64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
LUIZ GONZAGA: SERTANEJO, NORDESTINO, VENCEDOR!
Stela Santos Leal 1
Marta Neyd Siebra Bitú 1
1. PREFEITURA DO RECIFE
INTRODUÇÃO:
O ano letivo 2012 nas escolas municipais do Recife tem como tema “Luiz Gonzaga do Mangue ao Sertão, Homenagem aos 100 anos do Rei do Baião”. Seguindo esta temática, nós que fazemos a Escola Profissional Professor Aderbal Jurema, localizada no bairro do Vasco da Gama, estamos vivenciando durante o ano de 2012, este projeto que enaltece o centenário deste importante nordestino, que cantou através das mensagens contidas em músicas, a bravura de sua gente sofrida. que vivendo em uma região castigada pela estiagem, é forçada a procurar em outras regiões, a realização de seus sonhos: vencer as diversidades, exercer sua cidadania em plenitude, modificar as condições sociais, transformando assim o seu amanhã.
METODOLOGIA:
Dentre as músicas compostas e cantadas por Luiz Gonzaga, algumas discorrem sobre a garra do trabalhador nordestino que incansavelmente enfrenta dificuldades e com muita fé acredita na sua força transformadora, na luta pela sobrevivência. Esta prática pedagógica, dinâmica, instigante, utilizando a música como instrumento de aprendizagem, enriquece, transforma, inova o ambiente escolar e leva o aluno ao estudo e reflexão de textos musicais, procedimento este de grande importância na compreensão e interpretação das letras apresentadas. As músicas “A VOLTA DA ASA BRANCA e RIACHO DO NAVIO“ de autoria de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, serviram de base para este projeto, pois reflete a realidade social do homem do campo, suas dificuldades, a necessidade de deslocamento para a cidade grande em busca por dias melhores, a saudade e a esperança de retorno para a terra natal. Os alunos pesquisaram, refletiram, debateram e analisaram as mensagens inseridas nas músicas em destaque, despertando assim o entendimento da importância de uma profissionalização. Neste norte, a escola profissional se faz presente, quando qualifica o cidadão,visando melhor oportunidade para enfrentar os desafios e exigências do ingresso no concorrido mercado de trabalho, permanecendo assim em sua região.
RESULTADOS:
Ao observarmos as mudanças de comportamento após os estudos e análises vivenciadas, constatamos que a compreensão se tornou clara, contribuiu para o entendimento e fortaleceu a aprendizagem, mostrando que a comunicação se realiza através de diversas atividades. As músicas aqui citadas apontaram caminhos, que serviram como canal de comunicação, abrindo horizontes e fortalecendo a prática da reflexão dos textos musicais que antes passavam despercebidos. Os alunos perceberam que Luiz Gonzaga, ao mesmo tempo em que fala da migração do sertanejo devido ao desemprego e dificuldades enfrentadas no campo e da necessidade de mudança para uma vida melhor, retrata também a esperança de que um dia possam retornar as suas origens. Nesta reflexão, os alunos despertaram para a importância da qualificação e aproveitamento do trabalhador nordestino em sua região, nos diversos setores do mercado de trabalho, uma vez que atualmente nossa economia se encontra em pleno desenvolvimento, com geração de emprego nos Polos Industriais e Portuários de Suape, a implantação de diversas fábricas no nordeste, o que estimula a formação de mão de obra especializada para novas profissões criadas pelo desenvolvimento tecnológico.
CONCLUSÃO:
Ao cantar a história de vida e sofrimento da sua gente, de uma existência dura e difícil, Luiz Gonzaga tornou-se conhecido como o artista mais popular do país. Como músico, sanfoneiro e compositor, cantou de tudo um pouco: xote, xaxado, valsa e baião. No ano de 2000, foi apontado em uma pesquisa como “o Pernambucano do Século”, exemplo do sertanejo nordestino que lutou, batalhou e venceu. Neste ano de 2012, quando se comemora o centenário do Rei do Baião , mais um título recebido por sua grande obra, recebeu várias homenagens em todo país. Através das mensagens de suas músicas contribuiu para a divulgação e valorização do povo nordestino, que com muita garra vive em busca de condições sociais justas e igualitárias em uma sociedade ainda excludente.
Palavras-chave: Luiz Gonzaga, Cidadania, Ensino Profissionalizante.