64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
DIAGNOSTICO SOCIOAMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA COMO INDICADOR DE PROBLEMAS E SONHOS DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO
Olívia de Almeida Machado Coelho 1
Jaqueline da Silva Melo 1
Monica Lopes Folena Araujo 2
1. Depto. de Ciências Biológicas, Bolsista PIBID, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
2. Profa./Orientadora, Coordenadora PIBID Biologia - Depto.de Educação – UFRPE
INTRODUÇÃO:
O diagnóstico socioambiental representa a oportunidade de diagnose na escola, em um contexto marcado pela degradação permanente do ambiente natural e social, criando uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental (EA). Esta vem sendo incorporada como uma prática inovadora em diferentes âmbitos, tendo destaque como objeto de políticas públicas de educação e de meio ambiente em âmbito nacional. Devido a sua importância a EA não deve ser abordada na escola apenas por professores de Biologia, mas por professores de todas as áreas do conhecimento, como preconizam os PCNs. A elaboração do diagnóstico - numa parceria entre professores, alunos e comunidade - e a busca de soluções para os problemas socioambientais locais, constitui-se em uma situação de aprendizagem interdisciplinar significante. O trabalho teve como objetivo analisar como o diagnóstico socioambiental indica problemas e sonhos na escola pública.
METODOLOGIA:
O presente trabalho, de abordagem qualitativa (MINAYO, 2007), foi desenvolvido em uma escola pública estadual que é parceira da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Os sujeitos deste trabalho compreendem alunos que cursam o primeiro e segundo ano do ensino médio, totalizando trinta e quatro alunos. Utilizamos uma metodologia de ensino, fundamentada na vivência dos alunos, acerca das condições socioambientais da escola e em seu entorno. Foram desenvolvidos dois procedimentos. Primeiramente foi feito levantamento das visões dos estudantes sobre as condições socioambientais dentro e fora da escola, através de uma folha de ofício em branco, chamada muro das lamentações. Neste os alunos escreveram tudo o que lhes atormentava dentro e fora da escola. Posteriormente, houve a elaboração de uma proposta visando ao equacionamento das questões problemáticas abordadas, através do engajamento dos alunos. Esta produção dos estudantes, feita em folha de ofício, foi chamada árvore dos sonhos.
RESULTADOS:
A maioria dos alunos sujeitos da pesquisa compreende que os problemas ambientais são resultados do modo como as pessoas interagem no ambiente. Alguns dos problemas socioambientais citados por eles foram: esgoto sanitário, água, coleta de lixo, educação, serviço de saúde; além de problemas como enchentes, desemprego e violência. A detecção desses problemas no ambiente escolar e fora dele, leva-nos a considerar a necessidade de elaborar e implantar metodologias interdisciplinares que contribuam, ao menos em parte, para o equacionamento de tais problemáticas. Na árvore dos sonhos, expuseram os mais diversos desejos: um mundo sem violência, sem preconceito, sem desmatamento, sem poluição e sem desigualdade social. Por isso, do ponto de vista educativo, fazemos uma aposta no diagnóstico socioambiental como um instrumento que auxilia a acurar o olhar para o ambiente local e, ao mesmo tempo, estimular a comunidade escolar a se engajar como protagonista na construção da escola que se deseja.
CONCLUSÃO:
Diante dos resultados encontrados o quadro socioambiental que caracteriza as sociedades contemporâneas revela que o impacto dos humanos sobre o meio ambiente tem tido consequências cada vez mais complexas, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. A realização desta atividade com a participação dos alunos foi bastante significativa, uma vez que proporcionou o diálogo, a troca de conhecimento e o enriquecimento na formação dos discentes da escola e dos bolsistas do PIBID. Ademais, o diagnóstico socioambiental possibilitou analisarmos os problemas e sonhos enfrentados por jovens da escola pública do ensino médio. E, neste sentido, destacamos que a educação ambiental assume cada vez mais uma função transformadora, na qual a corresponsabilidade dos indivíduos torna-se objetivo essencial para promover um novo tipo de visão de mundo, de forma mais consciente e socioambientalmente sustentável.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Diagnóstico Socioambiental, Escola Pública.