64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
CIÊNCIAS HUMANAS E PLURALIDADE CULTURAL: OS DESAFIOS DE TRABALHAR UM TEMA TRANSVERSAL NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Leonardo Satiro de Caldas Leão 1
Ana Paula Braga Nascimento 2
1. Curso de Ciências Humanas, Universidade Federal do Maranhão - UFMA
2. Curso de Ciências Humanas, Universidade Federal do Maranhão - UFMA
INTRODUÇÃO:
A inserção do tema da Diversidade Cultural nos currículos escolares se dá para que se possa compreender as contribuições das diversas culturas na formação do nosso país, e assim desconstruir algumas afirmativas que foram colocadas historicamente, bem como o descaso com a importante contribuição dos elementos sociais negro e indígena e seu uso como recursos ideológicos na construção da identidade social, (DA MATTA, 1987). Para isso é necessário que haja uma articulação na escola onde a diversidade de etnias e culturas se desdobra, junto aos professores que devem traçar objetivos e resultados que atendam as necessidades dos alunos resultando assim na construção de um currículo escolar que atenda as diversas culturas existentes no ambiente escolar, pois “saber discutir pluralidade a partir das diferenças dos próprios alunos é um modo de conduzir o tema de forma mais próxima da realidade brasileira” (PCN 1997, p.15). O Objetivo deste trabalho é o de pontuar os desafios e resistências enfrentados pelos professores do ensino fundamental da maior escola municipal de São Bernardo, MA, em inserir o tema da Pluralidade Cultural, focando nas aulas ministradas nas áreas de Ciências Humanas.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada para a realização dessa pesquisa foi a revisão bibliográfica dos documentos legais como a Constituição Federal de 1988, A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Pluralidade Cultural (1997), bem como a revisão de literatura de autores como Da Matta (1987), Schwarcz (1993) que pesquisam sobre a formação sociocultural brasileira e Semprini (1999) sobre a diversidade cultural. Como técnica de pesquisa, empreendeu-se uma observação semanal e conversas informais para a realização de um diagnóstico da escola; aplicação e análise de questionários aos alunos, pais, professores, coordenadores e diretora. E análise de uma Proposta Politico Pedagógica do ano 2009, para melhor compreender os desafios e resistências dos professores em inserir o tema no currículo escolar.
RESULTADOS:
Os resultados da pesquisa mostram que a voz da escola não é ativa em promover o respeito e reconhecimento às diversas etnias e culturas que constituem a nossa sociedade. Os professores quando questionados sobre o tema transversal da Pluralidade Cultural e os desafios de inseri-los no currículo escolar, afirmam que não possuem capacitação e que a escola não colabora para efetivar a prática de inserção deste tema nos currículos. Ao observar o espaço escolar e as aulas ministradas percebemos a forma mecânica e práticas corriqueiras que ocorrem na escola, por falta da relação dos professores com a interdisciplinaridade, que é fundamental para se trabalhar a Diversidade Cultural. Os professores sabem a importância da interdisciplinaridade para fundamentar a temática e inserir a mesma no currículo, mas não sabem como pôr em prática em vista de poucos recursos, além dos livros didáticos que são disponibilizados pela escola e a não formação e capacitação para trabalhar a temática de forma que atenda a necessidade dos alunos. A escola conta, ainda, com a ausência da sociologia, disciplina importante para a compreensão das diversas culturas e suas relações; e as aulas de Filosofia são ministradas por profissionais de outras áreas.
CONCLUSÃO:
A pesquisa, coleta e análise dos dados revelam que os maiores desafios estão presentes na organização curricular, que não abrange, nessa escola, os temas da diversidade étnico-cultural e Pluralidade cultural. A despreocupação dos professores em relação ao ambiente sociocultural do aluno transforma a escola numa realidade à parte, uma descontinuidade da realidade. Para Vygotsky, “O conhecimento se dá na troca, na interação e na dinâmica social com o outro”, dessa forma é fundamental a interação entre professorado, alunado e escola; a compreensão dessas três ideologias é necessária pra a construção de um currículo funcional e que abranja a interdisciplinaridade, capaz de dar meios à escola de valorizar as competências do aluno. A escola é rica em sua Diversidade Cultural, mas não é explorada como deveria. As Ciências Humanas utilizadas interdisciplinarmente incluindo a temática da Pluralidade Cultural pelos professores para estimular as competências do aluno é um desafio constante, e precisa ultrapassar muitas resistências no âmbito escolar.
Palavras-chave: Pluralidade Cultural, Currículo escolar, Ciências Humanas.