64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
APLICAÇÃO DE JOGO EDUCATIVO COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
Inaiara de Sousa 1
Fábia Fernandes Pinheiro da Costa 1
Patrícia Silva Oliveira 1
Maria Leopoldina Veras Camelo 2
Delza Cristina Guedes Amorim 3
1. Bolsistas do PIBID de Licenciatura em Química do IF SERTÃO - PE, Campus Petrolina
2. Coordenadora Institucional do PIBID IF SERTÃO-PE, Campus Petrolina
3. Coordenadora do subprojeto de Licenciatura em Química do PIBID IF SERTÃO-PE, Campus Petrolina
INTRODUÇÃO:
O ensino de ciências, em especial da Química, geralmente é exposto de forma tradicional, tendo o professor como detentor do conhecimento que transmite o conteúdo sem questionamentos, fazendo do discente um mero receptor. Ensinar Química de maneira divertida desperta o interesse dos alunos e os estimula para o processo de aprendizagem, desenvolvendo habilidades e interação social.
O educador deve utilizar métodos diferentes dos vivenciados cotidianamente em sala de aula para facilitar a compreensão do conteúdo de maneira prazerosa e provocar a curiosidade e desenvolver o raciocínio. O ”MemoryQuímica” é um jogo da memória desafiador relacionado a Química Orgânica, que foi confeccionado visando tornar as aulas mais atrativas e agradáveis na busca de memorizar o assunto com compreensão e incentivar o gosto pela disciplina necessários no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do trabalho foi proporcionar o entendimento de funções orgânicas por meio de um jogo educativo, auxiliando no processo de assimilação dos conteúdos.
METODOLOGIA:
O MemoryQuímica foi desenvolvido por alunos licenciandos em química e aplicado a alunos do 3º ano do Ensino Médio. O jogo foi sugerido após a exposição do conteúdo de funções orgânicas para garantir melhor compreensão do assunto. O jogo contém trinta cartas, quinze destas representam estruturas de cadeias orgânicas e as restantes as suas nomenclaturas correspondentes, formando os pares necessários para a execução da atividade. Como em um jogo de memória comum, foi jogado entre duas pessoas e o desafio consistia em conseguir o par de cartas certo, e para isso foi necessário atenção e concentração nas cartas que já haviam sido desvendadas e suas posições, e mais importante qual era o par correto, que exigia assimilação entre a estrutura e a nomenclatura. Quando uma pessoa encontrava o par certo, ela continuava jogando até errar. Considerou-se que cada acerto tinha um valor de um ponto e aquele que obteve maior pontuação foi o vencedor.
O trabalho foi realizado pelos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) na Escola Dom Antônio Campelo no município de Petrolina – PE.
RESULTADOS:
A utilização do jogo como método lúdico-alternativo, produziu efeitos satisfatórios para a compreensão de funções orgânicas, levando em consideração a disputa contagiante dos alunos observada durante a execução da atividade e a forma participativa como foi discutido o assunto. O jogo foi aprovado pelos alunos como uma forma divertida e interativa de aprender química, além de contribuir para o desenvolvimento do raciocínio. Também oportunizou uma nova estratégia de estudo que pode ser aplicada com outros componentes curriculares.
O emprego de jogos no ensino de ciências na escola tem crescido nos últimos anos e vem se fortalecendo como um recurso didático dinâmico que desenvolve a aprendizagem de forma prazerosa desmistificando a ideia generalizada sobre as dificuldades de aprender os conceitos científicos.
CONCLUSÃO:
O ensino de Química deve buscar motivar o aluno através da inserção de métodos lúdicos que contribuem de forma eficaz para a construção do conhecimento. A aplicação do jogo MemoryQuímica foi bastante útil como recurso didático alternativo, uma vez que despertou o interesse do alunado, bem como o envolvimento de toda a turma durante a realização da atividade.
Palavras-chave: ensino de ciências, lúdico, recurso alternativo.