64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
CONDIÇÕES DE SANEAMENTO E QUALIDADE DE ÁGUA NOS BAIRROS DE SANTA LUZIA E NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO NO MUNICIPIO DE ORIXIMINÁ-PARÁ.
Amanda da Silva Farias 1
Karla Tereza Silva Ribeiro 2
1. Departamento de Ciências Biológicas – UFPA.
2. Profa. Dra./Orientadora - Instituto de Ciências Biológicas - UFPA
INTRODUÇÃO:
A água é um recurso natural muito importante para a manutenção da vida na Terra. No homem, a água está presente no processo da digestão, na lubrificação dos olhos, dos alimentos, na respiração, na excreção e na circulação. Portanto, a população necessita ter acesso à água para garantir o cumprimento correto das funções do organismo, porém este líquido deve estar em boas condições sanitárias visando evitar a ocorrência de doenças.
As doenças que têm a água como veículo de transmissão são classificadas em doenças de veiculação hídrica, como as diarreias, em que a água é o veículo do agente infeccioso, e doenças de origem hídrica, aquelas decorrentes de certas substâncias contidas na água em teor inadequado, como os metais pesados presentes na água.
Diante das agressões que o meio ambiente vem sofrendo, o desperdício e a poluição das águas são fatores que mais chamam a atenção por serem realizados comumente em nosso cotidiano.
Considerando a deficiência no serviço de saneamento de água potável no município de Oriximiná-PA, o trabalho objetivou verificar as condições de saneamento básico e potabilidade da água consumida pela população dos bairros N. Sra. do Perpétuo Socorro e Santa Luzia, a partir de aplicação de questionários e pesquisa de indicadores contaminação fecal, os coliformes.
METODOLOGIA:
O município de Oriximiná pertence à região fisiográfica do Baixo Amazonas, e microrregião de Óbidos. A cidade esta dividida em 14 bairros, que são abastecidos por fonte superficial, através da Companhia Estadual de Saneamento do Pará (COSANPA), e fonte subterrânea por Microssistema de Abastecimento de Água. Foram aplicados um total de 200 questionários nos domicílios desses bairros, no período de abril e maio de 2010, visando conhecer a área de atuação do projeto. E destes, 30 domicílios foram sorteados para a análise das condições higiênico-sanitária da água, os quais estão localizados no Bairro Santa Luzia, e 30 no Bairro da N. Sra. do Perpétuo Socorro. Um total de 120 amostras de água foram coletadas para análise microbiológica, no período de setembro de 2010 a maio de 2011, procedentes de torneira e de vasilhames de armazenamento nas residências selecionadas nos bairros. A qualidade sanitária da água de consumo foi verificada através da pesquisa de indicadores sanitários utilizando a Técnica de Fermentação em Tubos Múltiplos para a determinação do Número Mais Provável de Coliformes na água. Os procedimentos de coleta, armazenamento e análise laboratorial seguiram as recomendações do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater.
RESULTADOS:
Os resultados das análises e dos questionários revelaram que no bairro de Santa Luzia, a água proveniente da geladeira apresentou alto índice de coliformes totais, 0,56%, e termotolerantes, 0,62%, mesmo sendo o bairro que mais faz tratamento na água, com 74% das casas tratando com cloro, diferentemente da água da torneira que apresentou 0,26% para coliformes totais, e 0,39% para coliformes termotolerantes. O tipo de fossa predominante nesse bairro é a séptica e quase 50% dos moradores entrevistados já tiveram problemas de saúde relacionados ao consumo de água de má qualidade. No bairro de Perpétuo Socorro, a água procedente da torneira, apresentou a mesma quantidade de contaminação para coliformes totais e termotolerantes, 0,03%. Sendo as fossas secas as mais comuns nesse bairro. Enquanto na água coletada da geladeira o índice de contaminação por coliformes totais foi mais elevado, 0,58%. E cerca de 60% das casas fazem tratamento com cloro na água. Sendo que, os problemas de saúde decorrentes da água ocorrem em menor freqüência, 10%, nos moradores desse bairro.
CONCLUSÃO:
Os resultados refletem que um dos fatores associados à presença de coliformes na água de consumo dos domicílios é a deficiência na higienização, principalmente dos recipientes que armazenam a água na geladeira, constituindo-se em risco para a saúde da população. Desse modo, a melhor maneira para evitar tais riscos é investir em educação em saúde a fim de minimizar os riscos de incidência de doenças de veiculação hídrica no município.
Palavras-chave: Veiculação hídrica, Origem hídrica, Meio ambiente.