64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Lucas Bezerra Fernandes 1
Geisiane Suila Feitosa dos Santos Silva 1
Delza Cristina Guedes Amorim 2
1. Graduando em Licenciatura Plena em Química- IF Sertão-PE
2. Profa. Especialista/Orientadora- Coordenação de Licenciatura em Química- IF Sertão-PE
INTRODUÇÃO:
A utilização de jogos como ferramenta de ensino vem proporcionando uma melhora no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, e contribuindo também para a inclusão de uma prática pedagógica mais inovadora, permitindo a expansão do conhecimento de uma forma divertida e criativa. A utilização dessa ferramenta no ensino de química tem como finalidade contribuir para uma melhor assimilação e fixação dos conteúdos aplicados em sala de aula, pois as disciplinas de exatas como Química, Física e Matemática caracterizam-se por serem de difícil compreensão, e sugerem apenas a memorização e reprodução do conhecimento, favorecendo dessa forma uma prática tradicional sem nenhuma atração para o aluno o que desestimula e dificulta o processo de aprendizagem pelos mesmos.
A memorização de símbolos, fórmulas e substâncias não contribuem para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o crescimento social, acadêmico e profissional do aluno, por isso torna-se viável a utilização de jogos possibilitando a aproximação do aluno com o conhecimento científico. O trabalho desenvolvido em escolas com a utilização de atividades lúdicas tem uma grande contribuição e importância na construção de uma Educação de qualidade e na formação dos alunos.
METODOLOGIA:
Como proposta lúdica foi utilizado um jogo de cartas numeradas de um a quinze chamado “QUEM SOU EU” contendo informações sobre os elementos da tabela periódica, com as características e localização, o jogo foi aplicado aos alunos do 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Dom Antônio Campelo em Petrolina-PE, orientados por seis bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
A turma foi dividida em dois grupos com doze componentes cada grupo, cada carta utilizada no jogo continha duas dicas sobre os elementos químicos. O grupo que iniciou o jogo foi escolhido através de um sorteio realizado entre os participantes, cada equipe deveria escolher uma carta com as dicas nas respectivas ordens determinadas pelo sorteio, às dicas serviam de pistas para que os alunos descobrissem a qual elemento da tabela periódica pertencia aquela característica ou localização. Se o grupo utilizasse apenas a primeira dica eles ganhariam dois pontos, caso precisasse da segunda dica para descobrir o elemento químico iriam ganhar somente um ponto, e se não obtivessem êxito a chance seria passada para a outra equipe com a mesma pontuação. No final do jogo ganharia o grupo que obtivesse a maior pontuação.
RESULTADOS:
O jogo desenvolvido tem como finalidade propor situações de aprendizagem onde os alunos possam construir seu próprio conhecimento. A proposta de utilização de jogos como recursos alternativos no ensino de química com os alunos do 1º ano possibilitou que os mesmos aprendessem mais sobre os elementos químicos que compõem a tabela periódica, expondo suas idéias e compartilhando o conhecimento em equipe, melhorando dessa forma as relações existentes na sala de aula.
Os resultados obtidos através do uso dessa ferramenta foram positivos, pois proporcionou uma melhor compreensão dos conhecimentos aplicados em sala de aula.
CONCLUSÃO:
O ensino de Química pode ser dinamizado com a utilização de jogos e outras ferramentas que proporcionem aos alunos a compreensão e a contextualização dos conhecimentos adquiridos no ambiente escolar. A aplicação de jogos mostrou ser uma alternativa facilitadora do conhecimento, que proporciona uma aprendizagem descontraída e ao mesmo tempo proveitosa para o processo de ensino, promovendo a curiosidade e estimulando o raciocínio, permitindo dessa forma uma mudança na prática docente. Por meio deste trabalho pôde-se verificar que o uso de atividades lúdicas tornam o conhecimento científico mais prazeroso.
Palavras-chave: Atividades lúdicas, Jogos, Ensino de química.