64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
INVESTIGAÇÃO DA PRESENÇA DO ÁTOMO DE THEODORO RAMOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
Nielson José Silva Furtado 1
Fernando Gomes Pereira Alves 1
Raila Vieira dos Santos 1
Bruno da Silva Seixas 1
Juliana da Conceição Souza Lima 1
Maria de Fátima Cardoso Soares 2
1. Licenciatura em Química - IFPI- Parnaíba
2. Profa. MSc./Orientadora - IFPI- Parnaíba
INTRODUÇÃO:
Ao estudar estrutura atômica da matéria em aulas de Química no 1° ano do Ensino Médio é comum a abordagem e contextualização de alguns modelos atômicos, que tentaram compreender o comportamento do átomo, merecendo destaque no final da década de 1920 os modelos do dinamarquês Niels Bohr e Amold Sommerfeld. No entanto, eles não foram os únicos, nessa mesma época, a propor uma resposta para o comportamento Atomístico da matéria. Ao contrário do senso comum o Brasil produziu um cientista, que no final da década de 1920 propôs uma resposta para o funcionamento e estrutura da matéria, este brasileiro chamava-se Theodoro Augusto Ramos (1895-1936), pois numa época em que sequer existiam computadores, ele foi capaz de dar uma explicação bastante complexa para o comportamento do átomo de Hidrogênio, sendo o primeiro a aplicar a teoria da relatividade geral em sistemas atômicos (DE BONI e GOLDANI, 2007). Para tanto, é importante compreender qual a contribuição teórica dada por Theodoro Ramos expressa em livros didáticos de Química do Ensino Médio utilizados por alunos e professores. O presente trabalho tem como objetivo investigar sobre qual (is) livros didáticos de Química no Ensino Médio faz (em) alguma referência ao estudo de Theodoro Augusto Ramos.
METODOLOGIA:
Esse estudo foi realizado entre Julho de 2011 a Fevereiro de 2012, na cidade de Parnaíba-Pi, sendo fruto de uma análise de livros de Química desenvolvida como atividade de pesquisa no PIBID. A metodologia utilizada direcionou-se a uma investigação em 20 livros didáticos de Química do Ensino Médio, no que se refere a informação sobre a presença do átomo de Theodoro Ramos no capítulo Estrutura Atômica da Matéria, que é um conteúdo da 1ª série do Ensino Médio. Nesse trabalho foram investigados 13 livros de Química da 1ª série do Ensino médio e 07 livros de volume único (conteúdos da 1ª,2ª e 3ª série). O uso de livros em condições distintas foi adotado com intuito de deixar o trabalho mais amplo. Os livros analisados são de 17 autores diferentes, que na grande maioria são renomados, no que tange a publicação de livros didáticos de Química para o Ensino Médio. Os resultados foram mostrados em função de um levantamento percentual do número de livros que faz (em) alguma citação, pelo menos a titulo de curiosidade sobre o átomo de Theodoro Ramos. Esse estudo também buscou uma resposta para seguinte pergunta: Tento como informação apenas o livro didático de Química, será que Theodoro Ramos é desconhecido para professores e estudantes do Ensino Médio?
RESULTADOS:
A análise dos 20 (100%) livros didáticos de Química mostraram que apenas 01 (05%) faz citação ao estudo desse brasileiro, isto significa que 95 % dos livros investigados não contem nenhuma espécie de informação sobre o átomo de Theodoro Ramos, incluindo nesses dados percentuais os livros de autores renomados, no que tange à publicação de livros didáticos de Química para o Ensino Médio, tais como: Feltre, Tito e Canto, Sardela, Marta Reis e etc. O livro que contém o átomo de Theodoro Ramos tem por título: Introdução Clássica a Química Geral, com lançamento de sua primeira edição em 2007, de autoria de De Boni e Goldani que são autores novos na publicação de livros didáticos de Química para o Ensino Médio, isso se comparado a outros autores que tiveram seus livros investigados nesse trabalho. Como o livro que traz o estudo de Theodoro não é adotado nas escolas públicas da cidade de Parnaíba, e nem mesmo no Estado do Piauí (porque os livros didáticos de Química adotados são os mesmos em todas as cidades). Isso revelou que o átomo de Theodoro Ramos é desconhecido para muitos estudantes e professores do Estado do Piauí, e também para muitos autores renomados na publicação de livros didáticos de Química para o Ensino Médio.
CONCLUSÃO:
Concluiu-se que apenas 01(05%) dos livros investigados numa amostra de 20(100%) faz algum tipo de referência ao átomo de Theodoro Ramos. Os resultados revelaram que Theodoro Augusto Ramos é desconhecido para muitos professores de Química, estudantes e para a grande maioria de autores de livros didáticos. Portanto, essa pesquisa revela a importância de estudar mais sobre a Química no dia-a-dia escolar, contribuindo assim para inovação de novos conhecimentos científicos.
Palavras-chave: Átomo Theodoro Ramos, Pesquisa em Química, Reconhecimento Científico.