64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática |
A INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NA EDUCAÇÃO DE RIO DE CONTAS - BA |
Otávio Filadelfo Rocha de Oliveira Sande 1 Luciana Correia de Amorim 2 Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão 3 |
1. ofrosande@ig.com.br -Discente do Curso de Licenciatura em Matemática – UESB 2. Discente do Curso de Licenciatura em Matemática – UESB 3. Profa. Dra./Orientadora – Depto. de Ciências Exatas - UESB |
INTRODUÇÃO: |
O Movimento da Matemática Moderna (MMM) teve como principal finalidade aproximar a Matemática ensinada na escola secundária com a Matemática produzida pelos pesquisadores da área, fundamentado principalmente na introdução de novos conteúdos no ensino da Matemática Esse movimento, desencadeado especialmente entre 1960 e 1970, provocou mudanças significativas nas práticas pedagógicas escolares. O ideário que defendia a modernização do ensino teria que ser absorvido por todos os professores, os quais teriam que se adaptar a esse novo roteiro de conteúdos e de metodologias. A presente pesquisa propõs o estudo da percepção docente sobre o Movimento da Matemática Moderna e sua influência no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Matemática (da rede pública de ensino, no município de Rio de Contas – BA). Para isso utilizamos como metodologia o testemunho oral de professores e ex-professores do município citado e análise de documentos, com o intuito de fornecer novas perspectivas para o entendimento do passado recente, possibilitando o conhecimento de diferentes versões sobre o Movimento da Matemática Moderna. |
METODOLOGIA: |
O público da pesquisa foram professores e ex-professores de Matemática, da rede pública de ensino no município de Rio de Contas, Bahia. A primeira preocupação consistiu no aprofundamento do referencial teórico o qual fundamentou nossa pesquisa. Em seguida, iniciamos a coleta de dados por meio de questionários, que foram respondidos pelos professores. Catalogamos fontes documentais: cadernetas e livros da época; com o intuito de formar um banco de dados que fornecessem elementos para o estudo sobre o tema. Entrevistamos de maneira formal e informal professores e ex-professores, analisando suas falas, comportamentos e atitudes frente à Matemática. Solicitamos aos professores que apontassem suas principais dificuldades sofridas na implementação da prática pedagógica e, durante este período, fizemos a interpretação e análise dos dados previamente coletados. Com base nas informações levantadas, elaboramos nossa pesquisa com ênfase no material teórico e prático a fim de descobrir as maiores dificuldades docentes antes, durante depois do Movimento da Matemática Moderna, na tentativa de propor uma reflexão para os problemas que foram encontrados. |
RESULTADOS: |
A implantação do Movimento da Matemática Moderna caracteriza-se por um período em que se elaboram novas referências para o ensino da disciplina Matemática. O ideário que defendia a modernização do ensino teria que ser absorvido por todos os professores, os quais teriam que se adaptar a esse novo roteiro de conteúdos e de metodologias. Com este intuito, na década de 60 foi imposta aos professores riocontenses a participação em cursos oferecidos pela CADES na cidade de Salvador – BA, para inserção das ideias modernizadoras do cotidiano educacional desse município. Na análise dos documentos escolares da década de 60 e 70 percebemos que, mesmo com dificuldades como: baixos salários, a falta de recursos tecnológicos, faltas de livros (poucos alunos tinham acesso aos livros didáticos); as taxas de evasão e repetência na disciplina de Matemática eram baixas. Segundo relatos dos docentes da época esse sucesso escolar advindo não só das novas teorias do MMM como também da disciplina no comportamento dos alunos, característico daquele período; da motivação e participação dos pais no processo de ensino, e do número adequado de alunos em sala de aula. |
CONCLUSÃO: |
As principais dificuldades apontadas na pesquisa pelos professores atuais incidiram nas más condições subjetivas e objetivas dos docentes na realização da prática pedagógica. Os profissionais da educação citaram como maiores agravantes: os baixos salários; as salas superlotadas; a falta de interesse dos pais e alunos; extensa carga horária e carência de tempo para dedicar-se a formação profissional; falta de recursos materiais; descaso do governo; falta de autonomia docente e a presença de alunos com deficiência em conhecimentos mais básicos. Outra barreira foi encontrada no critério de um dos professores da rede pública de ensino atual na consideração da Matemática como “ciência perfeita”. A excessiva utilização da prática pedagógica tradicional, mesmo com a implantação do MMM, não contribuiu para que a escola tornasse atrativa. A sociedade atual é polifônica, dinâmica, rápida e está em constante movimento. A sala de aula perde espaço para toda essa agitação atraente que está fora dos muros escolares. Perde espaço e torna-se, muitas vezes, enfadonha e nada atrativa porque ela ainda não acompanha esse movimento simultâneo dos meios de comunicação, já que na maioria das vezes o quadro e o giz são os únicos aliados. |
Palavras-chave: Movimento da Matemática Moderna, Ensino de Matemática, Dificuldades Docentes.. |