63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
Pecuária na Amazônia: O abastecimento de gado para a cidade de Manaus
Máximo Alfonso Rodrigues Billacrês 1,
Ricardo José Batista Nogueira 2
1. Mestrando em Geografia-Depto. de Geografia, Universidade Federal do Amazonas- UFAM.Laboratório de Estudos sociais- LAES/INPA
2. Prof.Dr/Orientador. Depto. de Geografia-UFAM
INTRODUÇÃO:
A pecuária bovina foi introduzida na Amazônia desde o século XIX, visando o abastecimento dos centros urbanos. Em meados do século XX, por meio dos projetos agropecuários, seguindo o lema de “integrar para não entregar”, esta atividade avançou sobre a floresta. O trabalho teve como objetivo abordar a dinamicidade da produção bovina em Manaus, abrangendo o Amazonas e a Amazônia. A relevância desta pesquisa deve-se pelo fato de que 80% da carne bovina consumida no Amazonas são de fora do Estado. Com isso, a pesquisa se preocupou em analisar o abastecimento que ocorre em Manaus, sendo assim partindo de uma escala local para entender a escala regional.
METODOLOGIA:
Os procedimentos metodológicos utilizados foram: levantamento bibliográfico e entrevistas em instituições privadas e públicas, como o ministério da agricultura, pecuária e abastecimento-MAPA que forneceu dados quantitativos sobre a origem do gado consumido na capital do Estado do Amazonas-Manaus. A Codesav (Comissão Executiva Permanente de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) também forneceu dados quantificando o número de bovinos nos sessenta em dois municípios amazonenses.
RESULTADOS:
A alta produtividade da pecuária na Amazônia deve-se aos seguintes estados: Pará, Rondônia, Mato Grosso. Estes estados abastecem o Amazonas, que apresenta a menor produtividade de bovinos, por motivos como: ocupação de terras de baixo potencial agropecuário e, pelo papel do Amazonas no processo de minimização dos impactos da variação climática do planeta. Os rios são os “caminhos” por onde são transportados os produtos bovinos para o abastecimento do Amazonas, a maioria destes produtos é destinada à capital, Manaus, maior centro consumidor e por possuir um frigorífico matadouro com controle federal e outro com controle estadual. Com isso, Manaus possui o papel de principal distribuidor de carne bovina do estado.
CONCLUSÃO:
A pecuária na Amazônia está relacionada com diversos fatores, entre eles: o baixo custo de terra, as favoráveis condições naturais a pecuária, as áreas desmatadas já existentes, as explosões das exportações de carne e os investimentos das extrações de madeiras revestidas em tecnologias para a pecuária. A baixa concentração de bovinos no Amazonas faz com que o Estado importe animais vivos de outros estados para o abate, como é caso do Pará e de Roraima, este último, pela BR 174 exporta boi vivo para Manaus e o Pará por meio de balsas também exporta boi vivo para a capital, no entanto o seu gado perde peso, pois há o estresse do animal durante a viagem, causando um menor rendimento com esses exportados do Pará. Manaus, devido à função econômica que exerce no estado, por ser a cidade mais importante do Amazonas, tem o papel de fornecedor de carne para o Amazonas, pois na capital encontram-se dois matadouros legalizados industrialmente, que facilitam o comercio desses produtos pecuários. Manaus é o porta de saída de carne, porem só abastece localmente, ao contrario de Belém que exporta internacionalmente.
Palavras-chave: Pecuária bovina, Amazonas, Manaus.