64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 1. Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
CAMPANHAS EDUCATIVAS SOBRE DENGUE EM UMA ESCOLA NA CIDADE DE CAXIAS, MARANHÃO
Fábia Natiane Guimarães da Silva 1
Antonia Santos da Silva 1
Paulo Bryguel da Cunha 1
Joelma Soares da Silva 2
Valéria Cristina Soares Pinheiro 3
1. Depto. de Química e Biologia, Universidade Estadual do Maranhão – CESC/UEMA.
2. Profª. Msc./Colaboradora – Depto. de Química e Biologia do CESC/UEMA.
3. Profª. Drª./Orientadora – Depto. de Química e Biologia do CESC/UEMA.
INTRODUÇÃO:
A dengue é uma das doenças infecciosas mais freqüentes no Brasil e um dos principais problemas de saúde pública no mundo, principalmente em regiões tropicais e subtropicais. No Brasil, a dengue é hoje objeto da maior campanha de saúde pública. Com base nessas campanhas, o controle é eficaz através de medidas preventivas relacionadas ao único vetor reconhecido como transmissor do vírus da dengue em nosso meio, o Aedes aegypti. O conhecimento sobre a circulação da doença em determinadas áreas, assim como a percepção da mesma pela população local, é de grande valia para o estabelecimento de campanhas de controle, pois mobiliza a comunidade em ações sanitárias. O objetivo deste estudo foi analisar o conhecimento sobre a dengue e esclarecer dúvidas dos alunos do ensino médio por meio de palestras, cartazes e cartilhas, visando à sensibilização da comunidade em relação à dengue.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado na escola Cônego Aderson Guimarães Júnior, escola de ensino médio localizado no município de Caxias – MA. As palestras foram desenvolvidas, sendo realizadas campanhas em nove salas de aulas, cada sala continha 30 alunos, totalizando 270. Foram ministradas com auxilio de cartazes contendo informações, sendo mostrados exemplares do inseto vetor para que os alunos pudessem reconhecê-lo, sintomas da doença, mecanismo de transmissão e formas de controle. Após a palestra, para fixação do assunto foi entregue uma cartilhas com informações gerais. As atividades na escola tiveram duração de uma hora. Duas semanas após as palestras foram sorteado nove alunos de cada turma somando 81 alunos (30%) do total dos que participaram das palestras, para os quais se aplicou um questionário de múltipla escolha para avaliação do conhecimento adquirido.
RESULTADOS:
Dos 81 alunos escolhidos para responder o questionário 53,08% são do sexo masculino e 46,92% são do sexo feminino. Foi observado que 65,44% dos alunos têm conhecimento sobre dengue; 11,11% admitiram já ter sido infectado pelo menos uma vez; 92,51% acham que a dengue é uma doença que pode matar; somente 9,87% disseram obter informações através dos agentes de saúde e 4,93% não sabe o nome do mosquito que transmite o vírus. Em relação a que medida tomar para evitar a dengue 53,08% afirmaram que é não deixar água parada e quando perguntado qual o destino do lixo de sua casa 93,82% responderam que são coletados pelo serviço de limpeza. Foi perguntado também sobre o que acharam das palestras 41,97% acharam ótima e 95,06% acham que as palestras devem ser feitas mais vezes. Nesta pesquisa foi possível perceber que os alunos precisam ser mais rigorosos no controle, pois não basta só o conhecimento é preciso colocá-los em prática sendo que o conhecimento da população torna-se imprescindível como ferramenta auxiliar no controle da dengue.
CONCLUSÃO:
Pôde-se perceber a aquisição do conhecimento sobre a dengue, bem como em relação à transmissão, pela maioria dos alunos. Podemos concluir que existe a necessidade de equipes de educação em saúde para orientar a prevenção e esclarecer sobre as formas de transmissão, sugerindo-se assim um maior apoio dos órgãos de saúde pública na implementação de medidas para o controle da doença, visando a uma melhoria na qualidade de vida da população.
Palavras-chave: Campanhas, Aedes aegypti, Dengue.