63ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
REMOÇÃO DO CORANTE SINTÉTICO REMAZOL RED RB-133 POR COAGULAÇÃO QUÍMICA, FLOCULAÇÃO E SEDIMENTAÇÃO EM ESCALA DE BANCADA
Emília Kiyomi Kuroda 1
Fernando Fernandes 2
Sandra Márcia Cesário P. da Silva 2
Lucas Bozolan Mendes 3
Renan Borelli Galvão 3
Vilson Gomes da Assunção Júnior 3
1. Profa. Dra./Orientadora - Departamento de Construção Civil - UEL
2. Prof. Dr. Departamento de Construção Civil - UEL
3. Acadêmico de Engenharia Civil - UEL
INTRODUÇÃO:
Devido à complexidade e variedade dos compostos empregados no processo industrial , assim como a resistência à biodegradação, o tratamento efetivo e particularmente, a degradação de efluentes coloridos, requerem muitas vezes a combinação de vários processos físicos, químicos e biológicos. Considerando um sistema de tratamento de efluentes do setor da lavagem de quadros da indústria têxtil em escala real, após visita técnica, optou-se pelo uso do corante Remazol Red RB133, contendo grupos cromóforos azo, caracterizados pela ligação –N=N– ligados a sistemas aromáticos, cuja classe pertence a maior parte dos corantes reativos.
Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a eficiência de remoção do corante sintético Remazol Red RB-133 por coagulação química - floculação - sedimentação em escala de bancada, considerando as condições operacionais do sistema de tratamento de efluentes do setor da lavagem de quadros da indústria têxtil em escala real.
METODOLOGIA:
A água de estudo foi preparada, diluindo-se o corante sintético Remazol Red RB-133 (sólido) em água de poço de forma a resultar em concentração da ordem de 30 mg.L-1.
Após realização de varredura espectral na faixa visível foi construída a curva de calibração na faixa de concentração de 0,1 a 50 mg.L-1.
Para realização dos ensaios foram utilizados os seguintes produtos químicos:
- Hidróxido de sódio (sólido) com massa específica = 1,013 kg/L como alcalinizante;
- Solução comercial de ácido clorídrico com 37% em massa e massa específica = 1,187 kg/L como acidificante;
- Solução comercial de hidroxicloreto de polialumínio líquido com 18,23 % de Al2O3, massa específica = 1,3860 kg/L e cor amarela.
Considerando as condições operacionais do sistema de tratamento de efluentes do setor da lavagem de quadros da indústria têxtil em escala real, foram adotados como parâmetros de controle operacionais: tempo médio de mistura rápida Tmr = 5 min; gradiente médio de velocidade de mistura rápida Gmr = 600 s-1; tempo médio de floculação Tfloc = 25 min; gradiente médio de velocidade de floculação Gfloc = 20 s-1; velocidades de sedimentação VS1=2,0 cm.min-1, VS2=1,0 cm.min-1 e VS3=0,5 cm.min-1.
RESULTADOS:
A água de estudo preparada para a realização dos ensaios em jarteste apresentava pH inicial: 7,17; Turbidez: 1,2 uT; Alcalinidade: 82,8 mg CaCO3. mg.L-1; Concentração de Remazol Red RB-133: 29,6 mg.L-1, DQO: 10 mg.L-1, DBO5d, 20ºC < 2,0 mg.L-1.
Na espectofotometria de absorção UV-Vis de Remazol Red RB-133 a máxima absorção foi observada na faixa visível no comprimento de onda de 520 nm.
A curva de calibração para quantificação de Remazol Red RB-133 até 50 mg.L-1 apresentou boa correlação com valor médio de R2 = 0,9987.
Observou-se que para valores de pH inferiores a 5,5 ocorreu um favorecimento na formação de flocos devido aos valores mais elevados de turbidez e consequentemente, foram obtidos menores valores de residuais de Remazol Red RB-133.
Escolheram-se os pontos que apresentaram eficiência maior que 66%. Após determinação das melhores condições de coagulação para as três dosagens de coagulante, foi realizada a reprodução dos pontos selecionados com coleta de amostras após coagulação química – floculação – sedimentação para as velocidades de sedimentação de 2,0, 1,0 e 0,5 cm.min-1. Para as amostras coletadas com velocidade de sedimentação de 0,5 cm.min-1 foram realizadas as análises de DQO e DBO.
CONCLUSÃO:
Com este estudo, foi possível verificar que a região de maior eficiência em relação à remoção de Remazol Red RB-133 foi estabelecida para valores de pH variando entre 5,0 e 6,0, com destaque para valores abaixo de pH 5,5, onde os valores mais elevados de turbidez obtidos demonstram um favorecimento na formação de flocos e conseqüentemente, maior remoção de Remazol Red RB-133 resultando em menores concentrações residuais.
A eficiência de remoção máxima encontrada para o Remazol Red RB-133 foi de 96,3%, conseguida com a dosagem de Alumínio de 20 mg.L-1 e pH 5,31. Para essa dosagem, o efluente tratado apresentou turbidez 2,3 uT, DQO = 2,4 mg.L-1, restando apenas 1,1 mg.L-1 de Remazol Red RB-133 residual.
Palavras-chave: Tratamento efluentes têxteis, corantes têxteis, coagulação química-floculação-sedimentação.