64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
O ENSINO PRIMÁRIO NAS DÉCADAS DE1950 E 1960 EM CAXIAS MARANHÃO |
Rosane Lopes e Silva 1 Diomar das Graças Motta 2 |
1. Mestranda em Educação-UFMA 2. Profa.Dra./ Orientadora - Mestrado em Educação - UFMA |
INTRODUÇÃO: |
Considerando ser necessário o registro de aspectos fundamentais sobre o ensino primário na cidade de Caxias - Maranhão nas décadas de 1950 e 1960, pretende-se destacar a relevância do ensino primário à luz dos aspectos sócio político e econômico a partir do olhar das professoras primárias e da análise documental, registrando a importância deste resgate histórico às atuais gerações bem como para as subsequentes, para a compreensão do atual cenário educacional, resultante de mudanças ocorridas de acordo com os caminhos traçados pela política educacional brasileira. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa possui caráter qualitativo, tendo sido utilizado para coleta de dados um grupo de professoras primárias das décadas de 1950 e 1960; paralelamente foi utilizada análise documental, com vista ao entendimento dos aspectos sócio políticos e econômicos como condicionantes da realidade dos atores do processo ensino aprendizagem das escolas primárias de Caxias. |
RESULTADOS: |
A partir das interlocuções com as professoras e da análise dos documentos: fichas de matrícula, atas, relatório de caixa escolar, anotações particulares das professoras, portarias, foram produzidas as seguintes proposições: Os professores e alunos eram oriundos da burguesia local, o que caracteriza o caráter elitista das escolas primárias que funcionavam somente na zona urbana; a docência no ensino primário era exercida por mulheres que encaravam o magistério como sacerdócio; a classe popular dificilmente acessava ao ensino primário; os poucos alunos que eram matriculados, segundo o depoimento das professoras, conseguiam tal façanha via favores de apadrinhados; os alunos da classe popular que eram privilegiados por terem conseguido ter acesso à escola sentiam a obrigação de serem excelentes tanto na obtenção de nota quanto no comportamento. |
CONCLUSÃO: |
O trabalho de pesquisa realizado possibilitou a constatação de que o ensino primário das décadas de l950 e 1960 era privilégio de uma minoria, considerando que a maioria dos alunos os quais acessavam à educação escolar ofertada pela escolas públicas de Caxias, eram oriundos da burguesia ou eram filhos de trabalhadores da classe popular próximos aos profissionais da educação, diretores ou professores das referidas instituições escolares. Foi constatado, também, que a docência na educação primária nesse período era exercida por mulheres que pertenciam à burguesia local de então e encaravam o magistério como sacerdócio. Esses resultados impulsionaram a autora desse trabalho a dar continuidade aos estudos sobre o ensino primário e as mulheres que nele militaram, no período mencionado, que atualmente são realizados no processo de construção da dissertação de mestrado que está cursando. |
Palavras-chave: Professoras, Ensino Primário, Aluno. |