63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
ROMEU E JULIETA E O BAILE DO MENINO DEUS: UMA PRÁTICA BILÍNGUE
Ana Maria de Andrade 1
Jussara Bezerra 1
Elimar Alcoforado 1
1. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO:
No decorrer do ano letivo, notamos nos alunos dificuldades no exercício da leitura oral em Inglês, visto que são poucas as oportunidades de acesso a esta língua através de cursos gratuitos para a Rede Pública, mas boas e variadas práticas de leitura de obras em Língua Portuguesa. Como eles tinham muito interesse pelas linguagens da Arte: música dança teatro, desenho e pintura, pensamos desenvolver um trabalho que facilitasse o entendimento desses estudantes promovendo ações dinâmicas, interdisciplinares, de interação entre jovens de várias turmas, oportunizando práticas orais na Língua Inglesa, e Portuguesa, apreciando algumas obras literárias e artísticas consagradas. A partir daí, montar e apresentar peças, elaborando ações em que alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio Sizenando Silveira em Recife, Pernambuco, pudessem ter acesso às obras dos Saltimbancos, Romeu e Julieta, O Baile do Menino Deus e Morte e Vida Severina, motivando os alunos no exercício da prática bilíngue. Nesse contexto envolvemos as diversas áreas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes, Temas Transversais e Tecnologia. O processo durou todo o ano com o intuito de superar a deficiência apresentada inicialmente pelas turmas.
METODOLOGIA:
Ao longo do ano, realizamos práticas de leitura em vários locais: sala de aula, Biblioteca Escolar, Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco e no Parque 13 de Maio; proporcionamos ao grupo leitura de diversas obras, assistimos ao vídeo, ouvimos as músicas do musical “Os Saltimbancos” de Chico Buarque de Holanda; produzimos sínteses de textos importantes para composição das peças teatrais, tornando-as mais leves; lemos e traduzimos utilizando a Internet e dicionários de línguas, uma adaptação da obra “Romeu e Julieta” de William Shakespeare, apropriada para adolescentes; fizemos a reescrita desse texto, para adaptação para a peça teatral; inserimos para a apresentação no final do ano um coral que cantou as músicas:” Happy Xmas (John Lennon e Yoko Ono), We are the World (Michael Jackson e outros), I have a dream” (ABBA); desenhamos e pintamos algumas cenas que aconteciam nos livros para servirem como cenários; produzimos um musical (releitura) da peça “O Baile do menino Deus” de Ronaldo Correia de Brito e Francisco Assis Lima em interface com a obra Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto; utilizamos durante o processo e na apresentação toda tecnologia disponível na escola: notebook, data-show, som, câmera digital, microfone e livros.
RESULTADOS:
O projeto atendeu às expectativas, pois os alunos precisaram interagir para alcançar os objetivos propostos, superando assim possíveis diferenças. A participação dos integrantes foi efetiva, todos realizaram diferentes atividades, facilitando a interação e o trabalho cooperativo e até dos que não estavam atuando. Os estudantes fizeram exercício da leitura diversas vezes para decorar algumas falas, evoluindo na entonação das frases e pronúncia das palavras. Como a apresentação envolvia canto e dança, descobrimos talentos e aqueles que não tinham o perfil para o teatro, música ou dança se descobriram, na produção da peça, no figurino dos personagens, ou em outras atividades que contribuíssem para o resultado, que foi a culminância com a apresentação da peça teatral. Os alunos ficaram entrosados e dispostos a participarem de outros eventos que a escola passou a promover mobilizando a todos. A avaliação do grupo foi processual com a participação dos alunos envolvidos, refletindo sobre a qualidade da produção do evento e como poderiam melhorá-lo. Avaliamos com eles também a evolução de cada um na Língua Inglesa e Portuguesa. O grupo de professores apoiou o trabalho, participando da apresentação, filmando e fotografando.
CONCLUSÃO:
O projeto foi importante para a escola e para as turmas envolvidas, porque possibilitou inovação no formato de apresentação, na metodologia aplicada, no envolvimento dos estudantes e na avaliação dos mesmos no processo, bem como na participação dos envolvidos na elaboração da proposta e vivência das etapas. De tudo que foi apresentado pudemos concluir que os estudantes demonstram mais interesse e afinco pelos estudos, quando oferecemos oportunidades desafiadoras. Descobrimos que os jovens gostam de novidades, de situações que requeiram mobilização, além de termos dado destaque a duas línguas tão importantes na vida dos jovens, considerando a necessidade de melhoria na formação com vistas à aquisição de emprego e melhoria da qualidade de vida, além de ampliação dos horizontes e visão de mundo. Nesse contexto pretendemos dar continuidade a essas ações para as demais turmas em outros momentos, por perceber nas avaliações dos alunos que essa forma dinâmica de trabalhar traz benefícios para toda a comunidade escolar. No tocante à escola, notamos que o trabalho trouxe tanto motivação quanto possibilidade de utilizar os recursos dispostos, envolvendo profissionais e estudantes num trabalho conjunto de equipe, fortalecendo, inclusive, a presença e a participação dos pais.
Palavras-chave: Artes, Inglês, Leitura.