63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
GEOGRAFIA ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM EM ESCOLAS ESTADUAIS NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA.
Pedro Wander dos Santos Pinheiro 1,2
Vicka de Nazaré Magalhães Marinho 1,2
1. Universidade Federal do Pará-UFPA
2. Bolsistas do Programa de Educação Tutorial-PET
INTRODUÇÃO:
As abordagens sobre o processo de ensino-aprendizagem na Geografia vêm estimulando discussões acerca dos efetivos avanços desse processo no ensino básico. Como se sabe, o ensino dessa ciência vem sofrendo ao longo dos anos sérias críticas, por encontrar-se inserido em uma postura tradicional, caracterizada pelo professor que considerava como importante no processo educativo um modelo pedagógico curricular conteudístico e fortemente padronizado em detrimento de um processo de ensino mais flexível capaz de permitir aos alunos atuarem como atores, não apenas como simples receptores do conhecimento. Nesta pesquisa, realizada em escolas públicas da Região Metropolitana de Belém, objetivou-se compreender em que medida o ensino de geografia efetivamente avançou no sentido da construção de um saber significativo, capaz de contribuir na formação de cidadãos conscientes não só de sua realidade espacial, mas de sua condição de ator que produz e transforma esta realidade. A importância da pesquisa está na necessidade de se dimensionar o verdadeiro alcance dos avanços teórico-metodológicos da geografia no ensino básico, condição para se refletir sobre o papel dessa ciência na formação cidadã dos discentes.
METODOLOGIA:
O método da pesquisa baseou-se em levantamento de informações primárias e secundárias. As informações primárias foram obtidas nas escolas situadas na Região Metropolitana de Belém do Pará. Nessas escolas, centramos nossa pesquisa no ensino de geografia do 6º ao 9º ano, no período de setembro a novembro de 2010. Utilizamos como técnica de obtenção de informações a aplicação de questionários a professores e alunos, além de realizarmos observações periódicas nas aulas de geografia ministradas nessas escolas. A partir desses procedimentos elaboramos vários relatórios com a finalidade de evidenciar os principais problemas recorrentes ao processo de ensino-aprendizagem de geografia. Paralelamente a esse procedimento, realizamos levantamento e leitura da literatura relativa ao tema pesquisado, da qual retiramos subsídios para embasar nossa interpretação das informações primárias levantadas.
RESULTADOS:
A partir da referida pesquisa, constatou-se que apesar da preconização de uma Geografia renovada, dita Crítica, a qual no ensino se preocupa com a criticidade do educando e não em arrolar fatos para que ele memorize, observou-se que ainda há resquícios de uma forte relação com a Geografia de cunho tradicionalista. Os relatos de alunos do ensino fundamental do 6º ao 9º ano das escolas estaduais pesquisadas nos conduzem a esta constatação na medida em que ainda indicam a persistência de um ensino mnemônico de caráter mecanicista, mantendo o viés de uma disciplina simplória e enfadonha, voltada a mera descrição de fatos e fenômenos geográficos, onde o educando não consegue estabelecer relações concretas entre conteúdos programáticos da Geografia com a sua realidade imediata e por isso não vê utilidade naquilo que lhe é explicado. Isto coloca em evidência a necessidade de uma reflexão teórico-metológica acerca das práticas pedagógicas, visando à formação de alunos com uma postura crítica diante da realidade, por meio de uma prática pedagógica que favoreça o entendimento real e concreto da ação humana através da relação espaço-tempo, o que poderá ocorrer através de uma visão de totalidade, e não fragmentada, descritiva e superficial do espaço geográfico.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos nessa pesquisa permitem inferir que o ensino de geografia desenvolvido nas escolas citadas ainda pauta-se em muitos procedimentos que há bastante tempo vêm sendo criticados nas universidades. Neste sentido, verifica-se que na prática, não obstante os avanços nas teorizações sobre procedimentos teórico-metodológicos, o ensino de geografia convive ainda com antigas limitações. Avanços efetivos no processo de ensino-aprendizagem dessa ciência tornam-se, dessa maneira, extremamente necessários, a fim de que se possa discutir não só os conteúdos de ensino, mas os procedimentos pedagógicos com o intuito de dar sentido ao trabalho dos professores e, sobretudo, ao conhecimento apreendido pelos alunos. Só assim a geografia tornar-se-á um conhecimento significativo e a escola contribuirá para desenvolver as potencialidades do aluno, mostrando a este educando a possibilidade real de tornar-se um sujeito partícipe na construção do conhecimento, ou seja, um sujeito consciente de sua realidade histórico-espacial, condição básica para que possa exercer plenamente sua cidadania.
Palavras-chave: Geografia Escolar, Processo Ensino-Aprendizagem, Escolas Públicas de Belém.