64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 2. Comunicação e Educação
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS PROJETOS AUDIOVISUAIS DO PROGRAMA LABMÓVEL
Charlotte France Rieger Neves de Couto Melo 1
Péricles Augusto dos Santos 2
Vanderson Pedro Batista 2
Antonio Luis Serbena 3
Rodrigo Arantes Reis 4
1. Estudante de Licenciatura em Linguagem e Comunicação - UFPR Litoral
2. Estudante de Bacharelado em Gestão Ambiental - UFPR Litoral
3. Prof. MsC. Orientador - UFPR Litoral
4. Prof. Dr. Orientador - UFPR Litoral
INTRODUÇÃO:
O Programa Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR litoral (LabMóvel), desenvolve desde 2006 ações de educação e popularização da ciência no litoral do Paraná, atuando especialmente com estudantes da rede pública da região. Com o ínicio das atividades do subprojeto Parque dos Guarás, em outubro 2010, foi possível estabelecer estratégias midiáticas de divulgação científica, e entre elas está a produção de materiais audiovisuais. As ferramentas tecnológicas são grandes aliadas do processo de ensino-aprendizagem. Para Botto (1999) a combinação entre várias mídias diferentes, se tornam importantes no contexto educacional, devido a sua atratividade. Sendo assim o desenvolvimento desta estratégia integrada às ações do programa fornece subsídios que auxiliam o processo de educação científica, dentro e fora do contexto escolar.
O objetivo desse resumo é apresentar e discutir as experiências e metodologia de produção de materiais audiovisuais adotada pelo programa LabMóvel no ano de 2011.
METODOLOGIA:
Cada produção audiovisual é considerado um projeto, que varia metodologicamente, desde a sua concepção até edição final. Subdividas em 4 categorias (A, B, C e D) os projetos são classificadas por características, relevância e complexidade de produção do material. Na categoria A estão os filmes, em geral documentários, de média e longa metragem, que tem por objetivo abordar temas de relevância global. São integrados a mostras de vídeos de repercussão nacional. Na categoria B estão os vídeos de curta metragem e clipes produzidos para uso interno em atividades do LabMóvel, como nas exposições temáticas de cunho educacional. São vídeos que buscam a sensibilização do público com temáticas locais. Em geral, são demandas criadas pelo próprio programa. Na categoria C estão os vídeos institucionais, que tem como objetivo divulgar as atividades desenvolvidas pelo LabMóvel ou mesmo relatar as ações de um determinado período do programa. A categoria D é composta por vídeos desenvolvidos em parceria com outras instituições e/ou projetos e tem por finalidade documentar palestras e eventos de cunho educacional-científico.
RESULTADOS:
Foram desenvolvidos 9 projetos audiovisuais: Documentário “Quem Acordou o Dragão?” (categoria A) retrata os desastres ambientais de março de 2011 no litoral do Paraná. Esta é a principal produção audiovisual do programa, pois foi solicitado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para integrar a Mostra Nacional Ver Ciência de 2011 na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC); Na categoria B, os vídeos “Manguezal”, clipe de sensibilização ambiental sobre o manguezal e “Humana Natureza”, clipes sobre os desastres ambientais também incorporado à mostra Ver Ciência de 2011, foram os primeiros materiais desenvolvidos, servindo como projetos experimentais. Os extras “Força do Dragão” e “Representantes Municipais” complementem o vídeo da categoria A; Os vídeos “Atividades LabMóvel 2011” (ações do programa durante o ano), e “SNTC 2011” (ações do LabMóvel durante a SNTC) compõe a categoria C; e na categoria D: vídeos das palestras de Leonardo Boff (Os Desafios Éticos da Crise Ecológica) e José Pacheco, intitulados e (Autonomia no Processo Educativo. A criação das categorias C e D surgiu a partir de demandas estabelecidas ao longo de 2011. A avaliação dos projetos audiovisuais permitiu identificar a evolução na qualidade técnica dos vídeos e na abordagem de seus conteúdos.
CONCLUSÃO:
A realização de todos os projetos foram fundamentais para o aprimoramento das técnicas de produção e consequentemente para a projeção das ações do LabMóvel perante parceiros e financiadores.
O desenvolvimento dos materiais audiovisuais aliado às estratégias de exibição dos vídeos proporcionou a expansão das ações de divulgação científica do programa, viabilizando discussões sobre temáticas com relevância local e global.
Palavras-chave: Produções Audiovisuais, Divulgação Cientifíca, Litoral do Paraná.