64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
APRESENTAÇÃO DE CINE ASTRONOMIA COMO FORMA DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Plícida Maria da Silva Arcoverde 1
Antônio Carlos S. Miranda 2
1. Bolsista PIBID. Dep. De Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
2. Prof. Dr./Orientador – EaD-UFRPE
INTRODUÇÃO:
Procurando novos meios de interagir com os estudantes, o ensino da Física vem sofrendo mudanças significativas que fogem da aula tradicional buscando um aprendizado de forma lúdica e atraente. Na busca de novos meios de ensino-aprendizado o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) procura conjugar o conhecimento científico com o lúdico, tendo em vista que fora da escola existem atrativos como a televisão e a internet que podem tirar o interesse pela escola. A introdução na escola, da tecnologia com vídeos e filmes, para o ensino da física e astronomia, tem como objetivo mostrar que a astronomia é um ramo da física, – já que muitas vezes esses assuntos são tratados separadamente – fazendo ligação com assuntos de física abordados em sala, mas também podendo ser feita uma atividade interdisciplinar, tendo em vista que o conteúdo também abrange outras disciplinas. Apesar de a astronomia ser um ramo da física, não é muito abordada no período letivo, mas sempre desperta interesse e curiosidade do aluno. Dessa forma, atividade como essa acaba despertando o interesse por conhecimentos científicos, fugindo um pouco do tradicional e tornando um ensino-aprendizado significativo e prazeroso.
METODOLOGIA:
Para a realização do Cine Astronomia com alunos do ensino médio da Escola Estadual Lions de Parnamirim, foram disponibilizados para nós bolsistas do PIBID de Física um laboratório na própria escola, onde foi montado um “ambiente de cinema” com data show e notebook. Antes de ser apresentado o vídeo foi passado um questionário abordando assuntos como: a ligação da física com astronomia, a importância da astronomia para a sociedade e se os alunos já tiveram contato com assuntos de astronomia. O questionário foi de grande importância para saber o conceito dos alunos a respeito do assunto e para mostrar a eles o que seria debatido com o vídeo. O vídeo abordado foi A Nave Terra, tendo como temática a formação do sistema solar, formação da Terra e da Lua. No início do vídeo foi explicado para eles que seriam escolhidas algumas cenas por nós bolsistas para um debate no termino do vídeo e para explicar questões abordadas inicialmente no questionário. Também foram escolhidas por eles algumas cenas para debate, onde eles debateram entre si. Como forma de avaliação foram levantadas juntamente com o questionário algumas perguntas relacionadas ao vídeo em que os alunos teriam de responder ao término do debate.
RESULTADOS:
Ao abordar Astronomia no ensino médio, tendo em vista que esse é um assunto pouco trabalhado no ano letivo, pode-se observar que a recepção do conteúdo pelos alunos foi bem aceita. O vídeo sobre a formação da Terra causou maior interesse, auxiliando no entendimento da formação da terra e na ligação da física com astronomia, a partir do momento que os estudantes fizeram a ligação com assuntos já vistos em outras disciplinas, quando puderam entender que a força que faz a Terra girar em torno do Sol é a gravidade e que o conceito de formação da Terra vale também para os outros planetas. Durante o Cine Astronomia tivemos a preocupação de deixar um ambiente aberto para perguntas e respostas, onde os estudantes levantaram dúvidas frequentes para eles, resultando num pequeno debate sobre o tema. Com apresentação de vídeo e debate sobre Astronomia, verificou-se que abordando o assunto de forma diferenciada e lúdica, torna o aprendizado mais prazeroso e estimula a curiosidade do aluno, considerando que as dúvidas levantadas são indicativas de interesse dos estudantes. Dessa forma, entendemos que a utilização da tecnologia e a interdisciplinaridade associados a um ensino-aprendizagem mais lúdico é de grande contribuição para promover interesse pela ciência e para o aprendizado do aluno.
CONCLUSÃO:
Tendo como expectativa uma nova forma de ensinar ciência, mostrando aos alunos que o ensino da física pode ser feito diferente das práticas cotidianas e tradicionais, tornando a aula mais prazerosa e participativa, o presente resumo apresentou os resultados sobre o ensino da astronomia com o Cine Astronomia feito na Escola Estadual Lions de Parnamirim. Visto que uma das grandes dificuldades do ensino da física é uma aprendizagem passiva e pouco participativa, a abordagem do conteúdo com o uso de tecnologia que normalmente é usada para entretenimento dos alunos torna a aula mais atrativa melhorando a relação professor-aluno-conteúdo, demonstrando resultados satisfatórios. Percebemos que ao conjugar o lúdico com o científico alcançamos as necessidades do aluno no entendimento de ciência, contribuindo também para o desenvolvimento de atividades em grupo que reflete um rendimento individual e social do estudante. Dessa forma, concluímos que como professores diante do processo de ensino-aprendizado é necessário renovar os meios de ensino, despertando no estudante o interesse pelo conhecimento e o tornando participante nessa construção, visto que divergindo do modo tradicional há uma maior relação entre professor e aluno por meio do diálogo, tornando a aprendizagem mais completa.
Palavras-chave: Astronomia, Física, Aprendizagem..