63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
DAS ATAS E DOCUMENTOS ÀS VOZES DOS SEUS CONSTRUTORES: CRIAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE GOIÁS - CRA/GO.
Julliana Melo Nascimento Carvalhaes 1
Felipe Jaime Martins 1
Tereza Cristina Medeiros Pinheiro de Lima 1
1. Escola Superior de Negócios - ESUP
2. Escola Superior de Negócios - ESUP
3. Profa. Dra./ Orientadora - Escola Superior de Negócios - ESUP
INTRODUÇÃO:
A pesquisa objetiva avaliar a caminhada histórica do CRA/GO, a partir da década de 80, passando pela década de 90 e os primeiros 10 anos do século 21. Portanto, conhecer a caminhada do CRA/GO nestes 25 anos, na voz de seus presidentes e construtores. Nossa intenção é retratar o pensamento, sentimentos, crenças, lembranças e memória de um passado “muito recente”. Contextualizar o governo de Getúlio Vargas com a criação do primeiro curso de Administração no Brasil (1952) e a criação do primeiro curso de Administração em Goiás (1963). Caminhar no registro da consolidação e expansão desse nível de ensino, o que justifica a criação de organismos que normatize, fiscalize, supervisione e integre a profissão numa dinâmica de fortalecimento, legitimidade e reconhecimento da profissão. Assim, foi necessário empreender uma caminhada histórica sobre as entidades representativas para institucionalização da referida profissão a partir da Associação Brasileira de Técnicos de Administração – ABTA – sua criação, objetivos e atores a do Conselho Federal de Administração – CFA e sua importância na profissionalização da categoria. Levantar dados e discutir sobre a constituição do Conselho Regional de Administração de Goiás e seus objetivos, atores, conquistas e dificuldades.
METODOLOGIA:
Utilizou-se a história oral como metodologia de pesquisa com o objetivo de conhecer e aprofundar conhecimentos sobre o CRA/GO, obtidos através de relatos orais, uma vez que, ao buscar suas lembranças pessoais, constroem a dinâmica da trajetória do grupo social que pertencem. Assim, as narrativas orais representaram a principal fonte de pesquisa sem desprezo à pesquisa documental. Foram realizadas entrevistas gravadas com os ex-presidentes e assim, documentadas, a partir de um mesmo roteiro utilizado para todos. No entanto, o olhar de cada um, sob o mesmo fenômeno, era descortinado de acordo com sua atuação, sua participação pessoal, dependendo da temática e da posição em que o presidente se encontrava no período histórico. No diálogo com as fontes a problematização foi contínua: como se deu a constituição do CRA/GO? Que fatores sociais, econômicos, políticos e culturais interferiram na constituição do CRA/GO? Adotou-se a opção de descrever cada período, objetivando relatar de forma mais fidedigna, a experiência vivida por cada um deles, as ações realizadas em sua gestão, os fatores que promoveram e ou dificultaram o avanço da profissionalização do administrador, enfim, recuperar o passado, relatar o presente e olhar o futuro.
RESULTADOS:
A história do CRA/GO é anterior aos anos 80, uma vez que sua concepção tem origem na Lei nº 4.769/65 que dispõe sobre o exercício da profissão do Técnico em Administração. Os dados revelam a expansão dos cursos de Administração no Brasil que “em 1950, existiam dois cursos de Administração no Brasil; em 1960, trinta e um cursos, com uma taxa de crescimento de 1.450,00%” (LIMA, 2009, p.66). O Decreto nº. 61.934/67 regulamentou a Lei 4.769/65, exigindo a criação de um órgão responsável pela disciplina e fiscalização do exercício profissional, o Conselho Federal de Técnicos em Administração - CFTA. Em 05/02/1968, a Junta Executiva do Conselho Federal de Técnicos de Administração - CFTA instala dez Conselhos Regionais. Goiás constituía o CRTA – 1ª Região que pertencia ao Distrito Federal. Utilizando da memória dos entrevistados, em 1971 foi criada em Goiânia uma Delegacia da Associação Brasileira de Técnicos em Administração – ABTA Nacional, entidade que viabilizou a constituição do CRA/GO. Em 1983 foi criada a CRAP – Comissão Regional de Administradores Profissionais com a finalidade de avaliar a viabilidade para constituição do Conselho Regional de Técnicos de Administração da 15ª Região, com jurisdição em Goiás e sede em Goiânia tendo como presidente o Adm. Eugênio de Brito Jardim.
CONCLUSÃO:
A história se escreve a partir da memória de quem viveu esse momento, trabalhando para concretização do objetivo de trazer para Goiânia a sede do Conselho de Administradores. O diálogo com os entrevistados revelam os anos de 1980 como a década da criação, 1990 como a década da consolidação e os primeiros 10 anos do ano 2000, como a década do desenvolvimento e profissionalização do Administrador. O Conselho Regional de Administração de Goiás, nos seus 25 anos, retrata uma história de lutas e conquistas, perseguindo seus objetivos de atuar como entidade consultiva e de orientação, de fiscalização e disciplinadora do exercício da profissão. Concluir com a voz dos entrevistados quando dizem “que o Conselho seja o guardião da Administração que é científica, social, solidária e que, sendo bem executada, tem tudo para colaborar com a sociedade e com o crescimento das pessoas”(Eugênio Jardim – 1º Presidente) e ainda, “que devemos entender o valor da Ciência da Administração porque ela é a sustentação da vida, (...) do desenvolvimento, da geração de emprego, da qualidade de vida, de serviços colocados à disposição da sociedade, da qualidade do próprio meio ambiente, dentre outros” (Adm. Devanir Ferreira Sobrinho – Presidente 1994 - 2007/2010).
Palavras-chave: Administração, História Oral, Conselho Regional.