64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
USO DAS TICs - ALFABETIZAÇÃO DIGITAL: PEDAGOGIA FREIREANA NAS NUVENS
Mirtes de Oliveira Diniz 1
Elda Alves de Santana 2
José Batista Sales Filho 3
Sanda Sales Brasiliano 4
1. Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife – Recife / PE
2. Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife – Recife / PE
3. Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife – Recife / PE
4. Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife – Recife / PE
INTRODUÇÃO:
A política de inclusão digital da Prefeitura do Recife tem como filosofia a integração das TICs no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife, tanto nos laboratórios de informática das escolas municipais como das Unidades de Tecnologias na Educação e Cidadania – UTEC. Este projeto foi desenvolvido com o objetivo de articular os conhecimentos adquiridos no Curso de Telemática I com a temática do Ano Letivo de 2011, “Paulo Freire: Cidadão do Recife, Educador do Mundo”, representando uma homenagem a este grande educador que muito contribuiu para a educação brasileira. A base da Pedagogia Freireana é o diálogo libertador e não o monólogo opressivo do educador sobre o educando. Na relação dialógica estabelecida entre educador e educando faz-se com que este aprenda a aprender. Respeita-se o aluno não o excluindo da sua cultura, fazendo-o de mero depositário da cultura dominante. Ao se descobrir como produtor de cultura, os homens se veem como sujeitos e não como objetos da aprendizagem. O objetivo deste projeto buscou promover a Alfabetização Digital de adolescentes, jovens e adultos partindo da apropriação dos conceitos desenvolvidos por Paulo Freire, com ênfase na promoção da cidadania.
METODOLOGIA:
Os cursos tiveram carga horária de 10 aulas, num total de 40h/a cada módulo, sendo oferecidos Curso Básico de Editor de Texto e Imagem, Planilha e Internet. Foram desenvolvidas atividades com aulas teóricas e práticas no Laboratório de Informática da UTEC Cristiano Donato, incursões pedagógicas ao Centro de Formação de Professores Paulo Freire, da Secretaria de Educação do Recife. As estratégias desenvolvidas foram leituras, pesquisas, incursões pedagógicas, reflexões e produções dos textos estudados, biografia e obras de Paulo Freire, utilizando os editores de textos e imagens, a planilha eletrônica e a internet para postagens das produções dos cursistas. Assim como participação deles nos chats, sala de bate-papo, redes sociais e criação de blogs individual ou coletivo. Todas as produções foram elaboradas com base no que os alunos aprenderam no decorrer dos cursos.
RESULTADOS:
Nos Cursos de Informática Básica, boa parte dos alunos chega sem conhecimentos prévios no uso do computador, do simples ligar a máquina ao acessar os programas. Principalmente os alunos adultos ou da terceira idade, uma vez que muitos deles informam ter computador em casa, mas quem utiliza são os filhos (as), maridos (as) ou netos (as). A parte dos alunos são pessoas que estão procurando emprego; já estão empregados, mas precisam de informática para conseguir uma promoção; estão querendo se comunicar com parentes distantes ou são alunos das turmas regular do Fundamental II e Ensino Médio. Geralmente as aulas ocorrem de forma motivadora, participativa, num clima de interação, aprendizagem e colaboração. Com os cursos oferecidos, conseguimos desmistificar o uso do computador numa perspectiva de construção da cidadania, desenvolvimento pessoal e preparação para o mercado de trabalho, fazendo com que os cursistas demonstrem interesses em participar das outras modalidades de cursos oferecidos pela Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (UTEC).
CONCLUSÃO:
No final dos cursos foram criadas pelos cursistas várias produções nos Editores de textos (Word e Write), Editores de Imagens (PowerPoint e Impess.), nas planilhas (Cálc. e Excel), na Internet foram criados e-mails, documentos compartilhados, blogs, chegando alguns alunos a criarem suas páginas na internet. Os trabalhos desenvolvidos no decorrer do ano foram apresentando em alguns eventos científicos na própria rede municipal e fora dela.
Palavras-chave: Novas Tecnologias, Educação Transformadora, Cidadania / Mercado de Trabalho.