64ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
TRABALHO INFANTIL DOMÉSTICO E A VIOLAÇÃO DA INFÂNCIA NA PERIFERIA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, CEARÁ
Tainnan Vilante e Silva 1
Larissa Tavares 2
Emanuela Ribeiro Lima 3
Ana Cléa Veras Camurça Vieira 4
1. Universidade de Fortaleza- UNIFOR
2. Universidade de Fortaleza - UNIFOR
3. Universidade Estadual do Ceará - UECE
4. Profa. / Orientadora - Universidade de Fortaleza UNIFOR
INTRODUÇÃO:
Sabe-se que por meio das experiências, do contato com o outro é que a criança recebe estímulos para que essa evolução e maturação natural aconteçam. Brincando, a criança experimenta os sentimentos de prazer e domínio; ela descobre o mundo à sua volta; ela cria e se exprime (FERLAND, 2006, p.5).
Porém algumas situações e/ou eventos são maléficos e altamente prejudiciais a todo esse processo de desenvolvimento. Estando o trabalho infantil como um dos principais fatores que sequestra a infância e não oportuniza a criança e o adolescente, a descobrir a criatividade, conhecer e descobrir a vida de uma forma prazerosa e lúdica. Essa problemática requer a sensibilização de todos, para que essas pessoas tenham um futuro digno de respeito e proteção, porque ainda há muitas vidas em perigo e necessidade de lutas em prol da sobrevivência, o trabalho de forma indigna e cruel tirando tudo que a infância pode oferecer.
Diante do cenário de tantas necessidades algumas questões emergiram, tais como: qual o espaço do brincar na vida dessas crianças? Que tipo de trabalho elas realizam? Como percebem esse universo de responsabilidade? Desse modo, o recorte teve o objetivo de descrever os tipos de trabalho domésticos executados por crianças e adolescentes, na periferia do município de Fortaleza, Ceará.
METODOLOGIA:
O estudo é parte integrante do projeto "Escola Promotora de Saúde - um espaço de atuação do terapeuta ocupacional". Enquanto o artigo detalha um recorte do subprojeto em andamento intitulado "História de vida na mediação de estratégias de ensino e aprendizagem direcionadas a criança e adolescentes em situação de vulnerabilidade social".
Trata-se de uma pesquisa de campo, exploratório-descritivo com pretensão de descrever completamente o fenômeno e realizar analises empíricas e teóricas (SEVERINO, 2009; MARCONI; LAKATOS, 2011). Com abordagem qualitativa, preocupou-se com aspectos subjetivos, um nível de realidade que não pode ser quantificada (MINAYO, 2010). O cenário da pesquisa é uma escola publica, na periferia do município de Fortaleza. Participaram da pesquisa 10 sujeitos, residentes nas proximidades e regularmente matriculados e frequentando os cursos.
RESULTADOS:
Após coleta e analise dos dados destacamos a caracterização dos sujeitos e os achados convergiram para a seguinte categoria: violação da infância e do ato de brincar.
As crianças e adolescentes entrevistados estudam em uma escola de rede pública de ensino do bairro Jangurussu, no município de Fortaleza no Estado do Ceará, e cursam entre o 4º e 5º ano.
Quanto ao gênero, seis (06) são do sexo masculino e quatro (04) do sexo feminino, na faixa etária de 9 a 16 anos. A maioria dos alunos reside no mesmo bairro onde a escola fica inserida e apenas dois moram em áreas circunvizinhas.
Além disto, observa-se o número de pessoas por moradia dos sujeitos do estudo. Dos 10 entrevistados, sete moram com 2 ou 3 pessoas e três moram com 4 a 7 pessoas. Para Tomasi, Barros e Victora (1996) afirmam que há relação entre quantidade de residentes e o número de quartos, interferindo de modo negativo na qualidade de vida de familias de baixa renda, quando a razão entre o número de pessoas por dormitório é excessiva.
Destaca-se a categoria violação do ato de brincar , quando o trabalho doméstico infantil assume e preenche um espaço no tempo e no cotidiano de crianças e adolescentes, preenchendo-lhes horas que deveriam ser destinadas ao lazer. Esclarece-se que, neste estudo o termo trabalho infantil não está intimamente vinculado com a exploração, mas sim com a delegação de tarefas domésticas e a atividade laboral em condições precárias.
CONCLUSÃO:
Considera-se a infância espaço de apropriações e experiências para desenvolver a capacidade criativa, e enfrentar a realidade com discernimento e maturidade, e entende-se que essa tarefa não depende somente da família, mas que a participação imprescindível do Estado e da Sociedade. Lembrando que as crianças e adolescentes hoje, são sujeitos de direitos e quão necessário será assegurá-los. Acredita-se que a negligência e violação a infância, decorre da situação de pobreza, falta de educação e informação das famílias e apoio da sociedade, destacando o cenário de risco e vulnerabilidade dessas pessoas.
Palavras-chave: Criança, Adolescente, Trabalho.