64ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 3. Turismo e Hotelaria |
MUSEU HISTÓRICO E ARTÍSTICO DO MARANHÃO NA PERCEPÇÃO DOS VISITANTES: O MUSEU ENQUANTO EQUIPAMENTO TURÍSTICO DO ESTADO |
Glaucia Regina Gualberto Rodrigues 1 Mayra Marcelle Carvalho de Sousa dos Santos 2 Conceição de Maria Belfort de Carvalho 3 |
1. Graduanda do Curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão - UFMA 2. Graduanda do Curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão - UFMA 3. Profa. Dra. / Orientadora – Depto. de Turismo e Hotelaria – UFMA |
INTRODUÇÃO: |
O Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM) é um empreendimento público, localizado no bairro da Praia grande, Centro Histórico da cidade de São Luís–MA. A capital maranhense apresenta ampla notoriedade no cenário turístico, mais especificamente em âmbito histórico-cultural, pois o conjunto arquitetônico colonial da cidade foi reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade, dentre os seus atrativos, destacam-se os azulejos presentes nos casarões históricos, o artesanato, as manifestações culturais, bem como, o tambor de crioula e o bumba-meu-boi etc. Neste contexto, o espaço museológico é de fundamental importância na preservação e valorização cultural da sociedade, pois o mesmo contém riquezas históricas, as quais compõem o seu acervo. Devido a este fato, o MHAM por localizar-se em uma área turística do estado, recebe visitantes locais e turistas dos mais diversos pontos do país e até mesmo do mundo. De fato, abranger um bem intangível, requer-se maior preocupação na valorização dos recursos culturais, de forma a mantê-los sempre vivos no dia a dia da sociedade. Com este enfoque, o presente estudo objetiva analisar a estrutura física e organizacional do museu, na ótica dos seus visitantes, avaliando-se também a sua localização, acervo, horário de funcionamento e os guias. |
METODOLOGIA: |
Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, fazendo uso de pesquisas in-loco e pesquisas de caráter bibliográfico em livros, materiais impressos e sítios da internet. A pesquisa de campo foi desenvolvida no Museu Histórico e Artístico do Maranhão entre os dias 12 a 14 de janeiro do corrente ano. O público-alvo investigado compõe uma amostra de 60 visitantes que estiveram no museu nesse período. Os instrumentos de coleta de dados foram as observações realizadas no local, entrevistas com os atuais gestores do museu e a aplicação de questionários (realizados após as visitações), composto de perguntas abertas e fechadas aos visitantes. |
RESULTADOS: |
As análises dos dados obtidos na pesquisa demonstram que 60% dos investigados são de origem local, 38% são turistas domésticos e 2% são turistas internacionais. Dentre o público local, evidencia-se que metade destes frequentam o museu pelo menos uma vez por ano, 35% o visitam pelo menos uma vez ao mês e os demais raramente vão ao museu. Parte dos entrevistados afirmaram que um dos entraves de visitação ao museu centra-se na falta de divulgação do mesmo na mídia social. De acordo com os visitantes, no que tange a infraestrutura física do local 75% a consideram como ruim, 20% como excelente e 5% como péssima. Seguindo este panorama, grande parte do público alegaram a falta de acesso aos acervos para deficientes físicos, pois o acesso ao acervo é realizado através de escadas. Com relação às visitas guiadas, 7% avaliaram como excelente, 2% avaliaram como boa, 40% como regular e 20% como ruim. De fato, o público destacou a falta de qualificação dos guias com relação à abordagem ao público onde os mesmos acreditam que deve haver ações de capacitação para o melhor atendimento aos visitantes. 100% dos entrevistados acreditam que o museu deve ser usado enquanto equipamento turístico para propiciar a valorização e preservação do patrimônio histórico-cultural do local. |
CONCLUSÃO: |
Diante dos resultados obtidos, verificou-se que os visitantes acreditam que o MHAM pode vir a se tornar um grande atrativo histórico-cultural para o turismo do estado, tendo como exemplos outros museus de renome internacionais. E, desta forma, poderá trazer maior retorno econômico à sociedade, despertando ainda sentimento de valorização e preservação do patrimônio à comunidade local. Para tanto, faz-se necessária a melhoria do produto enquanto equipamento turístico. Sendo assim, sugere-se, a fim de melhorar a sua postura cultural, a adoção das seguintes ações prioritárias: investir na capacitação dos guias, com cursos de qualificação em atendimento aos visitantes; investimento em propagandas nas mídias locais, criação e adoção de panfletos com orientações sobre os principais serviços que o museu dispõe, com regras de conservação e preservação dos recursos culturais; criação de rampas de acesso para portadores de necessidades especiais. A adoção de tais medidas contribuirá para a consolidação da imagem positiva do local junto aos seus visitantes, fazendo-os percebê-lo como equipamento sociocultural responsável, vislumbrando a sustentabilidade do patrimônio para a sociedade. |
Palavras-chave: Turismo, Cultura, Museu, Valorização.. |