63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
INTERDISCIPLINARIDADE: UM PROJETO EM PARCERIA
Danielly Horsth Gouveia 1
Lorena Simões dos Santos 1
Luiz Alexandre Oxley da Rocha 2
1. UFES
2. Depto de Ginástica - UFES
3. Depto de línguas e letras - UFES
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem como intuito apresentar o projeto em desenvolvimento pela UFES/CAPES em Convênio com as Secretarias Estadual e Municipais de Educação, pelo Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID Linguagens formado por dois subprojetos: o PIBID de Educação Física e o PIBID de Letras – Português. Tal programa proporciona aos bolsistas a oportunidade de fazer parte do ambiente escolar ainda durante o seu processo de graduação. Este projeto teve início em 2010/1 e conta com a participação de 32 bolsistas (16 de Educação Física e 16 de Letras- Português, divididos em quatro escolas), seis professores orientadores da UFES e quatro supervisores, um de cada escola. O programa tem como base o fomento da leitura de mundo utilizando as linguagens escrita e corporal, e busca realizar um trabalho interdisciplinar. A construção deste resumo tem a intenção de expor parte do caminho trilhado pelos alunos bolsistas do programa nas suas idas e vindas às escolas, pesquisas, debates e momentos de experiência pelos futuros professores em suas atuações docentes no sentido de qualificar a formação docente e o ensino destas disciplinas aos alunos das escolas. O foco deste texto é o trabalho realizado na “Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Régolus Freire”.
METODOLOGIA:
O trabalho vem sendo realizado com base na pesquisa-ação, não só como método de pesquisa que considera a autoria coletiva da produção do conhecimento, mas também, como método de intervenção e estudos. Os alunos bolsistas, assim como os estudantes da escola, os professores supervisores e orientadores atuam como sujeitos-pesquisadores deste processo. A interdisciplinaridade é o foco do PIBID, porém, cada disciplina deve trabalhar seus conteúdos específicos sempre buscando o diálogo entre ambos. Para Siqueira apud Luck 2001 “a interdisciplinaridade pretende superar a fragmentação do conhecimento e para tanto necessita de uma visão de conjunto para que se estabeleça coerência na articulação dos conhecimentos” (p.92). O PIBID Linguagens pensa suas ações de forma interdisciplinar, para que cada disciplina forneça aos alunos a possibilidade de realizar uma leitura de mundo partindo da linguagem, seja ela corporal ou escrita. Interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade de trocas que ela pode proporcionar entre as disciplinas e os alunos. É uma relação de reciprocidade, de mutualidade, que pressupõe uma atitude diferente a ser assumida frente aos problemas encontrados em meio à construção de novos conhecimentos. (FAZENDA, IVANI, 2002)
RESULTADOS:
Encontramos muitas dificuldades para iniciar as atividades na escola, trabalhar de forma interdisciplinar requer muito esforço e empenho dos bolsistas e segurança no trato dos principais conceitos relacionados aos conteúdos de cada disciplina. Segundo RODRIGUES, GALVÃO (2008, p.81) “é preciso ressaltar que a interdisciplinaridade não invalida os contornos específicos de cada disciplina, até porque não se pode falar em interdisciplinaridade sem disciplinas [...]”. Dessa forma a partir das nossas orientações, pausamos os trabalhos na escola e reestruturamos nosso projeto de forma que tanto os conteúdos de Letras-Português quanto os de Educação Física fossem prioridade. No âmbito da Letras- Português utilizou-se o conteúdo “fábulas” e, já na Educação Física o conteúdo foi “Jogos e Brincadeiras”, partindo das especificidades de cada disciplina buscamos realizar o encontro interdisciplinar. A base para o trabalho interdisciplinar foi o caráter lúdico existente nas propostas de Educação Física e Letras. Consideramos todas as dificuldades em realizar um trabalho interdisciplinar, porém afirmamos ser possível, desde que haja o empenho dos professores envolvidos.
CONCLUSÃO:
Vivemos um processo formativo no PIBID Linguagens, em que construímos e reconstruímos novas possibilidades de exercer a docência na Educação Básica, tendo a interdisciplinaridade como objeto de trabalho e a formação do “ser professor” como objetivo final. O docente que vem experimentando o PIBID Linguagens em conjunto com o seu processo de formação saíra da universidade com outra visão da escola e da docência. A interdisciplinaridade está presente em todos os documentos norteadores para o Ensino Básico e não é materializada no trato escolar, por este motivo as experiências vividas no PIBID Linguagens colaborarão substancialmente para a construção da identidade profissional de cada bolsista que participa deste projeto, assim como contribuirá para a formação de todos os membros participantes do programa. Afinal, a formação é um processo contínuo de aprendizado. O PIBID Linguagens tem continuidade ano de 2011, com a construção de novas propostas pedagógicas para ás escolas e novas tentativas interdisciplinares. Todas as experiências acumuladas em 2012/2 vieram a contribuir para as construções relativas ao ano de 2011, pois a partir das dificuldades anteriores novos conhecimentos foram organizados e, dessa forma utilizados, para a elaboração da perspectiva de intervenção em 2011.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Formação Docente, Escola.