64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS |
Mariana Antoniuk 1 Alda Luiza Carlini 2 |
1. Faculdade de Educação PUC/SP 2. Profa. Dra./Orientadora- Depto de Educação: Formação Docente, Gestão e Tecnologias – Faculdade de Educação PUC/SP |
INTRODUÇÃO: |
A educação de jovens e adultos ainda é uma questão a ser enfrentada no Brasil, devido ao grande número de cidadãos não escolarizados e que, quando buscam estudar, muitas vezes, são orientados por educadores que não possuem formação adequada para acolher as suas necessidades específicas. O objetivo geral dessa pesquisa é caracterizar o processo de formação do educador para atuar na educação de jovens, adultos e idosos (EJA), a partir dos cursos de licenciatura em Pedagogia. |
METODOLOGIA: |
A investigação foi realizada na forma de pesquisa bibliográfica, retomando a história da educação brasileira, de análise documental do projeto pedagógico do curso de Pedagogia da PUC/SP e de entrevistas com professores formadores deste curso. |
RESULTADOS: |
É possível afirmar que, ao longo da história da educação de jovens e adultos, não houve a preocupação com este aluno, em particular, e nem em formar profissionais qualificados para essa ação educativa. No projeto pedagógico do curso de Pedagogia da PUC/SP não está explícito como deve ser realizada a formação de pedagogos para atuar em EJA. |
CONCLUSÃO: |
Apesar de mudanças significativas do cenário educacional brasileiro, ainda se observa uma carência relacionada ao reconhecimento das especificidades do aluno da EJA e aos processos de formação de educadores para trabalhar com esses alunos. |
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos, Formação docente, Histórico da EJA. |