63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 2. Comportamento Animal
CARACTERIZAÇÃO DAS AVES EM CATIVEIRO NO MUNICÍPIO DE CANDIBA-BAHIA.
Marcela Dária Rodrigues Alves 1
Thely Alves Maciel 2
1. Departamento de Ciências Humanas Campus VI- Universidade do Estado da Bahia
2. Profa. Me./ Orientadora - Departamento de Ciências Humanas Campus VI- Universidade do Estado da Bahia
INTRODUÇÃO:
A Etnoornitologia estuda a percepção das populações humanas sobre as aves, buscando compreender o relacionamento entre ambos. Aves despertam interesse dos humanos, por possuírem , características conspícuas como, o canto, por isso fazem parte de coleções de muitos criadores. Esta pesquisa teve como objetivo investigar o comportamento das aves em cativeiro através da percepção dos criadores, no município de Candiba-Bahia.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada por meio de conversa informal e entrevistas semi-estruturadas a 20 criadores que matem aves em cativeiros de grande e pequeno porte.
RESULTADOS:
Foram listadas 40 aves, sendo 27 machos e 13 fêmeas, de 15 espécies citadas pelos nomes vernáculares como: Cardial, Calopsita, Azulão, entre outras. Os entrevistados distinguem macho e fêmea pela cor (23%), pelo canto (49%) e por ambos (28%). Das aves aprisionadas 38 % eram filhotes e 62% adultas, sendo que 42% são oriundas de captura própria e 58% foram compradas. Quanto à vocaliação, 77% vocalizam continuamente, 15% vocalizam com menor freqüência e 8% nunca vocalizaram. Todas as aves analisadas alimentam-se freqüentemente, pois sempre há comida disponível, entretanto possuem dificuldade para voar, pois vivem em gaiolas (75%) ou em pequenos viveiros (25%). Dos oito casais de pássaros encontrados apenas três reproduziram e das 13 fêmeas observadas apenas seis já haviam ovopositado. Segundo os entrevistados a reprodução ocorre com maior assiduidade no período chuvoso (50%). Todos os entrevistados afirmam que as consideram como “animal de estimação” e as “criam porque gostam de ouvir o seu canto”.
CONCLUSÃO:
Dessa forma, o comportamento das aves em cativeiro apresenta divergências e similaridades em relação ao habitat natural. O período de postura e o horário de maior vocalização são semelhantes, o tempo de repouso é maior devido aos espaços limitados, a reprodução é diminuta, esses fatores podem afetar o desenvolvimento e a propagação desses animais, portanto, evidencia-se a importância da conscientização dos criadores para que estes possam atuar na preservação e conservação da avifauna.
Palavras-chave: Avifauna, Espécies, Criadores.