64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
Morros: água, lixo e algumas plantas não combinam com sua segurança!
Betania Ribeiro da Silva 1,2
Ana Paula Ramos Severo 1
1. Secretaria de Educação de Olinda - PMO
2. Secretaria de Educação da Cidade do Paulista - PMP
INTRODUÇÃO:
Sabemos que a ocupação dos morros é um processo que se desenvolveu desde o período colonial e que a mesma se deu em geral pela população de baixa renda que tem sofrido inevitavelmente ao longo do tempo com os constantes deslizamentos. Assim como nossa escola as maiorias dos nossos alunos encontram-se inseridos nesse contexto e diante dessa realidade decidimos desenvolver o projeto Morros: água, lixo e algumas plantas não combinam com sua segurança! Nosso objetivo seria realizar um trabalho educativo junto aos alunos e posteriormente junto aos moradores dessas localidades, para tentarmos conscientizá-los sobre alguns cuidados preventivos, sobretudo com a destinação correta da água utilizada nas residências, o cuidado com o lixo doméstico, a escolha correta do que plantar numa barreiras e por fim sobre as providências mais adequadas em caso de risco de deslizamentos.
METODOLOGIA:
Para alcançarmos nossos objetivos realizamos uma sequência de atividades que nos ajudou a refletir coletivamente. Iniciamos com uma roda conversa na qual os alunos expuseram suas angustias durante os períodos de chuvas. Em seguida realizamos pesquisas em diferentes fontes para procurarmos entender melhor as causas e consequências dos deslizamentos das barreiras. As pesquisas nos ajudaram a compreender que os morros, com alguns cuidados, podem se tornar um lugar seguro para se viver. A partir dessa nova compreensão realizamos uma aula passeio no entorno da escola para observarmos algumas áreas de risco. Constatamos que haviam muito lixo jogado nas canaletas, cortes nas barreiras realizados de forma errada e muitos tipos de plantas como as bananeiras que podem arrastar uma barreira e causar um desastre. Nossas observações serviram de preliminar aos nossos propósitos, pois a partir daí resolvemos traçar algumas intervenções como a produção de panfletos para serem distribuídos na comunidade e a realização de palestras com representantes da Defesa Civil de Olinda. A sistematização da experiência se materializou com uma caminhada e na socialização do projeto na Feira de Conhecimento da rede Municipal de Olinda e na XVII Ciência Jovem.
RESULTADOS:
Constatamos que ao colocarmos nossos alunos diante de situações motivadoras, trabalhando com temas que partam de suas inquietações e realizando intervenções que os levem a refletir de forma prática, perguntando, verificando e até mesmo redimensionando seus conhecimentos, chegaremos a resultados bastante positivos. Os debates em sala de aula, bem como o respeito e a valorização aos conhecimentos prévios dos alunos foram fundamentais para que eles se sentissem parte integrante do processo de ensino/aprendizagem, o que contribuiu para que eles se apropriassem com autonomia dos conteúdos previstos para o ano de aprendizagem.
CONCLUSÃO:
Consideramos a importância de desenvolver nos alunos desde cedo a necessidade de um compromisso de responsabilidade com o meio que ocupam. Por meio desse projeto foi possível verificar que o contato com o objeto de conhecimento despertou a curiosidade de compreender os problemas existentes no local e buscar junto com a comunidade alternativas eficazes para amenizar os transtornos. Ao passo que íamos aprofundando nossa pesquisa foi possível refletir, organizar e redimensionar os conhecimentos e isso foi primordial para levar os alunos a refletirem sobre conceitos e atitudes favoráveis a promoção da qualidade de vida local.
Palavras-chave: Morros, Deslizamentos, Prevenção.