63ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 14. Engenharia
Projeto INOVENGE – Inovação e Engenharia no Ensino Médio
Felipe Laffiti Assis Soares 1
Pedro Henrique Vasconcellos Apipe 1
Giovane Azevedo 1,2
Alessandro Fernandes Moreira 1,3
1. Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
2. Departamento de Instrumentação – Coltec / UFMG
3. Departamento de Engenharia Elétrica – UFMG
INTRODUÇÃO:
Este trabalho apresenta uma síntese dos resultados obtidos no âmbito do Projeto Inovenge, uma parceria entre o ensino de graduação de Engenharia, o ensino médio e o de nível técnico profissionalizante, e que se encontra em desenvolvimento na UFMG num programa interdepartamental envolvendo os Departamentos de Engenharia Mecânica e de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia além do Colégio Técnico da UFMG (COLTEC) focando inovação tecnológica. No Coltec, acolhe em media 20 alunos do ensino médio de diversas escolas por ano.
Esta abordagem foi criada pela Aalborg University da Dinamarca [www.aau.dk], a pouco mais de três décadas, e que só recentemente começou a ser explorada por pesquisadores no Brasil. Iniciativas semelhantes também são utilizadas com sucesso na Penn State University (Learning Factory) e na universidade de Boulder Colorado (ITLL) Integrated Teaching and Learning Laboratory.
METODOLOGIA:
O Projeto Inovenge está inserindo numa metodologia de ensino que busca o desenvolvimento da inovação tecnológica e da geração de novos conhecimentos, numa estrutura baseada no aprendizado ativo (“Problem-Based Learning – PBL”). O foco é no aprendizado baseado em problemas ou aprendizado por projetos, enfatizando a solução de problemas de engenharia na vida real. O trabalho é organizado por grupos de alunos de ensino médio tutorados por estudantes de graduação, com características "interdisciplinares" (ou multidisciplinares) e integrando teoria e prática.
O modelo hands on project ou aprendizagem baseada em problemas – PBL tem sido reconhecido mundialmente como uma abordagem capaz de promover a aquisição de conhecimentos pelos alunos, ao mesmo tempo em que os ajuda a desenvolver habilidades e atitudes profissionais desejáveis. Diferentemente dos métodos convencionais de ensino, que utilizam problemas de aplicação após a apresentação da teoria, o PBL utiliza um problema para iniciar, enfocar e motivar a aprendizagem de novos conceitos. As etapas compreendem a identificação de problemas, pesquisa e resolução, construção de um modelo e de um relatório final. Utilizando diversos laboratórios e oficinas disponíveis no Colégio Técnico da UFMG e em outros departamentos da universidade, os alunos de ensino médio – do COLTEC e de demais escolas públicas que são selecionados pelo PROVOC – tem uma enorme infra-estrutura para conduzir seu trabalho independente da área selecionada.
RESULTADOS:
Em pouco mais de três anos de projeto no COLTEC, conseguiu-se finalizar diversos projetos tecnológicos envolvendo alunos do ensino médio e de graduação. Vários projetos visaram o aperfeiçoamento ou otimização de produtos já existentes, como um sistema de reaproveitamento de água da chuva ou um sistema de ativação de bebedouros pelo pé. Outros tantos estão em fase de pesquisa e aprimoramento, como um dispositivo eletromecânico de movimento alternativo adaptável a carrinhos de bebê. Ressalta-se, entretanto, que o maior ganho obtido é o aprendizado proporcionado aos alunos envolvidos, envolvendo os de engenharia e os de ensino médio em processo de interação, propiciando um diferencial na formação acadêmica. Pelo acompanhamento durante os meses do projeto, é de fácil percepção a obtenção por parte deles de ganhos em sua vida acadêmica e profissional.
CONCLUSÃO:
Os projetos concluídos são úteis a sociedade de forma a melhorar a vida daqueles atingidos. Certos projetos visam uma economia de recursos naturais, ou seu reaproveitamento, com idéias que promovem uma melhoria de vida futura, e demonstram o desenvolvimento de uma responsabilidade sócio-ambiental na formação dos alunos de graduação.
Dentre os objetivos traçados para o Projeto Inovenge, obteve-se ganhos de aprendizagem na formação dos alunos, que concluíram com êxito os projetos propostos. Foi criada principalmente uma nova visão critica do mundo, o desenvolvimento do ato de tomar iniciativa e correr riscos de lançarem novas idéias, além de diversas funções realizadas com o trabalho em grupo. Esta metodologia baseada em aprendizado ativo deveria ser iniciada ainda no ensino fundamental, permitindo desde cedo o desenvolvimento do espírito crítico e criativo.
Palavras-chave: Aprendizado Ativo, Engenharia no Ensino Médio, Inovação Tecnológica.