63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 6. Psicologia do Desenvolvimento Humano
Juventude e autoridade: fatores que influenciam na identificação de figuras de autoridade na contemporaneidade.
Rosane Maria de Castilho 1
Ruben Román 1,2
1. Depto. de Postgrado en Educación - UCSF
2. Prof. Dr. Orientador
INTRODUÇÃO:
A temática da autoridade tem suscitado uma vasta produção teórica, porém, o modo como é vivida e reconhecida varia de acordo com o contexto. Reconhecendo que a representação da condição de autoridade é datada e construída historicamente, o presente trabalho objetivou compreender os fatores que influenciam no reconhecimento das figuras de autoridade no ambiente educacional na contemporaneidade.
METODOLOGIA:
A partir de uma revisão bibliográfica de orientação multidisciplinar, realizou-se uma pesquisa de campo que consistiu na aplicação de um intrumento de coleta de dados de caráter qualitativo a 358 jovens com idades entre 15 e 23 anos, estudantes de ensino médio em duas cidades distintas: Goiânia (Brasil) e Santa Fé (Argentina). Os dados coletados foram posteriormente tratados à luz do método de orientação dialética, observando as contradições como tributárias das condições da realidade vivida.
RESULTADOS:
A totalidade dos questionários aplicados em seis escolas distintas nos dois países, geraram igualmente distintas respostas sobre a representação de autoridade. A partir do tratamento dos dados pode-se observar a emergência de 40 distintos termos para designar autoridade, que foram classificados em cinco distintas categorias, sendo a mais representativa aquela que associava a condição de autoridade daquela figura que interagia a partir do RESPEITO ao outro.
CONCLUSÃO:
Não obstante tenha havido parte dos estudantes que identificaram a condição de autoridade como tributária do PODER relativo à função desempenhada, a maioria dos jovens investigados a identificou no âmbito relacional, sendo os valores relativos a seu reconhecimento majoritariamente ligados à alteridade. Tais resultados encontram aproximação com investigação realizada pela Universidade Católica de Córdoba (2006), como também com pesquisa realizada pela PUC- SP (2008).
Palavras-chave: Juventude, Autoridade, Contemporaneidade.