64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 1. Antropologia da Religião |
CANDOMBLÉ E UMBANDA: A PERCEPÇÃO ENTRE DUAS RELIGIÕES AFRODESCENDENTES NO BRASIL. |
Rafael Pereira 01 Jacinete Maria da Silva 02 Jociane Pereira 03 |
1. Ciências Naturais-UFMA 2. Ciências Naturais-UFMA 3. Ciências Naturais-Habilitação em Matemática-UEMA |
INTRODUÇÃO: |
Os cultos afro-brasileiros são sistemas de crenças herdados dos africanos, que foram trazidos como escravos para o Brasil a partir do século XVI. Dentro de seus padrões de variação, pretende-se analisar a visão compartilhada por adeptos do candomblé e da umbanda em relação à possibilidade de lidar com um universo anatemizado por suas respectivas tradições religiosas. A religião aqui é tratada como um grupo social marcante que oferece um conjunto de certezas que constituem pontos de referência diante da imprevisibilidade da vida cotidiana. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção entre candomblé e a umbanda entre seus frequentadores. |
METODOLOGIA: |
O estudo fundamenta-se na leitura e análise de livros, artigos, revistas e jornais que tratam da religião umbanda e candomblé, assim como a cultura popular, identidade cultural e o culto afro-brasileiro em sua perspectiva histórica e de expressão popular. Foram realizadas entrevistas com adeptos do candomblé e da umbanda os quais podem ser frequentadores não batizados e batizados na religião bem como, frequentadores eventuais (pessoas sem compromissos com a religião). |
RESULTADOS: |
Constatou-se que 40% dos entrevistados dizem que são da religião candomblé, seguindo os seus cultos aos Orixás agradecendo por tudo que os possuem nesta vida, consultando um pai de santo da religião candomblé vindo da Cidade de Salvador- BA sendo batizado com 10 anos nesta religião, na sua entrevista diz que “as pessoas não sabem de que religiões realmente são, porém, uns dizem que é do candomblé e na verdade são da Umbanda e vice-versa”. O mesmo se referiu a esses entrevistados e garantiu que eles são da Umbanda e que cultuam os seus deuses, que são os espíritos, vindos do astral para o planeta pra realizar o bem estar da humanidade tendo como exemplo os, caboclos e preto-velhos. Segundo o pai de santo, as percepções do candomblé para os demais entrevistados são coerentes, porque cultua os seus orixás que segundo o J. G. Magnani em seu artigo Doença mental e cura na Umbanda “são representados pelas forças e elementos da natureza, atividades humanas, virtudes e paixões, etc. Representados por entidades tais como Iansã, Iemanjá, Oxóssi, Xangô e Oxum, respectivamente”. Pôde-se perceber que o mesmo termo do candomblé e umbanda varia de significado, dependendo do contexto histórico social de cada local onde se cultua. |
CONCLUSÃO: |
A percepção existente entre as religiões afrodescendentes candomblé e a umbanda deriva, primordialmente, quanto à sua origem, pois segundo o texto: Quadro comparativo entre os cultos afro-brasileiros e o Espiritismo de Jáder Sampaio define: Candomblé, nome genérico das diversas correntes do culto dos Orixás, constituído de rituais vindos da África como herança cultural dos antigos escravos; Umbanda, culto brasileiro dos Orixás, marcado pela presença de um sincretismo de crenças e práticas durante o período de colonização do Brasil, que se desenvolveu com identidade própria dentro de uma cultura miscigenada derivada de Candomblés da Bahia, mas fortemente marcado por cultos dos índios brasileiros, catolicismo popular e pelo Espiritismo. Percebe-se no Brasil que é paradoxal a percepção entre o candomblé e a umbanda, uma vez que, para muitas pessoas e, até mesmo para adeptos dessas religiões não há diferenciação entre elas. Pois, quando se observa a prática ritual do candomblé e seus cultos, verifica-se que por definição o que se está sendo praticado em sua essência é a prática umbandista. |
Palavras-chave: Candomblé, Umbanda, Religião Afrodescendente. |