64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
SUSTENTABILIDADE E CONSUMO EFICIENTE: CONSCIENTIZAR PARA MUDAR!
Rinaldo Costa do Nascimento 1
Joacillo Albuquerque Cavalcante 1
Cicero Bizerra de Sousa 1
José Isarlano Giffoni Costa 1
Fermania Silvia Almeida de Oliveira 1
1. Secretaria da Educação do Ceará – SEDUC / 9ª CREDE.
INTRODUÇÃO:
Para fazer frente a crise ecológica atual e ao crescente consumo de energia, água e outros recursos utilizados nas escolas públicas estaduais de abrangência da 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, busca-se incorporar à rotina das escolas e da própria CREDE, a prática de monitoramento e controle desses recursos a partir de campanhas de conscientização para adoção de medidas simples por parte de professores, alunos e funcionários, tais como: desligar a luz, fechar a torneira ou o ar condicionado, optar por aparelhos mais eficientes, entre outras. Desse modo, houve a necessidade de direcionar o trabalho diário da comunidade escolar para este foco. A 9ª CREDE, realizou no decorrer do ano letivo de 2011, através do Núcleo Regional Administrativo Financeiro (NRAFI), o acompanhamento de 14 escolas distribuídas em 6 municípios de sua abrangência, objetivando desenvolver no espaço da comunidade escolar, ações voltadas para a diminuição de custos, ou mesmo, o uso racional de recursos, oportunizando a todos um outro olhar sobre padrões de consumo e sustentabilidade.
METODOLOGIA:
O projeto SUSTENTABILIDADE e CONSUMO EFICIENTE: Conscientizar para Mudar, foi realizado durante o 2º semestre, em 14 escolas, inicialmente com a exposição dos gráficos para os gestores, referentes ao consumo de energia, água e telefone de suas respectivas escolas. Após essa ação, seguida por sucessivas análises e reflexões, avançou-se para a etapa de encaminhamentos. Entre as ações desenvolvidas destacam-se: 1. Criação de uma Comissão de Meio Ambiente na escola, com vista na implementação do projeto e a capacitação da comunidade escolar; 2. Fazer planilhas de acompanhamento do consumo de energia, água e telefone, bem como verificar o andamento e resultado do projeto; 3. Solicitar da Comissão de Meio Ambiente a elaboração do planos com metas de redução no mínimo de 10% do consumo de energia, água e telefone da escola; 4. Os resultados dos planos deverão ser citados em relatório, para posterior envio ao NRAFI/9ª CREDE.
RESULTADOS:
Durante o período de agosto a dezembro de 2011, foram realizadas diversas ações com destaque as que foram realizadas em curto prazo: Substituição de lâmpadas menos eficientes, pintura de paredes em tons claros, colocação de cartazes com os resultados alcançados, etc. Outras ações revelaram o grau de envolvimento da comunidade escolar com projeto, a partir das sugestões feitas as comissões de meio ambiente, como por exemplo: apagar as luzes ao sair da sala e desligar os aparelhos de ar condicionado colocando avisos próximos as tomadas, colocação de sensores de presença nos banheiros, realização de vistorias para detectar vazamentos na rede hidráulica, priorizar comunicação através de comunicação eletrônica (e-mail, sms...) e colocar os computadores no modo hibernar no caso de ausentar-se por mais tempo. Portanto, foram sugestões que sinalizam para uma mudança de hábito no espaço público, além da conscientização e educação das pessoas.
CONCLUSÃO:
Ao implantarem o projeto SUSTENTABILIDADE e CONSUMO EFICIENTE, as escolas e a 9ª CREDE despertaram nos funcionários e comunidade escolar, o desejo de contribuir para a sustentabilidade do planeta e da própria instituição onde trabalham ou estudam. A meta de redução proposta no mínimo de 10%, foi atingida ou superada através das ações adotadas pelas Comissões de Meio Ambiente, mas que foram elaboradas a partir de sugestões dos próprios funcionários e da comunidade escolar, bem como do comprometimento dos gestores em acatar e colocá-las em prática. São ações como essas que todos os setores da sociedade devem praticar, ou seja, trabalhar para que as futuras gerações tenham todas as possibilidades de usufruírem de um sistema socialmente justo, ambientalmente correto e economicamente próspero, por um longo período de tempo.
Palavras-chave: Consumo, Sustentabilidade, Conscientização.