64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS
Mariana Antoniuk 1
Alda Luiza Carlini 2
1. Faculdade de Educação PUC/SP
2. Profa. Dra./Orientadora- Depto de Educação: Formação Docente, Gestão e Tecnologias – Faculdade de Educação PUC/SP
INTRODUÇÃO:
A educação de jovens e adultos ainda é uma questão a ser enfrentada no Brasil, devido ao grande número de cidadãos não escolarizados e que, quando buscam estudar, muitas vezes, são orientados por educadores que não possuem formação adequada para acolher as suas necessidades específicas. O objetivo geral dessa pesquisa é caracterizar o processo de formação do educador para atuar na educação de jovens, adultos e idosos (EJA), a partir dos cursos de licenciatura em Pedagogia.
METODOLOGIA:
A investigação foi realizada na forma de pesquisa bibliográfica, retomando a história da educação brasileira, de análise documental do projeto pedagógico do curso de Pedagogia da PUC/SP e de entrevistas com professores formadores deste curso.
RESULTADOS:
É possível afirmar que, ao longo da história da educação de jovens e adultos, não houve a preocupação com este aluno, em particular, e nem em formar profissionais qualificados para essa ação educativa. No projeto pedagógico do curso de Pedagogia da PUC/SP não está explícito como deve ser realizada a formação de pedagogos para atuar em EJA.
CONCLUSÃO:
Apesar de mudanças significativas do cenário educacional brasileiro, ainda se observa uma carência relacionada ao reconhecimento das especificidades do aluno da EJA e aos processos de formação de educadores para trabalhar com esses alunos.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos, Formação docente, Histórico da EJA.