64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
CORREIO ELETRÔNICO: UMA POSSIBILIDADE DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Maria Luiza Laureano Rosas 1, 2
1. Profa. - Prefeitura do Recife
2. Profa. - Prefeitura Municipal de Camaragibe
INTRODUÇÃO:
Este projeto nasceu da necessidade de articular a alfabetização/letramento com a inclusão digital numa turma de Módulo III da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal João Batista Lippo Neto da Rede de Ensino do Recife. Com o objetivo de introduzir os estudantes no mundo das novas tecnologias da informação, usamos o correio eletrônico, mas especificamente a leitura e a escrita de e-mail como instrumento para o desenvolvimento do processo de apropriação da escrita alfabética e de letramento. Ainda foi feito um paralelo entre a escrita de mensagens (cartas e bilhetes) no passado e a escrita de mensagens através da internet. Apesar de enfrentarmos alguma resistência por parte dos estudantes no início do projeto, fomos além do que havíamos planejado, pois o encantamento dos estudantes ao descobrir as possibilidades da internet e a articulação dessa ferramenta com o processo de alfabetização enriqueceu bastante o desenvolvimento das atividades e o processo de ensino e aprendizagem.
METODOLOGIA:
Apresentamos os estudantes aos equipamentos do laboratório de informática da escola, enfatizando suas funções e cuidados. Fizemos algumas atividades de digitação de texto, através de ditados de palavras e frases e jogo de digitação. Nesse ínterim, abrimos uma conta de e-mail para cada estudante. Ao abrir a conta, cada estudante escreveu sua primeira mensagem para a professora, comentando sobre um texto que foi trabalhado na sala de aula num dia que a mesma havia faltado. A professora respondeu os e-mails e passou a orientar o trabalho de sala de aula e mandar material de leitura e reflexão através de e-mail. Os estudantes liam e respondiam. Esses momentos foram muito trabalhosos, pois tivemos que individualmente abrir conta de e-mail, orientar os estudantes, que não são familiarizados com tal serviço, a ler, escrever, enviar, encaminhar e-mail, adicionar contato, anexar documento e outros. Os momentos de leitura e escrita das mensagens foram aproveitados para serem feitas correções e reflexões sobre a escrita alfabética. Além do desenvolvimento de estratégias de leitura como antecipação e localização de informação. Os estudantes também começaram a trocar mensagens através do e-mail entre si. Também comparamos a escrita de cartas no passado com a comunicação por internet.
RESULTADOS:
Articular as possibilidades da internet com a alfabetização e letramento foi um desafio. No início houve certa resistência de alguns estudantes, principalmente os adultos e idosos e os que apresentavam mais dificuldades na apropriação da leitura e da escrita. Alegavam que não sabiam mexer no computador, que receavam fazer algo errado, danificando a máquina e que não sabiam escrever direito no papel, como iriam escrever no computador. Foi preciso desmistificar isso, apresentando-os aos equipamentos, mostrando as possibilidades da informática e da internet. Alguns ficaram encantados com tanta rapidez na informação e faziam questionamentos e traziam dúvidas que contribuíram bastante para o desenvolvimento do projeto. Nesse momento, os jovens demonstraram mais familiarização com os equipamentos, mas os adultos precisaram de uma atenção maior e de um trabalho mais individualizado. Tínhamos que ensinar os comandos utilizados na digitação e no envio e leitura de e-mails e ainda acompanhar individualmente a leitura e escrita de e-mail. Foram momentos muito trabalhosos, mas era emocionante ver o encantamento dos estudantes ao descobrir e fazer uso da internet. Eles ficavam ansiosos para ir ao laboratório de informática e a freqüência melhorou no período de desenvolvimento do projeto.
CONCLUSÃO:
Explorar os recursos da informática na Educação de Jovens e Adultos é sempre um desafio, principalmente, quando boa parte dos estudantes é de meia idade ou idosos. No entanto, o desafio foi aceito pelos estudantes e a aprendizagem desenvolvida ao longo do projeto nos levou à compreensão de que o objetivo desse projeto foi alcançado. Os estudantes não se limitaram as atividades propostas na sala de aula, mas traziam dúvidas e questionamentos e levaram o que aprenderam na escola para o seu dia a dia, enviando e recebendo e-mails de amigos e familiares. Sabemos que a internet pode aproximar as pessoas e trazer muitas informações para a construção de conhecimentos. Usamos apenas um recurso da internet, o e-mail, mas pretendemos dar continuidade ao projeto, trabalhando outros recursos, como, blog, MSN, facebook...
Palavras-chave: Comunicação, Leitura, Escrita.