64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS REDES SOCIAIS
Rafael Claudino dos Santos Amorim 1
Ryan Carlos Cardoso Teixeira 1
Luzia Matos Mota 1
Marlene Santos Socorro 1, 2
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Salvador
2. Profa. Ma./ Orientadora - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Salvador
INTRODUÇÃO:
A Divulgação Científica (DC) como forma de difusão do conhecimento, hoje, reveste-se de importância estratégica e fundamental na perspectiva de contribuir na alfabetização científica e tecnológica da população. Nesse contexto, falar sobre DC nas Redes Sociais torna-se indispensável para analisar o nível de informação dos jovens brasileiros. Quando falamos sobre alfabetização científica, é inevitável falar do importante papel da Divulgação Científica nesse processo e do papel hegemônico da ciência no último século, aliado ao forte desenvolvimento de novas tecnologias. A necessidade de aumentarmos e melhorarmos a qualidade das informações sobre ciência, seus progressos e seus riscos junto à população corresponde a uma responsabilidade social. Certamente, os ambientes formais e não formais de educação possuem fundamental importância nesse desafio, então, esta pesquisa se propõe a analisar a contribuição das Redes Sociais nessa perspectiva.
A Divulgação Científica é um “movimento” que se propõe atender essa demanda social visando levar a um público geral, notícias e entendimentos sobre a ciência e tecnologia, no caso do ensino formal, como no IFBA, essa tarefa se torna uma obrigação de todos. Porém, nos ambientes não formais, como as Redes Sociais, como está se realizando a DC?
METODOLOGIA:
A metodologia aplicada no desenvolvimento da pesquisa foi iniciada com uma revisão bibliográfica do tema através da disponibilização de materiais impressos e eletrônicos com o objetivo de familiarizar os bolsistas com a área dos Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia (ESCT) e de Divulgação Científica.
Em seguida foram selecionadas as Redes Sociais em que seriam feitas as pesquisas, tendo sido escolhidas as Redes Sociais mais utilizadas pelos alunos do IFBA campus Salvador, pois os jovens são maiores frequentadores das Redes. As Redes selecionadas foram: Orkut, Facebook, Twitter, MSN e Youtube
A pesquisa em cada Rede Social foi realizada a partir de seu próprio modo de busca e pesquisa, utilizando palavras chaves como: Ciência, Divulgação Científica, CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), além de temas mais específicos como “química” e “física”. Os principais itens analisados das Redes Sociais durante a pesquisa foram: Nome da comunidade, números de postagem, números de tópicos, número de membros, regularidade das postagens e natureza da comunidade.
Os dados levantados foram tratados e as informações categorizadas e analisadas pela equipe de pesquisa que foi composta por duas professoras orientadoras e dois bolsistas.
RESULTADOS:
Nesta pesquisa observou-se que a Divulgação Científica nas Redes Sociais desperta pouco interesse dos jovens, mostrando que a ciência ainda está em segundo plano como assunto de interesse dessa camada da população. Os jovens brasileiros preferem “seguir” ou “curtir” (o termo varia conforme a Rede Social) artistas e celebridades, estes, por sua vez, na maioria das postagens falam apenas da sua vida, encontros ou shows, não tratando de assuntos relevantes para a sociedade. Outro fato observado é que muitas páginas sobre divulgação científica não são atualizadas constantemente, o que também pode causar um desinteresse no usuário, contudo, foram encontradas paginas com atualizações constantes, mas que não possuíam muitos acessos, demonstrando, portanto que há falta de interesse dos usuários. Os fatores que geram essa falta de interesse devem ser considerados e analisados mais criteriosamente, em um estudo mais aprofundado.
Puderam ser notadas algumas particularidades nas Redes Sociais como no Twitter, que é uma rede social relativamente nova. Nesta Rede Social foi encontrado um maior número de postagem sobre DC, e o número de postagem aumenta em uma escala maior do que nas outras Redes, mostrando que pode haver um futuro mais promissor para a DC nas Redes Sociais mais novas.
CONCLUSÃO:
O trabalho chegou às seguintes conclusões: i) É preciso observar e ter precauções com as informações encontradas nas Redes Sociais, pois estas podem está distorcidas daquelas inicialmente geradas pela pesquisa. Porém, neste trabalho não foram encontrados muitos exemplos deste tipo de problema; ii) As Redes Sociais cumprem o papel de servir como fonte de informações de C&T, já que as mesmas estão disponíveis nesses espaços, contudo, não estão servindo como centros difusores de DC, uma vez que essas informações são pouco populares e não estão servindo como pontos de apoio ao fortalecimento da cultura científica e à participação dos jovens brasileiros em assuntos de C&T e, finalmente, iii) É inegável a importância de investir na DC para toda população, permitindo dessa forma que todos tenham o direito a adquirir informações que o capacitem, do ponto de vista da percepção, das decisões e dos riscos envolvendo a C&T nos tempos atuais. Neste contexto, deve-se dar mais atenção à Divulgação Científica nas Redes Sociais, pois este pode ser um novo caminho para atingir, principalmente, a comunidade jovem que responderão futuramente pelas decisões a serem tomadas em C&T e em outros temas da sociedade, formando cada vez mais cidadãos críticos preocupados com as decisões da sociedade.
Palavras-chave: Divulgação Científica, Redes Sociais, Ciência e Tecnologia.