64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A EXPERIÊNCIA DO PIBID GEOGRAFIA UFPE
Fillip Grimily Pereira Farias 1,2,3
Sandra Maria Mendes 1,2,3
Paulo Antônio Araújo Carvalho 1,2,3
Elidiane da Silva Amâncio 1,2,3
Leandro Pereira de Souza 1,2,3
Aldemir Dantas Barbosa 1,2,3,4
1. Universidade Federal de Pernambuco
2. Departamento de Ciências Geográficas
3. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência
4. Profa. Dra./ Orientadora - Depto. de Ciências Geográficas, UFPE
INTRODUÇÃO:
A educação ambiental é de fundamental importância para a educação do ser humano de um modo geral. Projetos como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), vem atuando em um número cada vez maior de escolas da rede pública de ensino, e tem se concretizado socialmente de uma forma bastante contundente. Dessa maneira, projetos de tal natureza têm sido constituídos e embasados no ambiente acadêmico, buscando uma forma de unir concomitantemente as questões ambientais entre universidade e sociedade, e alunos dos cursos da área de licenciatura, que visam à formação do profissional da educação também voltada à sensibilização social ligado às questões ambientais. Através deste docente, uma interação é forjada entre a consciência de Educação Ambiental, discentes dos cursos de licenciatura e a comunidade escolar, de modo que a sensibilidade ambiental é despertada e trabalhada de forma interdisciplinar em um cenário de democratização educacional vigente.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada constituiu-se num primeiro momento do conhecimento da Escola Estadual Senador Novaes Filho, onde os alunos licenciandos do PIBID Geografia (REUNI-UFPE) desenvolvem suas atividades, através de uma análise da estrutura física da escola e também do diálogo com gestores e professores. De acordo com a necessidade encontrada a pela equipe do PIBID junto com gestão da escola, foi realizada a promoção de palestras, cuja temática abordou o tratamento de resíduos sólidos, visando demonstrar para a comunidade escolar a importância da manipulação de resíduos, bem como suas consequências, para o ambiente. E com do desenvolvimento das programações das palestras procura-se despertar no alunado uma sensibilidade sobre as questões ambientais que estão atuando diretamente em seu cotidiano, alertando para os possíveis impactos a serem lançados no ambiente mediante ações antrópicas. Posteriormente, foram realizadas avaliações das atividades, onde se pôde constatar o nível de apreensão dos conteúdos expostos durante as palestras através de uma roda de diálogos, utilizando um jogo de perguntas e respostas, gerando uma troca de experiências, que resultou na constituição deste trabalho científico.
RESULTADOS:
As discussões abordaram a dinâmica de tratamento dos resíduos sólidos, desde orgânicos até radioativos. Inicialmente, foram salientados os geofatores que impulsionam o elevado índice de resíduos, originando primeiramente através do alto índice populacional e seu elevado nível de consumo, gerando um enorme quantitativo de rejeitos lançados no meio ambiente, comprometendo muitas vezes não somente a saúde das pessoas, como também todo o equilíbrio ecossistêmico. Essa temática procura difundir uma gama de conteúdos diretamente ligados à formação do docente com foca na EA, visto que os problemas ambientais atuais possuem caráter interdisciplinar,e essa experiência é de fundamental importância para a constituição de uma sensibilidade ecológica de todo o público envolvido na atividade do PIBID. Usufruindo dessa nova realidade exposta, a comunidade escolar constrói uma visão crítica e uma compreensão diferenciada das múltiplas formas de organização do espaço geográfico, possibilitando assim a adoção de uma nova postura e atitude socioambiental.
CONCLUSÃO:
Haja vista os pressupostos delineados, projetos do meio acadêmico tem influenciado de maneira significativa a sociedade no aspecto da educação ambiental, e isto vem refletindo positivamente, minimizando a autoexclusão social no que se refere as questões dos fatores ambientais. O meio acadêmico exerce um papel significativo na construção da sensibilidade ambiental por meio da produção de conhecimento científico e da elaboração de projetos que correlacionam à sociedade e a universidade. As instituições de ensino, através da criatividade dos professores, vêm se tornando a principal geradora de resultados com relação à Educação Ambiental. Pois nesse processo de despertar os indivíduos constroem coletivamente valores sociais, conhecimentos e habilidades junto com competências voltadas para a preservação do meio ambiente, que é um bem de uso comum e de responsabilidade de todos. Contudo, ainda resta um grande desafio de interdisciplinarizar nos espaços institucionais estruturantes do campo educativo, para potencializar ainda mais o despertar da sensibilidade social para uma leitura crítica dos problemas ambientais.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Formação do Professor, Crítica Social.