64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
Pré-Universitário Oficina do Saber UFF/COMPERJ - Perfil dos alunos Núcleo São Gonçalo
Jose Nilton de Sousa 1
Ione Hasegawa Kassuga 1
Paulo Cesar Ribeiro 1
Carlos Antonio Almeida Raeder 1
Rodrigo Paiva dos Santos 2
Fernanda Regis Moraes da Silva 2
1. Professor/ Universidade Federal Fluminense - UFF
2. Professora /Orientadora - Universidade Federal Fluminense - UFF
3. Professor/ Universidade Federal Fluminense - UFF
4. Professor/ Universidade Federal Fluminense - UFF
5. Graduando Pedagogia/Universidade Federal Fluminense - UFF
6. Graduanda Serviço Social/ Universidade Federal Fluminense - UFF
INTRODUÇÃO:
O estudo tem como objetivo apresentar os resultados do Projeto “Pré – Universitário Oficina do Saber: mais que um curso, uma construção de cidadania”, em parceria com o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ), núcleo São Gonçalo/RJ. O Projeto tem como propósito apoiar jovens de baixo poder aquisitivo, oriundos de escolas públicas deste município, com a proposta metodológica de ampliar e reforçar conteúdos programáticos necessários para que possam enfrentar em melhores condições o concorrido exame de vestibular para as Universidades Públicas. Este trabalho também tem como finalidade ampliar a discussão de uma proposta de transformação social, ou seja, uma educação para a cidadania, oferecendo ao alunado oportunidades para o seu enriquecimento pessoal, social e cultural.
METODOLOGIA:
O curso pré-universitário – núcleo São Gonçalo iniciou o ano letivo de 2011 com 44 alunos com atividades diárias de abril a dezembro de 2011, de segunda a sexta, das 14h às 18h:30min. Para o desenvolvimento do estudo foram analisados e avaliados os dados registrados no livro de cadastro, a ficha socioeconômica de inscrição de cada aluno matriculado e foram trabalhadas variáveis como: bairro, idade, motivo de evasão, raça/etnia, sexo, local de moradia, tipo de ensino, escolaridade, renda familiar, inserção da família em programa de assistência do Governo, ano de conclusão de ensino médio, dentre outras. Todos os dados de interesse foram selecionados e inseridos no programa Banco de Dados – SPSS. Com o auxílio deste instrumento, foram processados os dados necessários para traçar o perfil deste grupo.
RESULTADOS:
Segundo perfil apurado, 75% dos alunos pertenciam à faixa etária entre 16 e 17 anos, 56,8% eram do gênero feminino e 43,2% do masculino e, segundo a classificação raça/etnia do IBGE, 23 alunos são negros e pardos (52,3%), 16 brancos, (36, 4%), 1 de amarelo e 4 não informaram. A maioria dos alunos reside no município de São Gonçalo (97,7) e 95,5% concluíram o Ensino Médio em escolas públicas no ano de 2011. Verificou-se que dos 44 alunos, 34,0% possuíam renda per capta de até meio salário; 38,6% de meio salário a um salário mínimo; 25% de um salário a um salário e meio e somente 2,4% acima de um salário e meio. Embora os alunos fossem provenientes de família com baixo poder aquisitivo, apenas as famílias de 4 alunos recebiam auxílio do Programa Bolsa Família e 88,6% do grupo não exercia nenhuma ocupação remunerada. Do total de 44 alunos matriculados, 23 evadiram (52, 3%), e as principais causas foram decorrentes do ingresso no mercado de trabalho (30,4%), dificuldade financeira para deslocamento (21,7%), falta de disponibilidade de horário (9,1%) e motivo de doença (4,3%).
CONCLUSÃO:
Neste primeiro ano não foi possível seguir a rotina estabelecida do processo seletivo de candidatos por razões específicas de calendário. A turma foi formada através de convite a duas escolas públicas vizinhas ao Comperj. A questão da evasão parece estar associada ao baixo poder aquisitivo das famílias que não podem absorver mais um custo de passagem necessário ao deslocamento do aluno de casa para o curso tendo em vista a grande distância existente entre os bairros de São Gonçalo. Soma-se a esta constatação o percentual elevado dos jovens, 30,4%, que optaram em ingressar no mercado de trabalho, abandonando o curso. Apesar do grande índice de evasão, dos 18 alunos que concluíram o curso, 8 obtiveram aprovações nos Vestibulares de Universidades Públicas, nos cursos: Biologia, Ciências Biológicas, Ciências Atuariais, Química, Biotecnologia, Ciências Contáveis e dois em Física. Podemos acreditar no êxito do preparo básico qualitativo alcançado pelos alunos tendo em vista os resultados alcançados, índice de 44,4% de aprovações. Além da transmissão de conteúdos, o projeto tem como preocupação desenvolver uma consciência crítica entre seus alunos proporcionando um curso diferenciado onde a integração e a prática de cidadania estejam sempre presentes.
Palavras-chave: Pré-Universitário, Aluno, Cidadania.