64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
DIAGNOSTICO SOCIOAMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA COMO INDICADOR DE PROBLEMAS E SONHOS DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO |
Olívia de Almeida Machado Coelho 1 Jaqueline da Silva Melo 1 Monica Lopes Folena Araujo 2 |
1. Depto. de Ciências Biológicas, Bolsista PIBID, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE 2. Profa./Orientadora, Coordenadora PIBID Biologia - Depto.de Educação – UFRPE |
INTRODUÇÃO: |
O diagnóstico socioambiental representa a oportunidade de diagnose na escola, em um contexto marcado pela degradação permanente do ambiente natural e social, criando uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental (EA). Esta vem sendo incorporada como uma prática inovadora em diferentes âmbitos, tendo destaque como objeto de políticas públicas de educação e de meio ambiente em âmbito nacional. Devido a sua importância a EA não deve ser abordada na escola apenas por professores de Biologia, mas por professores de todas as áreas do conhecimento, como preconizam os PCNs. A elaboração do diagnóstico - numa parceria entre professores, alunos e comunidade - e a busca de soluções para os problemas socioambientais locais, constitui-se em uma situação de aprendizagem interdisciplinar significante. O trabalho teve como objetivo analisar como o diagnóstico socioambiental indica problemas e sonhos na escola pública. |
METODOLOGIA: |
O presente trabalho, de abordagem qualitativa (MINAYO, 2007), foi desenvolvido em uma escola pública estadual que é parceira da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Os sujeitos deste trabalho compreendem alunos que cursam o primeiro e segundo ano do ensino médio, totalizando trinta e quatro alunos. Utilizamos uma metodologia de ensino, fundamentada na vivência dos alunos, acerca das condições socioambientais da escola e em seu entorno. Foram desenvolvidos dois procedimentos. Primeiramente foi feito levantamento das visões dos estudantes sobre as condições socioambientais dentro e fora da escola, através de uma folha de ofício em branco, chamada muro das lamentações. Neste os alunos escreveram tudo o que lhes atormentava dentro e fora da escola. Posteriormente, houve a elaboração de uma proposta visando ao equacionamento das questões problemáticas abordadas, através do engajamento dos alunos. Esta produção dos estudantes, feita em folha de ofício, foi chamada árvore dos sonhos. |
RESULTADOS: |
A maioria dos alunos sujeitos da pesquisa compreende que os problemas ambientais são resultados do modo como as pessoas interagem no ambiente. Alguns dos problemas socioambientais citados por eles foram: esgoto sanitário, água, coleta de lixo, educação, serviço de saúde; além de problemas como enchentes, desemprego e violência. A detecção desses problemas no ambiente escolar e fora dele, leva-nos a considerar a necessidade de elaborar e implantar metodologias interdisciplinares que contribuam, ao menos em parte, para o equacionamento de tais problemáticas. Na árvore dos sonhos, expuseram os mais diversos desejos: um mundo sem violência, sem preconceito, sem desmatamento, sem poluição e sem desigualdade social. Por isso, do ponto de vista educativo, fazemos uma aposta no diagnóstico socioambiental como um instrumento que auxilia a acurar o olhar para o ambiente local e, ao mesmo tempo, estimular a comunidade escolar a se engajar como protagonista na construção da escola que se deseja. |
CONCLUSÃO: |
Diante dos resultados encontrados o quadro socioambiental que caracteriza as sociedades contemporâneas revela que o impacto dos humanos sobre o meio ambiente tem tido consequências cada vez mais complexas, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. A realização desta atividade com a participação dos alunos foi bastante significativa, uma vez que proporcionou o diálogo, a troca de conhecimento e o enriquecimento na formação dos discentes da escola e dos bolsistas do PIBID. Ademais, o diagnóstico socioambiental possibilitou analisarmos os problemas e sonhos enfrentados por jovens da escola pública do ensino médio. E, neste sentido, destacamos que a educação ambiental assume cada vez mais uma função transformadora, na qual a corresponsabilidade dos indivíduos torna-se objetivo essencial para promover um novo tipo de visão de mundo, de forma mais consciente e socioambientalmente sustentável. |
Palavras-chave: Educação Ambiental, Diagnóstico Socioambiental, Escola Pública. |