64ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 3. Análise Nutricional de População
PREVALÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA A PARTIR DO CRITÉRIO DO NCEP-ATP III OBSERVADA EM ADULTOS E IDOSOS DURANTE AÇÕES DE SAÚDE EM DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR DO MARANHÃO
Wyllyane Rayana Chaves Carvalho 1
Hugo Leonardo Neves Santos 2
Giulia Ellen Alves de Oliveira 2
Renatha de Sena Rosa Lago 3
Carlos Eduardo Ribeiro Soares 2
Lílian Bernardete M. Rabelo 4
1. Instituto de Ensino Superior Franciscano-IESF
2. Universidade Federal do Maranhão-UFMA
3. Centro Universitário do Maranhão-CEUMA
4. Universidade Estadual do Maranhão-UEMA
INTRODUÇÃO:
A I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento de Síndrome Metabólica (SM) define a doença como um transtorno complexo representado por um conjunto de fatores de risco cardiovasculares usualmente relacionados à deposição central de gordura e à resistência a insulina. Estudos que apontem em qual cenário e proporção a doença acomete os indivíduos,além da apresentação dos fatores que interagem para sua gênese são de grande relevância para atuação eficaz quanto aos aspectos de prevenção e tratamento da mesma. O objetivo do trabalho foi avaliar a prevalência de Síndrome Metabólica(SM) utilizando o critério da NCEP-ATP III em adultos e idosos de duas comunidades do interior do MA,além da investigação de outros fatores pertinentes,como o excesso de peso e prática de atividade física.
METODOLOGIA:
Conduziu-se um estudo observacional, de corte transversal, cuja base populacional foram os participantes das ações de saúde realizadas com o apoio da prefeitura municipal de cada comunidade (Primeira Cruz-MA e Zé Doca-MA) nos meses de Abril e Julho de 2010. Os participantes foram devidamente informados em relação ao uso de seus dados para a pesquisa e concordaram em participar assinando um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Resolução 196/96 do CNS). Para efeito de diagnóstico de Síndrome Metabólica, os parâmetros pesquisados foram: hipertensão arterial, circunferência abdominal e diabetes mellitus. Os outros parâmetros não foram pesquisados por inviabilidade do acesso a esses dados. Seguindo os critérios da NCEP-ATP III e da I Diretriz Brasileira de Síndrome Metabólica, a SM pode ser caracterizada pela combinação de pelo menos três dos componentes supracitados. Foram considerados pacientes hipertensos e diabéticos aqueles que ao participarem das ações de saúde relataram o diagnóstico médico dessas doenças, assim como o tratamento farmacológico a que são submetidos. A circunferência da abdominal foi medida com uma fita métrica inelástica no meio da distância entre a crista ilíaca e o rebordo costal inferior como preconiza a Organização Mundial de Saúde.
RESULTADOS:
Dos 111 pacientes atendidos, 61 eram mulheres (54,95%) e 50 eram homens (45,5%) com idades entre 20 a 77 anos. Entre as mulheres: 20 delas possuíam diagnóstico de HAS (32,78%), destas, 15 (75%) apresentaram CA > 90 cm e excesso de peso, 15 (75%) possuíam diagnóstico de diabetes, e na observação da glicemia capilar aferida não foi notado alterações mediante os parâmetros utilizados. Quanto à prática de atividade física os dados também foram negativos, onde 52 (85,72%) do total da amostra feminina relataram sedentarismo. Na população masculina: 22(44%) possuíam diagnóstico prévio de HAS, destes, 13 (59,09%) apresentaram CA > 104 cm e 30% apresentaram excesso de peso, 11 (22%) possuíam diagnóstico prévio de diabetes. Quanto à prática de atividade física foi observada uma proporção de sedentarismo equivalente a da amostra feminina (85,7%). A prevalência de SM foi de 23,42%, um resultado importante.
CONCLUSÃO:
O presente estudo relata o quadro dos fatores de risco para síndrome metabólica encontrados por outros autores. Consideraram-se os critérios do NCEP ATP III para notificar os casos de sindrômicos, sendo que foram avaliados apenas três dos cinco valores preconizados. O resultado mostrou que um percentual significante de indivíduos (23,42%) apresentaram SM, o quadro é ainda mais preocupante quando são apontados a quantidade de indivíduos com mais de um componente da síndrome metabólica, o total de 37,83%,entre os componentes observados têm-se: HAS, diabetes e obesidade abdominal,além destes, outras informações importantes foram avaliadas como o significativo excesso de peso e inatividade física.
Palavras-chave: síndrome metabólica, NCEP-ATPIII, saúde.