63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 10. Geociências
CERRADO: ALTERNATIVAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E UM ESTUDO DE CASO
Karina Pinheiro dos Santos 1
1. Tecnóloga em Saneamento Ambiental - IFG. Aluna especial mestrado Engenharia do Meio Ambiente - UFG.
INTRODUÇÃO:
Uma das preocupações mundiais é o desenvolvimento sustentável, explorar os recursos naturais sem prejudicar as gerações futuras é fundamental para se ter equilíbrio sócio-ambiental. Sendo assim observa-se uma grande valorização econômica do capital ambiental, em que os recursos naturais passam a ter maior valor agregado.
O Bioma Cerrado é o segundo maior Bioma do Brasil com relação à extensão, além de ser muito rico, ele apresenta grande biodiversidade, relevância com relação a recursos hídricos, fauna e flora. Contudo esse Bioma, que é uma importante alternativa econômica, esta sendo destruído gradativamente, devido às atividades econômicas predatórias.
Este artigo tem o objetivo de caracterizar o cerrado e sua situação atual, de apresentar possibilidades de se desenvolver atividades econômicas de maneira sustentável, além de apresentar um pequeno estudo de caso feito no Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Cerrado, que se situa no município de Goiânia na rodovia Br 153, Chácara Retiro, organização sem fins lucrativos que desenvolve assessoria a Rede de Comercialização Solidária de Agricultores Familiares e Extrativistas do Cerrado, que por meio de cooperativa trabalha sustentavelmente com o Cerrado.
METODOLOGIA:
Inicialmente realizou-se a revisão bibliográfica que foi utilizada para o embasamento teórico, constitui-se de consulta a livros presentes na Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – campus Goiânia, além da pesquisa em acervos particulares e também em artigos, esses foram coletados por meio da Internet.
Em seguida foi realizado um estudo de caso sobre a Rede de Comercialização Solidária de Agricultores Familiares e Extrativistas do Cerrado, para isso foi realizada visita ao Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Cerrado – Cedac para se obter maiores informações sobre as cooperativas e funcionamento houve a realização de entrevista e aplicação de formulário check list.
RESULTADOS:
Obteve-se como resultado que o uso sustentável deste Bioma é uma alternativa viável para conservação de áreas, produção de renda, segurança alimentar. As possibilidades de uso sustentável devem seguir os critérios de manejo e podem-se dar desde agricultura, extrativismo, pecuária dentre elas: extração plantas medicinais, de frutas nativas, criação de abelhas, manejo de animais silvestres, ecoturismo, turismo rural, condimentos, artesanato e piscicultura.
Como resultado do estudo de caso tem-se que a Rede de Comercialização Solidária de Agricultores Familiares e Extrativistas do Cerrado é constituída por agricultores familiares, extrativistas, pescadores, vazanteiros e guias turísticos dos Estados de Goiás, Minas Gerais e Bahia, abrangendo 34 municípios e 89 comunidades, mais de 1250 famílias, que encontraram no cooperativismo uma forma jurídica de formalizar seu processo de produção, eles agroindustrializam e comercializam seus produtos com a marca Empório do Cerrado. O Cerrado é explorado de maneira sustentável. São manejados e comercializados cerca de 200 frutos do cerrado dentre eles: o baru que é 100% aproveitado, o angico, jatobá, mamacadela, buriti, etc. A rede abastece indústrias alimentícias, de corantes, fármacos, cosméticos e têxteis.
CONCLUSÃO:
A devastação do Cerrado se tornou lugar comum, a degradação da fauna, flora, do solo e também dos recursos hídricos geram inúmeras preocupações dada à rapidez com que acontecem. Sob risco de arruinar-se um dos mais ricos ecossistemas e um importante atrativo econômico tem se buscado de maneiras de desenvolver atividades econômicas de forma sustentável.
O Cerrado possui um grande potencial de utilização quando se fala do uso sustentável de tal Bioma, como dito anteriormente existem boas possibilidades de se desenvolver atividades econômicas sustentavelmente. Contudo há necessidade de incentivar a prática destas possibilidades. A Rede de Comercialização Solidária de Agricultores Familiares e Extrativistas do Cerrado é um bom exemplo de iniciativa ambientalmente sustentável, pois produz renda, dá melhorar as condições de vida a população e também de preserva o Cerrado, que é tão rico e fundamental não só para o meio ambiente como também para toda a sociedade.
Palavras-chave: Cerrado, sustentabilidade, atividades econômicas.