64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM SÃO LUÍS – MA |
Ana Cristina da Silva Utta 1 Denilson Costa Martins 1 Luís Fernando Silva Santos 1 Anderson Carvalho Morais 1 Bento Antonio de Araujo Junior 1 Mariana Guelero do Valle 2 |
1. Alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UFMA 2. Profa. Assistente, Depto. de Biologia, UFMA |
INTRODUÇÃO: |
Cotidianamente, produzimos lixo doméstico em nossas residências, que na ausência de uma coleta seletiva, acabam sendo depositados diretamente no meio ambiente em aterros ou lixões. É por esse motivo, entre outros, que a problemática do lixo tem sido uma das grandes preocupações em todo o mundo, já que acarreta problemas ambientais e afeta, diretamente, a qualidade de vida da população. A compostagem é o processo de decomposição biológica da fração orgânica biodegradável dos resíduos, efetuado por uma população diversificada de organismos em condições controladas de aerobiose e demais parâmetros desenvolvidos em duas etapas; a de degradação e a de maturação. Ao acompanharem as atividades realizadas na escola, percebeu-se na C.E.Gonçalves Dias em São Luís – MA, a necessidade de criar uma forma alternativa para destinar os restos orgânicos; principalmente o gerado a partir da merenda escolar. Foi em seguida elaborado um projeto que fosse viável estruturalmente para escola e que pudesse envolver e gerar conhecimento para os alunos. Através de reuniões verificou-se que a presença de uma composteira no local seria de grande importância para a instituição. |
METODOLOGIA: |
Existem vários modelos de compostagem descritos na literatura, o usado neste projeto foi o de composteira de solo, a qual foi implantada em um canteiro localizado nos fundos da C.E.Gonçalves Dias. O local foi devidamente limpo e dividido em dez quadrantes de 0,8 x 1,05 metros. Os alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) agruparam-se em duplas, sendo que cada uma era responsável pelas atividades diárias realizadas na escola; atividades essas que incluíam, as sobras da merenda escolar e a abertura em um quadrante do canteiro, de modo que pudesse comportar todo o lixo do dia. Os materiais utilizados para o desenvolvimento das atividades foram: pás, enxadas, vassouras, gadanhos, luvas, balde de 60l e barbante. Após todos os dez quadrantes serem preenchidos com resto orgânico, espera-se uma semana para o reviramento do solo, conseqüentemente arejando a terra. |
RESULTADOS: |
A implantação de uma composteira pode trazer vários benefícios para a escola tanto no que se refere ao reaproveitamento de alimentos que seriam desperdiçados como também reconhecimento por parte dos alunos e de toda a comunidade escolar de formas alternativas de reutilização de lixo. A informação sobre o processo de compostagem e sua importância envolveu alguns membros do corpo escolar que não sabiam do que se tratava, como funcionários que trabalhavam na cozinha, professores e coordenadores que mostraram boa aceitação do trabalho. |
CONCLUSÃO: |
A construção da composteira na escola caracterizou-se por uma positiva experiência na área da docência através de uma metodologia facilmente aplicável na escola possuir materiais alternativos de fácil acesso e por ainda ser focada em problemas do cotidiano. Destaca-se a importância da continuidade do trabalho e mobilização dos futuros alunos, já que ações de educação ambiental devem ter um caráter contínuo junto à comunidade. |
Palavras-chave: Compostagem, Resíduos sólidos orgânicos, Ensino de Biologia. |