64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ESCOLA AMBIENTAL ÁGUAS DO CAPIBARIBE (EAAC): QUAL O SEU ENVOLVIMENTO COM OS IMPACTOS AMBIENTAIS DA SUA COMUNIDADE? PESQUISA REALIZADA COM ESTUDANTES DO PRIMEIRO E SEGUNDO ANOS DO SEGUNDO CICLO DE ESCOLAS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER DA CIDADE DO RECIFE (SEEL/PR/PE).
Mônica Alves Coelho dos Santos 1
José Hildo dos Santos 1
Kate Limeira Cavalcanti Jota 1
1. Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Cidade do Recife - SEEL/PR/PE.
INTRODUÇÃO:
A Escola Ambiental Águas do Capibaribe (EAAC) pertencente à SEE-PR/PE tem como objetivo principal promover em professores, estudantes e visitantes uma sensibilização para a problemática ambiental enfatizando os componentes aquáticos da paisagem recifense, propondo reflexões e consequentemente mudanças de atitudes e comportamentos que se traduzem em um querer cuidar dos rios e manguezais da cidade do Recife. Com o objetivo de conhecer e avaliar o grau de percepção dos estudantes em relação aos problemas ambientais de seus locais de vivência e o comprometimento com a problemática dos resíduos sólidos realizou-se uma pesquisa com os estudantes que participaram das atividades pedagógicas desenvolvidas nesta escola, para isto foram utilizados questionários contendo perguntas relacionadas ao tema em questão.
METODOLOGIA:
A pesquisa ocorreu no período de outubro a dezembro de 2011, durante as atividades pedagógicas desenvolvidas a bordo da EAAC. Participaram da pesquisa um total de 211 estudantes entre 8 e 14 anos de idade, de 7 escolas da Rede Municipal do Recife (Anita Paes Barreto, Balbina Menelau, Chico Mendes, do Leão, Engenheiro Umberto Gondin, Manuel Antônio de Freitas e Santo Antônio do Caçote), cursando o primeiro ou segundo ano do segundo ciclo e/ou os projetos Se Liga e Acelera. Os estudantes responderam perguntas que serviram para avaliar o grau de percepção deles em relação aos principais problemas ambientais das comunidades em que moram e o comprometimento deles com os resíduos sólidos. Os estudantes responderam várias perguntas, dentre elas: Qual o destino do seu lixo doméstico? Você descarta lixo em locais públicos? Qual o seu comportamento ao ver alguém jogar lixo em locais públicos?
RESULTADOS:
Quais os principais problemas ambientais de sua comunidade: em primeiro lugar a presença dos resíduos sólidos, em segundo o esgoto e a poluição dos rios que margeiam a comunidade, em terceiro a falta de água nas torneiras de suas casas e o crescente desmatamento das áreas verdes ainda existentes e em quarto os problemas inerentes ás condições climáticas e a falta de estrutura: deslizamento de barreiras (áreas com morros) e enchentes (áreas ribeirinhas). Qual o destino do lixo produzido: 82% entregam ao carro de coleta e também ao catador e 18% queimam, jogam em terreno baldio ou enterram no fundo do quintal de suas casas. Separar o lixo doméstico: 99% consideram esta ação muito importante. Você costuma jogar lixo em locais públicos? 83% não costumam fazer isto e 17% ainda jogam ou já jogaram o lixo nestes locais. Qual o seu comportamento ao ver pessoas jogando lixo em locais públicos? 56% reclamam ao verem tal comportamento e 44% apenas fazem cara de reprovação, mas não verbalizam. Quem deveria resolver os problemas ambientais? A maioria respondeu que esta tarefa caberia a todos nós e também à Prefeitura. Alguns responderam que os governos Estadual e Federal, partidos políticos, empresários e ONGs também poderiam contribuir nesta tarefa.
CONCLUSÃO:
A metodologia da pesquisa, com aplicação de questionários, foi significativa para alcançar os objetivos: conhecer a percepção dos estudantes para os problemas ambientais de suas comunidades e avaliar o grau de comprometimento com o lixo produzido por eles. Os resultados mostram que os estudantes percebem com clareza estes problemas e possuem um grau elevado de comprometimento com a problemática em questão. Quanto ao destino correto do lixo doméstico, embora os estudantes entendam a importância de separá-lo e entregá-lo para a coleta seletiva, alguns poucos ainda tem o hábito inadequado de queimar, jogar em terreno baldio ou mesmo enterrar o lixo no fundo do quintal, talvez por falta de comprometimento ou pela ausência ou ineficiência do sistema de coleta de resíduos, pois muitos moram em áreas de morros, de difícil acesso aos carros de coleta. O mesmo grau de comprometimento foi observado com relação ao reduzido número de alunos que ainda jogam ou já jogaram o lixo em locais públicos e ao grande percentual de estudantes que reclamam ou fazem cara de reprovação quando vê alguém jogar lixo nestes locais. Pode-se concluir que além da significativa percepção e comprometimento com os problemas ambientais, há também um entendimento sobre quem deve resolver estes problemas: todos nós.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Prática Pedagógica, Estratégias de Ensino.