64ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 2. Comunicação e Educação |
Série Geociclos: o audiovisual como fomento ao ensino-aprendizagem das geociências por crianças e jovens no estado do Pará |
Thiane de Nazaré Monteiro Neves 1 Maria Ataide Malcher 2 Ana Juliana Fontes da Silva 3 |
1. Universidade Federal do Pará - UFPA. Mestranda no Programa de Pós-Graduação “Comunicação, Cultura e Amazônia” da UFPA 2. Universidade Federal do Pará - UFPA. Profa. Dra/Orientadora. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação “Comunicação, Cultura e Amazônia” 3. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestranda no Programa Processos e Produtos Jornalísticos |
INTRODUÇÃO: |
Entre os principais objetivos do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Geociências da Amazônia (INCT Geociam) da Universidade Federal do Pará (UFPA), está o de contribuir e induzir para a educação, disseminação e popularização do conhecimento em ciências. Para colaborar na construção do trabalho o INCT Geociam, buscou o apoio da Academia Amazônia para a elaboração – conjunta – de cinco vídeos sobre o tema “As geociências no cotidiano”, cujo principal objetivo é avançar na educação e disseminação da ciência para o público infanto-juvenil de escolas públicas e privadas, de ensino fundamental e médio do Pará. Os vídeos foram pensados para serem apresentados em palestras e eventos realizados pelos pesquisadores. Numa iniciativa multidisciplinar, a equipe de bolsistas da Academia Amazônia iniciou um intenso trabalho de pesquisa a respeito de educação infantil, comunicação e educação, geologia e ciência e divulgação científica para crianças. Especialmente entender os grupos de pesquisa do INCT Geociam e suas atividades, compreender a necessidade de levar a crianças e adolescentes o aprendizado sobre as geociências, sobre o trabalho do geólogo e os resultados desse trabalho no dia a dia da humanidade e da Amazônia. |
METODOLOGIA: |
Por ser um trabalho multidisciplinar, a equipe de bolsistas de pesquisa seguiu diversos caminhos metodológicos para a construção do trabalho. O primeiro passo foi uma intensa e aprofundada pesquisa bibliográfica a respeito das Geociências e sobre cada linha de pesquisa dos pesquisadores membros do INCT Geociam. Ao final da fase de pesquisa inicial, cada bolsista ficou responsável pela elaboração de um artigo sobre cada um dos cinco temas dos vídeos, com uma linguagem direcionada ao público da série. Esta etapa foi imprescindível para a compreensão do trabalho como um todo e colaborou estrategicamente com a etapa seguinte que foi a concepção da série. A segunda etapa, da concepção da série, foi realizada com longas reuniões e debates para a definição do nome e do que se buscava com a série. Por ser um trabalho de audiovisual, a equipe adotou alguns caminhos metodológicos já estabelecidos por esta prática profissional, em especial a discussão estética. Em função disso, a equipe se debruçou a pesquisar: marca, identidade visual, roteiro, trilhas, imagens de vídeo, fotos, recortes de jornais, efeitos visuais e de animação, cores e dinâmica dos vídeos. |
RESULTADOS: |
Os resultados alcançados com a Série Geociclos são dinâmicos. Como a intensão é que sejam apresentados continuamente, os resultados não são definitivos. Os primeiros dados da pesquisa, detectaram o envolvimento e o interesse do público, o aprendizado do conteúdo e a formulação de perguntas a respeito do assunto. As reações são diversas, mas a identidade visual, as técnicas do audiovisual e a linguagem lúdica, são determinantes para que o trabalho seja bem aceito. |
CONCLUSÃO: |
Compreendemos que a Amazônia é carente de iniciativas deste tipo e quanto mais cientistas se dispuserem a intervir no espaço público, expressar-se de maneira simples sobre assuntos complexos e retirar-se do espaço público para trabalhar (Wolton, 2006), mais oportunidades e melhores aprendizados acontecerão na região. |
Palavras-chave: Divulgação Científica, Geociências, Amazônia. |