64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 5. Economia Internacional
ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE CEARENSE NA EXPORTAÇÃO DE CALÇADOS NO PERÍODO 1997-2011
Jakeline Coelho Rodrigues 1
Rayanne Gomes dos Santos 2
Eliane Pinheiro de Sousa 3
Luís Abel da Silva Filho 4
Wescley de Freitas Barbosa 5
1. Graduanda em Ciências Econômicas na Universidade Regional do Cariri - URCA
2. Graduanda em Ciências Econômicas na Universidade Regional do Cariri - URCA
3. Professora do Depto de Economia da Universidade Regional do Cariri - URCA
4. Professor do Depto de Economia da Universidade Regional do Cariri - URCA
5. Graduando em Ciências Econômicas na Universidade Regional do Cariri - URCA
INTRODUÇÃO:
O Ceará tem ocupado a terceira posição como maior estado produtor de calçados do país, ficando atrás somente de São Paulo e Rio Grande do Sul. Paralelamente, este setor tem conquistado fortemente o mercado internacional. Em 1997, apenas 2,31% do valor gerado pelas exportações brasileiras de calçados eram provenientes do Ceará, enquanto, em 2011, o estado cearense passa a ser responsável por 27,12% do montante exportado de calçados pelo Brasil. Ademais, o estado do Ceará registrou um crescimento exorbitante no seu valor exportado de calçados, passando de US$ 35,08 milhões em 1997 para US$ 351,58 milhões em 2011. Portanto, verifica-se que o setor calçadista cearense tem assumido significativa importância na geração de divisas, já que apresentou saldo positivo na balança comercial do Estado durante esses últimos quinze anos. Neste contexto, dada a relevância desempenhada pelo setor de calçados para a economia cearense, estudos que busquem avaliar a sua competitividade por meio da mensuração dos indicadores de desempenho revestem-se de grande importância. Feitas essas considerações, o trabalho se propõe analisar a competitividade cearense do setor de calçados, no período de 1997-2011.
METODOLOGIA:
Para analisar a evolução da competitividade, tem-se utilizado indicadores de desempenho, sendo que um dos mais adotados na literatura econômica é o índice de vantagem comparativa revelada, que busca identificar os setores que um dado país ou Estado apresenta vantagem comparativa na exportação. Entretanto, esse índice tem sido criticado pelo fato de considerar uma dupla contagem do setor no total do país e do país no total do mundo. Para eliminar essa dupla contagem, optou-se empregar o índice de vantagem comparativa revelada de Vollrath (RCAV). Outro indicador utilizado neste estudo refere-se à contribuição ao saldo comercial (CSC), que não se baseia somente em fluxos de exportações, mas considera os saldos comerciais. Ademais, considerou-se o índice de competitividade revelada (CR), que engloba todo o comércio, sendo útil para análises, em que os bens do setor analisado são exportados e importados, como é o caso do setor calçadista cearense durante o período enfocado. O estado possui vantagem comparativa revelada se o valor do RCAV e, ou, CSC for positivo e apresenta vantagem competitiva se o CR for positivo. Os dados foram coletados junto à Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
RESULTADOS:
Com base nos dados extraídos da SECEX para o período entre 1997 a 2011, verifica-se que o estado do Ceará possui vantagem comparativa revelada de Vollrath no segmento de calçados desde 1997, apresentando uma expressiva tendência crescente no período considerado, que passou de 3,8 em 1997 para 89,8 em 2011. Esse resultado indica que o setor calçadista cearense possui forte capacidade de competir no mercado internacional. Tal evidência é confirmada pelo índice de contribuição ao saldo comercial, que também registrou valor positivo durante todo o período analisado. Portanto, este setor tem contribuído para o saldo comercial positivo do estado do Ceará. No tocante ao índice de competitividade revelada, os dados mostram que o estado do Ceará apresentou vantagem competitiva no setor supracitado durante esses últimos quinze anos, obtendo valores maiores que a unidade a partir de 2002. Esse indicador demonstra que o setor de calçados tem apresentado ganhos de competitividade no Ceará nos últimos anos.
CONCLUSÃO:
A partir dos resultados obtidos, conclui-se que houve um intenso crescimento no montante médio exportado, ao passo que as importações declinaram consideravelmente quando se compara 1997 com 2011. Desta forma, verifica-se que a balança comercial cearense foi positiva e crescente. Ademais, o setor de calçados cearense apresentou vantagem comparativa revelada apontada pelos indicadores de vantagem comparativa revelada de Vollrath e de contribuição ao saldo comercial e vantagem competitiva evidenciada pelo índice de vantagem competitiva revelada, já que registrou durante todo o período valores desses índices maiores que a unidade. Portanto, constata-se que este setor considerado mostrou-se competitivo no mercado cearense entre 1997-2011.
Palavras-chave: Comércio Internacional, Calçados, Ceará.