G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos |
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AS TEORIAS DE EVOLUÇÃO DO UNIVERSO E A RELATIVIDADE GERAL DE EINSTEIN: A FÍSICA MODERNA AO ALCANCE DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DO EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
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Douglas Guilherme Schmidt 1
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1. SEE-SP Rede Estadual de Ensino - Secretaria de Educação de São Paulo
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INTRODUÇÃO: |
Esta pesquisa trata-se de uma aplicação de proposta de plano de ensino e projeto pedagógico que possa facilitar o acesso de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com deficiência (visual, auditiva, motora e mental) aos conhecimentos físicos que explicam a Evolução do Universo através de uma linha de pesquisa em História e Teoria da Ciência. Os elementos químicos que compõem as estrelas determinam espectros característicos para cada uma. A partir deste conhecimento científico podemos relacionar com o modelo físico que explica a Evolução do Universo e que utiliza a Relatividade Geral de Einstein e a Física Moderna. Ao procurar verificar com os alunos seus conceitos intuitivos e espontâneos sobre o que acontece com o Universo podemos interligar com o conhecimento científico e sensibilizá-los mostrando que a Ciência possui respostas para algumas questões não se limitando a questões religiosas, sociais ou que se restringem apenas ao planeta Terra. Como professores que somos podemos desenvolver competências para estes alunos no que se refere aos conceitos Físicos e a evolução destes conceitos. Este conhecimento mais amplo nos remete a uma questão de Cidadania, respeito e compreensão do mundo. |
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METODOLOGIA: |
Para desenvolver este trabalho montamos um módulo de ensino utilizando material desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa em Ensino de Física LaPEF FE-USP sobre Transposição das Teorias Modernas e Contemporâneas para a Sala de Aula: Relatividade com aplicações em alunos portadores de deficiências do ensino médio no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na E.E. Lasar Segall da rede estadual de ensino da Diretoria de Ensino Centro-Sul da capital de São Paulo. Por intermédio de questões levantada do cotidiano dos alunos elaboramos hipóteses de trabalho: a proposta de entendermos como sabemos qual o formato do Universo e se o Universo está realmente se expandindo e se esta taxa de crescimento está ou não aumentando. Ao articularmos uma seqüência de idéias para transmitirmos aos alunos a importância da Física Moderna no entendimento da Evolução do Universo (Cosmologia) usamos a seguinte sequência de aulas: experiência do Astrônomo-mirim utilizando espectroscópio com material de baixo custo (onda eletromagnética e espectroscopia), efeito Doppler da Luz, curvatura do Espaço-tempo pelas galáxias – Relatividade Geral de Einstein, teoria do Big-Bang, Teoria da Evolução do Universo e Galáxias-Cosmologia. |
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RESULTADOS: |
Uma parcela (menos da metade) destes alunos deficientes que usaram argumentos não físicos para explicar a evolução do universo se sensibilizou para a resposta dada pela Física Moderna. Acreditamos que já é um avanço mesmo não atingindo a maioria. Suponho também que se o tempo fosse maior (com mais aulas) poderíamos alcançar mais alunos conscientizados com a influência da Física Moderna. A dificuldade em assimilar a proposta da relatividade geral pode ser superada pela conexão a questões amplas e do cotidiano dos alunos e que possam despertar o prazer pelo estudo científico melhorando a eficiência do processo ensino-aprendizagem. |
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CONCLUSÃO: |
Acreditamos que ao terminar o módulo os nossos alunos do ensino médio com deficiência terão a capacidade de imaginar uma ligação entre o mundo do cotidiano e um conceito básico para a Física Moderna – a Relatividade Geral. Mostrar ao aluno que existe possibilidade de um estudo interessante que possa levar os alunos a conceitos mais amplos para estudar qualquer fenômeno da natureza. Após a aplicação do módulo mostramos aos alunos que usaram argumentos não físicos que a Ciência tem modelos para explicar o Universo e que não se limitam ao planeta Terra utilizando conceitos puramente físicos como, por exemplo, o efeito Doppler para explicar como sabemos que o Universo está se expandindo e mostrar que este estudo é conseqüência da Física Moderna e da Relatividade Geral. Os Alunos deficientes têm o direito de serem capacitados pela cultura científica e de assimilarem as recentes produções da Ciência, habilitando-os a compreenderem o meio e o cotidiano em que vivem e aquilo que a sociedade procura transmitir. Procuramos com esta pesquisa proporcionar rico material produzido através de coleta de informações dos alunos para fornecer subsídios para análise acadêmica usar recursos da interdisciplinaridade entre a Relatividade Geral, a Cosmologia e a Educação de Jovens e Adultos. Este trabalho é um exemplo de que se pode, através da prática científica, possibilitar uma integração melhor com o todo que nos cerca – o holístico – e poder tentar explicar este todo “físico”. |
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Palavras-chave: Alunos com deficiência do EJA, Evolução do Universo - Cosmologia, Relatividade Geral de Einstein. |