63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 7. Astronomia
O ENSINO DA ASTRONOMIA POR MEIO DE OFICINAS, EXPERIMENTOS INTERATIVOS E ATIVIDADES LÚDICAS
Lívia Camargos Cruz 1,2,3
Walmir Thomazi Cardoso 4,5
1. Graduanda em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP
2. Bolsista CNPq de Iniciação Científica
3. Estagiáia–Divisão Técnica de Astronomia dos Planetários da Cidade de São Paulo
4. Prof. Dr./ Orientador – Depto. de Física – PUC/SP
5. Assessor da Divisão Técnica de Astronomia dos Planetários da Cidade de São Paulo
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem como meta comunicar o estágio atual e conclusões do desenvolvimento de materiais lúdicos/interativos, para aplicação em oficinas de baixo custo para ensino e divulgação da Astronomia e da Física Moderna, aplicados na Escola Municipal de Astrofísica (EMA) e no Planetário “Prof. Aristóteles Orsini” (Parque do Ibirapuera - Departamento de Educação Ambiental – DEA – da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente – SVMA – Prefeitura de São Paulo).Trata-se, portanto, do desenvolvimento de um projeto de pesquisa orientado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e aplicado em um espaço e equipamento público, realizado no período de abril de dois mil e nove a agosto de dois mil e dez.
METODOLOGIA:
A metodologia empregada nesse trabalho foi qualitativa (FLICK, 2007), considerando a interação de componentes metodológicos e teorias, perspectivas dos participantes e suas diversidades assim como abordagens de problemas.
Com o nome de Família do Universo o projeto se constitui numa série de atividades que são oferecidas aos grupos de interessados que já tenham adquirido o ingresso para sessão do planetário exibida às quatorze horas, aos domingos. A atividade completa é composta pela sessão de planetário e as oficinas com os materiais desenvolvidos no projeto de pesquisa.
As oficinas versam sobre nove temas diferentes: montagem do Sistema Solar em escala de distância, relógio de sol, confecção do modelo de um núcleo de cometa com gelo seco, caixinha de espectros (espectroscopia), modelo de galáxias, fases da lua, esfera celeste, relógio estelar e configurações planetárias. As atividades contam ainda com passatempos como liga-pontos, caça-palavras e desenhos para colorir com temas de Astronomia para as crianças menores. Os temas das oficinas são alternados durante os finais de semana. O trabalho contou com o apoio dos funcionários da instituição, mas foi desenvolvido e aplicado essencialmente pelos autores deste trabalho.
RESULTADOS:
Considerando as várias temáticas desenvolvidas nas oficinas percebemos que muitos dos participantes fizeram perguntas sobre as escalas usadas na construção do Sistema Solar, a existência de vida em outros planetas, sobre a utilização dos relógios solares, como reproduzir a caixa com as fases da Lua em suas casas, entre outras. Isso não significa que esses sejam os temas que mais interessaram. Por razões das mais diversas a simulação da construção de um núcleo de cometa chama muito a atenção, assim como a caixinha de espectro, e as crianças se interessam muito pelos resultados. Essas atividades consistem no ensino não- formal de Astronomia e Física, que estão ligadas diretamente entre si, e têm caráter interdisciplinar. Todas as oficinas do “Família do Universo” contam com recursos audiovisuais e explicações dinâmicas, brincadeiras e associações que levam os assuntos abordados à realidade das pessoas. Sendo assim, também tratamos de temas como educação ambiental, história da ciência, geografia, matemática, entre outros, que justificam a importância de projetos como este para a formação cultural e social das crianças e dos jovens, assim como para a difusão do conhecimento científico.
CONCLUSÃO:
Ao longo de mais de um ano de trabalho conseguimos atender um número, de aproximadamente, duas mil pessoas, realizando as atividades apenas aos domingos. Contamos também com a presença de professores do ensino básico, participando das oficinas de maneira espontânea, que se interessaram em replicar as atividades em suas salas de aula. Com isso foi possível perceber, neste período, o grande interesse do público em geral por atividades deste tipo.
Investir na formação de educadores com essa visão interativa e lúdica dos assuntos também é de extrema importância, para que, desde a escola, as crianças sejam estimuladas e desenvolvam o interesse em entender o mundo que as cerca em sua totalidade. Desta forma concluímos este nosso trabalho proposto com reconhecimento em termos de pesquisa científica premiada na instituição de origem e com a aplicação permanente dessas oficinas em atividades oficiais da Escola Municipal de Astrofísica. O programa Família do Universo continuará a acontecer aberto ao público do Planetário e cursos de capacitação para professores para ensino de ciências com um aspecto lúdico e interativo passarão a ser também fornecidos na Escola Municipal de Astrofísica.
Palavras-chave: Astronomia, Ensino, PUC-SP.