63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
NOVAS LINGUAGENS E NOVAS METODOLOGIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: Uma experiência do PIBID no CEGEL
William Câmara Barros 1
Tadeu Luis Maciel Rodrigues 1
Cláudio Márcio dos Santos Pizon 1
Antônia Silva Mota 2
1. Depto de História, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA
2. Prof. Dr./ Orientadora - Depto de História - UFMA
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é resultado do projeto de ensino de história desenvolvido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, especificamente do subprojeto do curso de História da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, tendo como escola campo o Centro de Ensino Governador Edison Lobão – CEGEL da capital do Estado do Maranhão. O presente trabalho tem por objetivo mostrar os resultados e experiência do seu primeiro ano de funcionamento. Tendo como objetivo propiciar ao licenciando inserção e vivencia no espaço da escola, o subprojeto de História tem possibilitado o uso de novas metodologias para o ensino da história aprimorando assim o contato dos acadêmicos de História com o mundo profissional; reaproximando os professores com a produção histórica desenvolvida na academia e introduzindo na escola, as novas linguagens no ensino de História, buscando ainda, um maior dinamismo das aulas cujo intuito é despertar o interesse dos alunos e melhorar a sua aprendizagem.
METODOLOGIA:
No primeiro momento procedemos a um levantamento e discussão de algumas temáticas que consideramos pertinentes as novas exigências para o ensino da história, como por exemplo: a obrigatoriedade do ensino de História e cultura afro-brasileira, dentre outros. A partir dos estudos elaboramos os projetos de intervenção com novas metodologias que consistia no trabalho com os professores da escola e posteriormente auxiliamos na condução das aulas. Para essa primeira etapa do trabalho os alunos formaram duplas para acompanhar os professores, e outros funcionaram como grupo de apoio. Passado essa fase, os alunos bolsistas passaram a freqüentar a escola duas vezes por semana, apresentando as novas metodologias, a partir das novas linguagens de ensino (filmes, documentários, aulas passeio, revistas em quadrinhos, musicas e etc.), para o ensino de História. Vale ressaltar a nossa contribuição na organização de alguns eventos, como o Dia da consciência negra e o Dia Mundial de Combate a AIDS.
RESULTADOS:
Como resultado desse subprojeto, visamos à melhoria da qualidade no ensino na rede publica, bem como a atualização e capacitação dos professores no que tange ao uso de novas linguagens metodológicas e as inovações no campo do ensino da história; observando ainda o envolvimento dos professores e alunos. Há que ressaltar que ocorreram dificuldades para a introdução dessas novas linguagens, devido o plano de aula do professor está em funcionamento antes da nossa introdução na escola; porém esses problemas foram sendo contornados no decorrer do processo. Para os bolsistas tem sido importante porque proporcionou a oportunidade de aproximação com o ambiente profissional que encontrarão quando concluírem a licenciatura.
CONCLUSÃO:
Concluímos que, a aproximação dos professores com a academia lhes proporcionou uma aproximação das discussões mais recentes ocorridas no campo de saber que trabalham, pois o distanciamento com o mundo acadêmico provocou uma defasagem do conhecimento; a utilização das novas linguagens de ensino da História fez com que os alunos do Centro de Ensino Governador Edison Lobão – CEGEL tivessem o maior interesse pelo conteúdo da disciplina de História, apesar das grandes dificuldades encontradas na implantação dessas linguagens devido ao pouco tempo para se passar o conteúdo do ano. Aos bolsistas foi uma experiência única e gratificante, mantendo desde cedo o contato com um ambiente que mais na frente será o seu cotidiano profissional.
Palavras-chave: Metodologias, História, Docência.