63ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 5. Enfermagem Pediátrica
QUALIFICAÇÃO DO ENFERMEIRO PARA REALIZAR O ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM PEDIATRIA
Maria Aline Batista de Almeida 1
Diliane Paiva de Melo Matos 2
Michelle Sampaio Bezerra 3
Ana Paula Oliveira Queiroz 1,4
Fernanda Jorge Magalhães 5
Francisca Elisângela Teixeira Lima 6
1. Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará
2. Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará – Bolsista CNPq-UFC
3. Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará – Bolsista FUNCAP
4. Bolsista Iniciação Científica/UFC
5. Enfermeira. Especialista em Neonatologia da Universidade Federal do Ceará
6. Enfermeira.Doutora em Enfermagem/Orientadora.Professora adjunto do DENF/FFOE/UFC
INTRODUÇÃO:
Para a realização do acolhimento com classificação de risco (ACCR) de crianças em situação de urgência e emergência, de forma eficiente e humanizada, uma equipe de profissionais médicos e enfermeiros reuniu-se para elaborar o protocolo de ACCR em pediatria. O referido protocolo é um instrumento baseado em sinais de alerta ou forma usual de apresentação de doenças ou agravos para possibilitar classificação por gravidade ou grau de sofrimento, identificando prontamente urgências e emergências (condições de risco de perder a vida). Para sua implementação é necessário adequar o ambiente, recursos materiais, cliente e examinador, no caso o enfermeiro, que necessita ter conhecimento científico e técnico para a detecção e interpretação dos problemas, além de capacidade de intervir conforme a necessidade de cada criança. Portanto, este estudo tem por objetivo verificar o conhecimento dos enfermeiros acerca do ACCR em pediatria.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, realizado em um hospital pediátrico municipal de Fortaleza-CE com 16 enfermeiros, atuantes na referida instituição, em regime de escala de plantão de 12 horas, os quais apresentaram as seguintes características: ser enfermeiro, atuar no acolhimento com classificação de risco e estar trabalhando no período de coleta de dados. Os dados foram coletados com a aplicação de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas acerca do ACCR, cujos dados foram analisados a partir da semelhança de depoimentos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Ceará sob protocolo COMEPE nº 80/09.
RESULTADOS:
Em relação ao conhecimento do enfermeiro acerca do ACCR, percebeu-se déficit de conhecimento do enfermeiro acerca do ACCR, pois o mesmo não soube definir adequadamente o que é acolhimento com classificação de risco, não identificaram os objetivos do ACCR, bem como não tinha segurança quanto às manifestações apresentadas pelas crianças para classificá-las conforme o risco proposto pelo protocolo.
CONCLUSÃO:
Assim, conclui-se que os enfermeiros possuem déficit de conhecimento acerca do ACCR, precisando realizar cursos de capacitação para implementar adequadamente, na prática assistencial, o protocolo de acolhimento com classificação de risco. O protocolo deve ser implementado em todas as instituições hospitalares públicas e privadas que possuem emergência, visto que proporciona diversos benefícios, tais como: reorganiza o serviço de saúde a partir das dificuldades avaliadas no processo de trabalho, promove aperfeiçoamento do trabalho em equipe, reduz o tempo de espera, minimiza as complicações das crianças na fila de espera, além de possibilitar uma interação maior com todos os membros da equipe multidisciplinar.
Diante desses dados, foi promovida uma oficina educativa com os enfermeiros, possibilitando a capacitação dos enfermeiros acerca do protocolo de ACCR em pediatria na referida instituição, visando sua utilização na classificação das crianças na admissão da emergência.
Palavras-chave: Acolhimento, Classificação, Tratamento de emergência.