64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
O PERFIL DO PROFISSIONAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL – O PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA REDE DE EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO. |
Hugo Leonardo Freitas Pereira 1 José Carlos de Melo 2 |
1. Graduando em pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, bolsista do PIBID/CAPES/UFMA Pedagogia 2. Docente da UFMA Doutor em Educação,e coordenador do programa PIBID/CAPES/UFMA (Pedagogia) |
INTRODUÇÃO: |
Esta investigação é pautada na pesquisa de campo realizada em escolas da rede municipal, na Unidade de Educação Básica “Meus Amiguinhos” e na Unidade de Educação Básica São Francisco de Assis – anexo Olinda Desterro, todas situadas na Ilha de São Luís. A pesquisa mostra a necessidade de se entender qual o perfil dos docentes que estão em atuação na educação infantil, educadores estes que segundo Kramer (2003) são sujeitos singulares, que a partir de suas histórias e experiências, constroem diversas formas de verem o mundo, as crianças, a si próprios e a profissão docente. Perceber as semelhanças e diferenças entre o contexto global e a realidade brasileira e entre os profissionais que nela atuam, em especial no Maranhão e sua capital São Luís que, no âmbito da educação pública, passa por constantes mudanças estruturais e sofre com a insatisfação da sociedade e de seus profissionais, tendo um longo caminho a se percorrer até o atendimento integral de sua demanda. |
METODOLOGIA: |
A constante prática dos especialistas em educação de idealizarem o profissional docente, assim como o constante aumento da exigência de saberes que este profissional deve dominar, despertaram vários questionamentos: O valor social desta profissão? Por que do desmerecimento social? Quais os saberes necessários para a prática docente cotidiana? Qual a formação deste profissional? Seu perfil social? Sua visão quanto à atuação docente? E sobre si mesmo como profissional? Como vê o futuro da educação no Brasil? Para encontrar tais respostas levamos em conta as condições de trabalho, a escola como espaço físico. Observamos suas atividades cotidianas e as relações entre seu grupo de trabalho e com seus alunos, usamos entrevistas abertas como aconselha Bourdieu (1999) para mensurarmos os conceitos atribuídos pelos professores e sua atuação profissional. |
RESULTADOS: |
A grande maioria dos docentes não soube situar, nem justificar sua prática no contexto em que atua, além de demonstrar insatisfação com sua condição de trabalho. Quanto à formação dos mesmos, ainda é muito comum a atuação de indivíduos sem formação adequada ou formação apenas de nível médio. Aqueles que têm a formação de nível superior consideram que a mesma não lhes preparou para enfrentar a realidade que encontraram nas escolas. Também é visível a insatisfação quanto à valorização da profissão docente, tanto pelos órgãos públicos, quanto pela sociedade. |
CONCLUSÃO: |
A identidade profissional do professor é para Pimenta (1999) construída a partir do significado social dessa profissão, das tradições que a permeiam, é a relação dialética entre prática e teoria. Essa identidade é construída também pelo significado que o docente dá a ela, por sua história de vida, anseios, temores e representações. É vital para a real evolução da educação de um país, a valorização do profissional, melhoria de suas condições de trabalho e de sua formação básica, são indiscutivelmente necessárias para o salto qualitativo de que necessita a educação brasileira. |
Palavras-chave: Educação infantil, Formação docente, Perfil profissional. |