64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A EXPERIÊNCIA DO PIBID GEOGRAFIA UFPE |
Fillip Grimily Pereira Farias 1,2,3 Sandra Maria Mendes 1,2,3 Paulo Antônio Araújo Carvalho 1,2,3 Elidiane da Silva Amâncio 1,2,3 Leandro Pereira de Souza 1,2,3 Aldemir Dantas Barbosa 1,2,3,4 |
1. Universidade Federal de Pernambuco 2. Departamento de Ciências Geográficas 3. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência 4. Profa. Dra./ Orientadora - Depto. de Ciências Geográficas, UFPE |
INTRODUÇÃO: |
A educação ambiental é de fundamental importância para a educação do ser humano de um modo geral. Projetos como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), vem atuando em um número cada vez maior de escolas da rede pública de ensino, e tem se concretizado socialmente de uma forma bastante contundente. Dessa maneira, projetos de tal natureza têm sido constituídos e embasados no ambiente acadêmico, buscando uma forma de unir concomitantemente as questões ambientais entre universidade e sociedade, e alunos dos cursos da área de licenciatura, que visam à formação do profissional da educação também voltada à sensibilização social ligado às questões ambientais. Através deste docente, uma interação é forjada entre a consciência de Educação Ambiental, discentes dos cursos de licenciatura e a comunidade escolar, de modo que a sensibilidade ambiental é despertada e trabalhada de forma interdisciplinar em um cenário de democratização educacional vigente. |
METODOLOGIA: |
A metodologia utilizada constituiu-se num primeiro momento do conhecimento da Escola Estadual Senador Novaes Filho, onde os alunos licenciandos do PIBID Geografia (REUNI-UFPE) desenvolvem suas atividades, através de uma análise da estrutura física da escola e também do diálogo com gestores e professores. De acordo com a necessidade encontrada a pela equipe do PIBID junto com gestão da escola, foi realizada a promoção de palestras, cuja temática abordou o tratamento de resíduos sólidos, visando demonstrar para a comunidade escolar a importância da manipulação de resíduos, bem como suas consequências, para o ambiente. E com do desenvolvimento das programações das palestras procura-se despertar no alunado uma sensibilidade sobre as questões ambientais que estão atuando diretamente em seu cotidiano, alertando para os possíveis impactos a serem lançados no ambiente mediante ações antrópicas. Posteriormente, foram realizadas avaliações das atividades, onde se pôde constatar o nível de apreensão dos conteúdos expostos durante as palestras através de uma roda de diálogos, utilizando um jogo de perguntas e respostas, gerando uma troca de experiências, que resultou na constituição deste trabalho científico. |
RESULTADOS: |
As discussões abordaram a dinâmica de tratamento dos resíduos sólidos, desde orgânicos até radioativos. Inicialmente, foram salientados os geofatores que impulsionam o elevado índice de resíduos, originando primeiramente através do alto índice populacional e seu elevado nível de consumo, gerando um enorme quantitativo de rejeitos lançados no meio ambiente, comprometendo muitas vezes não somente a saúde das pessoas, como também todo o equilíbrio ecossistêmico. Essa temática procura difundir uma gama de conteúdos diretamente ligados à formação do docente com foca na EA, visto que os problemas ambientais atuais possuem caráter interdisciplinar,e essa experiência é de fundamental importância para a constituição de uma sensibilidade ecológica de todo o público envolvido na atividade do PIBID. Usufruindo dessa nova realidade exposta, a comunidade escolar constrói uma visão crítica e uma compreensão diferenciada das múltiplas formas de organização do espaço geográfico, possibilitando assim a adoção de uma nova postura e atitude socioambiental. |
CONCLUSÃO: |
Haja vista os pressupostos delineados, projetos do meio acadêmico tem influenciado de maneira significativa a sociedade no aspecto da educação ambiental, e isto vem refletindo positivamente, minimizando a autoexclusão social no que se refere as questões dos fatores ambientais. O meio acadêmico exerce um papel significativo na construção da sensibilidade ambiental por meio da produção de conhecimento científico e da elaboração de projetos que correlacionam à sociedade e a universidade. As instituições de ensino, através da criatividade dos professores, vêm se tornando a principal geradora de resultados com relação à Educação Ambiental. Pois nesse processo de despertar os indivíduos constroem coletivamente valores sociais, conhecimentos e habilidades junto com competências voltadas para a preservação do meio ambiente, que é um bem de uso comum e de responsabilidade de todos. Contudo, ainda resta um grande desafio de interdisciplinarizar nos espaços institucionais estruturantes do campo educativo, para potencializar ainda mais o despertar da sensibilidade social para uma leitura crítica dos problemas ambientais. |
Palavras-chave: Educação Ambiental, Formação do Professor, Crítica Social. |