64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
Formação de Educadoras e Educadores do Campo: concepções, contradições e desafios.
Michelle Freitas Teixeira 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/IFMA
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho trata da formação de educadoras e educadores do campo, por meio da investigação das concepções presentes em projetos distintos de educação que se apresentam a partir dos anos de 1990, incluindo aquelas concepções constituídas em consonância com os novos interesses do capital, no processo de crise e reestruturação do Estado e seu aparelho gestor sob o neoliberalismo e em contraposição às lutas empreendidas pelos movimentos sociais camponeses por uma educação do e no campo. A especificidade deste objeto de estudo está na análise das concepções defendidas pelos movimentos sociais camponeses para a formação de educadores, à luz da experiência do PRONERA e do Curso de Pedagogia da Terra/UFMA.
METODOLOGIA:
Buscou-se apoio teórico-metodológico na perspectiva materialista histórico-dialética, na tentativa de apontar os condicionantes históricos, políticos e econômicos, bem como as contradições que se apresentam e que influenciam diretamente a constituição dos distintos projetos de educação e formação de educadores em questão. Nesta investigação, adotou-se como procedimento metodológico a revisão de literatura por meio da pesquisa bibliográfica e documental, a qual permitiu, a partir das contribuições teóricas, apreender a totalidade constitutiva da temática central, destacando-se possíveis mediações: a história da educação do campo; o ideário neoliberal e formação de educadores; relação entre questão agrária e educação; relação entre movimentos sociais, educação do campo e formação de educadores e o PRONERA.
RESULTADOS:
A análise documental permitiu uma compreensão mais clara das concepções e das contradições que se apresentam dentre os diferentes projetos em disputa no terreno do real, inclusive no âmbito da legislação. Por meio dessa investigação, contatou-se a existência de um processo de luta entre concepções distintas de formação de educadores, entre as quais se manifestam estratégias adotadas pelo Estado brasileiro capitalista a fim de garantir, em meio às políticas educacionais Estatais, a difusão de concepções que garantam a manutenção da hegemonia do capital como fundamento das políticas de formação de educadores e, na contramão desta lógica, identifica-se a atuação dos movimentos sociais camponeses na construção de um projeto transformador de Educação do Campo e formação de educadores – ao qual se inclui o PRONERA e o Curso de Pedagogia da Terra PRONERA/UFMA.
CONCLUSÃO:
Revelou-se por meio desta investigação a estreita relação entre as concepções defendidas dentre os fundamentos que amparam as políticas educacionais Estatais voltadas para a formação de educadores do campo, e os interesses mercadológicos que orientam a política capitalista em território brasileiro. A formação de educadores sob esta perspectiva se alia a noções internacionalmente defendidas por organismos representativos dos interesses do capital – Banco Mundial, CEPAL, OREALC, UNESCO, FMI, BID, OMC, PNUD – fortalecendo assim, a estreita relação entre educação/formação de educadores/capital. Entretanto o caráter dialético da história favorece a existência de distintos projetos em disputa no terreno do real. Como expressão desta condição, observa-se a existência de propostas vinculadas à educação do campo e aos fundamentos defendidos pelos movimentos sociais camponeses amparados em uma concepção de formação de educadores para a qual educador “é aquela pessoa cujo trabalho principal é o de fazer e o de pensar a formação humana” (CALDART, 2004). Com isso conclui-se que, apesar da grande difusão do aparato político-ideológico-mercadológico capitalista, focos de resistência se mantêm presentes em um processo de luta que se materializa em projetos e políticas que ultrapassam os limites dos interesses de mercado.
Palavras-chave: Formação de Educadores, Educação do Campo, Concepções.