antônio D’Ávila – JAD, localizada no Bairro João de Deus, Petrolina-PE é participante do PIBID, onde são desenvolvidas as atividades, enquanto a Escola Jornalista João Ferreira Gomes-JJFG, localizada na COHAB VI não participa desse programa, mas apresentam realidade social e cultural semelhantes. Com o intuito de mostrar os efeitos das intervenções realizadas pelos bolsistas do PIBID no Ensino de Química, aplicou-se um questionário, fez-se uma análise comparativa dessa intervenção, bem como das perspectivas dos alunos com a disciplina de química. A pesquisa foi realizada nessas turmas porque os alunos já haviam vivenciado o acompanhamento dos bolsistas na série anterior e, por apresentar conhecimentos prévios da disciplina. O questionário foi estruturado com seis questões, sendo cinco objetivas e uma subjetiva. Entre outras se destaca as que os interrogava sobre seus interesses pela disciplina, suas capacidades em abstrair os conteúdos para o seu dia-a-dia e qual a sua visão sobre a ciência.
RESULTADOS:
A pesquisa permitiu observar que na escola JAD 47% dos alunos afirmam estar habituado a um ensino de química mais dinâmico, enquanto na escola JJFG apenas 9% afirmam vivenciar este tipo de ensino. Quando indagados sobre a curiosidade pela química, 58% dos alunos da escola JAD, afirmam despertar curiosidades durante as aulas e que os conteúdos ministrados atraem a sua atenção, enquanto na escola JJFG apenas 43% apresentam a mesma afirmativa. Outro dado marcante é que na turma que recebe acompanhamento dos bolsistas durante as aulas 58% dos alunos dizem conseguir relacionar os conteúdos ministrados com o seu dia-a-dia, dos quais 77% deram exemplos consistentes. Essa mesma pergunta feita aos alunos da escola JJFG, onde cerca de 31% demonstraram possuir habilidade de correlacionar o ensino de química com o cotidiano, e desses 30% conseguiram dar exemplos. Interrogamos ainda o que cada um entendia por ciência. Na primeira escola 71% conseguiram apresentar um ponto de vista aceitável, enquanto na segunda apenas 25% responderam.
CONCLUSÃO:
De acordo com os dados mostrados percebe-se que o uso da experimentação e de atividades lúdicas pelos bolsistas do PIBID tem possibilitado uma maior participação ativa dos alunos no ensino de química, tornando-os mais interessados pelo estudo dessa ciência. Isso tem possibilitado o desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação do educando, tais como a capacidade de perceber e entender o mundo em que está inserido, e desenvolver uma visão mais ampla e crítica sobre a química. No entanto, é sabido da necessidade dos bolsistas junto com a escola se debruçarem ainda mais nestas atividades e até mesmo criar mecanismos mais eficientes para que promova o ensino com mais qualidade e que atinja a maior quantidade de alunos possível.
Palavras-chave: PIBID, Ensino de Química, Formação Docente.